O Homem mais Rico da Babilônia: Resenha Completa e 5 Principais Lições

o homem mais rico da babilônia
TítuloO Homem Mais Rico da Babilônia
AutorGeorge Samuel Clason
EditoraHarperCollins
Ano2017
Páginas160
Nota★★★★★ (5 estrelas)
Link para CompraComprar clicando aqui

O Homem mais Rico da Babilônia é um clássico das finanças que merece ser lido por todos aqueles que querem saber como ganhar dinheiro.

De fato: muitas lições importantes sobre dinheiro eu só aprendi por causa desse livro. Vamos ver um pouco mais da obra? E se você quiser, pode comprar o livro clicando aqui.

Qual é a sinopse de O Homem mais Rico da Babilônia?

Vou passar pra vocês uma pequena sinopse do livro e vocês entenderão por que ele é tão importante:

Nesse livro, que se passa na antiga Babilônia, um homem muito rico que conquistou o seu dinheiro com trabalho ensina poderosas dicas de como ser em sucedido financeiramente através da geração de renda passiva e dos juros compostos. Ele ensina as leis do dinheiro, necessárias para ter sucesso na área das finanças.

É um livro muito bem escrito e com ótimas dicas, como você vai ver no resto dessa resenha. Verdadeiramente imperdível!

Esse livro é tão bom que eu o classifiquei como um dos 3 melhores livros de finanças. Para saber quais os 3 melhores livros de finanças, clique aqui e leia meu artigo sobre o tema!

como ler mais e melhor capa manual

Baixe nosso Guia Gratuitamente

Ocorreu algum erro.
Seu manual chegará por e-mail!

Como Ler Mais e Melhor 

7 Dicas para Melhorar o seu Hábito de Leitura

  • Concentre-se na sua leitura.
  • Leia mais ao longo do dia.
  • Absorva melhor seu conteúdo.
  • Recomendações de livros para iniciantes.


Insira seu e-mail para receber grátis no seu e-mail!

Quem é o autor de O Homem mais Rico da Babilônia?

Muitos acreditam que o livro realmente foi escrito na Babilônia, mas o autor do livro viveu no século 20:

O autor do livro é George Samuel Clason, um empreendedor que publicava folhetins sobre finanças e negócios no início do século XX. Os melhores foram compilados e viraram o livro O Homem mais Rico da Babilônia.

Ou seja: ele juntou suas maiores lições e criou esse clássico do mundo das finanças, que é lido até hoje. Esse é um clássico que, junto com “Pai Rico, Pai Pobre”, introduziu muitas pessoas ao cuidado do próprio dinheiro. Para ler uma resenha completa de Pai Rico, Pai Pobre, leia meu artigo clicando aqui!

Qual é o resumo de O Homem mais Rico da Babilônia?

O livro tem muitas lições importantes, e acho difícil resumir tudo em poucas linhas. Mas vou tentar:

Primeiramente, o livro fala da importância de pagar a si mesmo, reservando pelo menos 10% do valor que você ganha para gerar renda passiva. Com essa renda passiva, o dinheiro trabalha pra você e vai te ajudando a construir a sua fortuna, fazendo com que você aumente seu patrimônio com o tempo. Além disso, não adianta apenas ganhar: ao evitar gastos supérfluos e manter um estilo de vida dispendioso, você se prende aos seus bens materiais e, em momentos de dificuldade, pode ter problemas.

O livro também ensina que você deve ser uma pessoa de ação, pois só assim as deusas da sorte te ajudarão. Use isso como base e aproveite as oportunidades que aparecerem na sua frente.

Uma boa forma de gerar renda passiva é através do investimento em ações. Para saber como os melhores investidores do mundo investem seu dinheiro, clique aqui e leia quais os 4 maiores investidores de todos os tempos.

como ler mais e melhor capa manual

Baixe nosso Guia Gratuitamente

Ocorreu algum erro.
Seu manual chegará por e-mail!

Como Ler Mais e Melhor 

7 Dicas para Melhorar o seu Hábito de Leitura

  • Concentre-se na sua leitura.
  • Leia mais ao longo do dia.
  • Absorva melhor seu conteúdo.
  • Recomendações de livros para iniciantes.


Insira seu e-mail para receber grátis no seu e-mail!

Quais são as principais lições de O Homem mais Rico da Babilônia?

As principais lições do livro são:

1. Pague-se primeiro

Mas tudo o que ganho é para mim, não é? Não. Você não paga suas roupas? Não paga suas contas? E sua comida? O que você tem para mostrar para seus ganhos do mês anterior? Você paga para todos, menos para você?

No livro, o autor recomenda que, uma vez que você receba seu salário, antes de quaisquer outras despesas, pague a si mesmo 10% dessa quantia. Dessa forma, você garante que sempre ganhará dinheiro para si mesmo antes de trabalhar como escravo para os outros.

