Além da Ordem: Resumo, 12 Regras e Resenha Completa

além da ordem
Título Além da Ordem: Mais 12 Regras para a Vida
Autor Jordan Peterson
Editora ‎ Alta Books
Ano 432
Páginas 2021
Link de Compra Compre na Amazon clicando aqui

Além da Ordem é o nome do terceiro livro de Jordan Peterson, que fala sobre 12 regras pra que o leitor possa melhorar em diversos aspectos da vida.

O livro Além da Ordem é, de fato, bem profundo e ao mesmo tempo consegue ser prático. Leia abaixo tudo o que você precisa saber!

Qual é o resumo de Além da Ordem?

Para ler um resumo de Além da Ordem, faça a leitura do parágrafo abaixo:

Nesse livro, Jordan Peterson ensina, através de histórias reais, ficcionais, psicologia e filosofia, 12 passos importantes pra melhorar como pessoa, aprofundar suas relações pessoais, evitar a desgraça e acelerar a conquista dos objetivos. Manter o que é proveitoso, fugir do que estraga nossa vida, tomar responsabilidades e se reconciliar com eventos traumáticos são algumas das lições que o livro ensina.