Por exemplo: se o seu salário for 2 mil por mês e você paga mil de aluguel, você está trabalhando metade do seu trabalho para o seu senhorio.

Para economizar dinheiro, você pode evitar compras ruins. Veja nesse artigo 7 compras ruins que você deve evitar.

Pense desta forma e será muito mais fácil lidar com seus desejos de gastar.

2. Compre ativos que gerem renda passiva

Assim que começar a obedecer à regra número um, você acumulará muito dinheiro com o tempo.

Embora isso pareça bom por si só, há algo ainda melhor por vir: você deve começar a colocar seu dinheiro suado para trabalhar. O bom do dinheiro é que, ao contrário de você, ele nunca tem que descansar. Seu dinheiro trabalhará para você enquanto você vai para dormir, enquanto você vai fazer exercícios ou encontrar os amigos. É a escravidão moderna e, o melhor de tudo, é cem por cento legal.

Isso é o que as pessoas gostam de chamar de renda passiva. Se você decidir manter seus escravos, eles se reproduzirão. E dá pra investir de forma passiva mesmo com pouco tempo. Pra saber como investir com pouco tempo, clique aqui e leia meu artigo sobre o tema.

Assim, a coisa boa sobre a renda exponencial é que, como ocorre o juro sobre juros, o dinheiro multiplicado cresce muito rapidamente.

Por fim, isso faz a sua jornada de independência financeira ser muito mais fácil ao longo do tempo.

3. Evite o consumo desnecessário

De fato: as “despesas necessárias” sempre crescerão para igualar nossa renda, a menos que protestemos em contrário. Alguns ganham muito mais do que outros. Alguns têm famílias muito maiores para sustentar. No entanto, todas as bolsas eram igualmente magras.

Evitar o consumo desnecessário faz você economizar dinheiro e atingir a independência financeira. Eu conheço muitas pessoas inteligentes que ganham um bom dinheiro. No entanto, eles não têm nada para mostrar em suas contas bancárias. Cada vez que conseguem um aumento de salário, aumentam seus gastos na mesma quantia.

Por exemplo: eles têm mais assinaturas de streaming do que amigos e pilhas de itens inúteis que se acumulam nas estantes.

Isso faz com que você seja completamente algemado e amarrado ao seu trabalho atual. Se você não receber aquele salário todo mês o que então vai acontecer com sua casa e seu carro?

Claro que, algumas vezes, fazer compras bem feitas pode até mesmo te ajudar a gastar menos dinheiro! Leia meu artigo sobre 9 compras que vão te fazer economizar dinheiro clicando aqui.

4. Seja uma pessoa proativa

A maioria das pessoas ao ver outras pessoas de sucesso, atribuem tudo à sorte, herança ou desonestidade.

Eles apresentam todos os tipos de desculpas para explicar por que não estão na mesma posição que essas pessoas acima mencionadas.

Por exemplo: eles têm talentos, eles conheceram as pessoas certas na hora certa, eles nasceram nessa profissão!

Embora esse possa ser o caso de algumas pessoas de sucesso, certamente não é para a grande maioria delas.

Eles podem até mesmo acordar bem cedo e fazer a rotina do Milagre da Manhã, por exemplo. Eu fiz um artigo sobre o livro Milagre da Manhã para se tornar um milionário. Clique aqui para ler um resumo sobre o Milagre da Manhã, você pode gostar!

O que os une a todos, porém, é que eles estão agindo. Imagine o seguinte: um procrastinador e executor se depara com oportunidades. Digamos, para simplificar, que eles enfrentam a mesma quantidade de oportunidades.

A chance de sucesso ao aproveitar a oportunidade só pode ser manipulada por um pequeno grau, dessa forma, o procrastinador e o executor têm a mesma chance de prosperar. O que os separa, no entanto, é o número de oportunidades que eles experimentam. O procrastinador sempre apresenta desculpas. Não está bem hoje, teve um dia difícil no trabalho… Enquanto isso, o executor experimenta e aproveita muitas das oportunidades que lhe são dadas.

Portanto, as chances de o executor ter sorte e ter sucesso em algum ponto é muito maior do que o procrastinador.

Ou seja: não tem nada a ver com sorte, e sim com a ação.

5. Saiba a hora certa de agir

Grandes oportunidades são raras e nunca devem ser perdidas.

Para finanças pessoais e investimentos, essas oportunidades às vezes significam que você deve cortar seus gastos um pouco mais do que o normal. Por exemplo, durante a crise financeira e o seguinte colapso do mercado de ações em 2008 e 2009 essa oportunidade surgiu. Assim, para aqueles que estavam dispostos a aumentar suas economias e investimentos durante aquele período, grandes lucros estavam por vir.

Ainda que, eles tenham usado menos do seu dinheiro na época, eles estavam investindo e grandes lucros apareceram depois.

Existem até pessoas que preferem investir de forma passiva, e agir propriamente dito apenas no trabalho, deixando os investimentos cuidarem de si mesmos. Saiba como o investimento passivo completo lendo meu artigo sobre o livro Investidor de Bom Senso.

Qual é a resenha de O Homem Mais Rico da Babilônia?

O Homem Mais Rico da Babilônia é um clássico das finanças, sendo obrigatórios para todos aqueles que querem ter sucesso financeiro.

Apesar de algumas dicas já serem conhecidas por muitas pessoas, é a série de argumentos e a escrita que fazem com que esses conceitos entrem na sua cabeça. É um livro muito bem escrito e deixa o leitor entretido durante toda a leitura. Por fim, é uma leitura obrigatória para todos aqueles que querem ganhar mais dinheiro, ter sucesso nos negócios e adquirir a liberdade financeira.

Não é a toa que o livro se tornou um clássico e ainda domina a lista de livros mais vendidos no mundo todo.

Outro livro de finanças que me impactou muito foi “Rápido e Devagar, do Daniel Kahneman. Para ler um resumo do livro Rápido e Devagar, clique aqui e leia meu outro post!

A História de O Homem mais Rico da Babilônia é real?

Muitos acreditam que a história relatada no livro é real, e que ela foi descoberta em manuscritos antigos na Babilônia, mas não é verdade.

A história do livro não é real. O conteúdo do livro foi escrito através de uma série de panfletos distribuídos pelo autor, George Clason, a bancos e seguradoras nos Estados Unidos entre 1920 e 1924. Em 1926, os panfletos foram compilados e publicados como livro.

Ou seja: apenas a temática do livro tem relação com os reinos antigos, uma vez que o autor era americano e viveu muito depois dessa época.

De fato: vários livros contam histórias fictícias pra passar suas lições, como o livro Mais Esperto que o Diabo. Para ler um resumo do livro Mais Esperto que o Diabo, clique aqui!

Quais são os pontos negativos de O Homem mais Rico da Babilônia?

Existe um ponto negativo principal no livro que acho que vale a pena comentar – no entanto, ele não tira o brilhantismo da obra.

Os pontos negativos do livro são: ele é um pouco repetitivo às vezes. Ele podia ir mais direto ao ponto e dar as dicas. Mas eu entendo que isso seja pra deixar a leitura mais atraente. Às vezes, demora pra ir ao ponto principal, o que pode deixar algumas pessoas entediadas.

Mas eu não considero que isso impeça você de aproveitar o livro. É uma ótima leitura!

Uma leitura que complementa muito bem esta aqui é o Do Mil ao Milhão. Para ler um resumo completo do livro Do Mil ao Milhão, clique aqui!

Quais são os pontos positivos de O Homem mais Rico da Babilônia?

Por outro lado, os pontos positivos do livro são muitos. Eu poderia listar vários, mas eu resolvi colocar apenas os principais abaixo.

Os pontos positivos do livro são: ele é muito bem escrito e te deixa entretido até o fim. Ele ensina o poder da renda passiva nos investimentos, além de mostrar os melhores tipos de negócios para enriquecer. Ele também é fácil de ser aplicado.

Por isso, é um clássico das finanças que você deve ler sem pensar duas vezes! Também existe a versão em audiolivro, que é bem legal.

Outro clássico de finanças, pelo menos no Brasil, é o Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Conhece? Para ler um resumo de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, clique aqui!

Vale a pena ler O Homem mais Rico da Babilônia?

Acho que, pelo o que eu falei, já fica claro que amo o livro. Mas vou deixar em claro minha opinião sobre a leitura dele:

Vale muito a pena ler O Homem mais Rico da Babilônia. Ele é um verdadeiro clássico de finanças com lições que são mais atuais do que nunca. Sendo assim, ele é válido tanto para aqueles que querem aprender a ganhar dinheiro quanto para aqueles que já ganham e querem gerar renda passiva.

Se você tem interesse em comprar o livro, confira o preço atual do livro clicando aqui.

E se você decidir comprar pelo link acima, você ajuda a manter o meu trabalho de pé.

>> Clique aqui para comprar o livro O Homem Mais Rico da Babilônia.

Obrigado pela preferência!

como ler mais e melhor capa manual

Baixe nosso Guia Gratuitamente

Ocorreu algum erro.
Seu manual chegará por e-mail!

Como Ler Mais e Melhor 

7 Dicas para Melhorar o seu Hábito de Leitura

  • Concentre-se na sua leitura.
  • Leia mais ao longo do dia.
  • Absorva melhor seu conteúdo.
  • Recomendações de livros para iniciantes.


Insira seu e-mail para receber grátis no seu e-mail!

 

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostaram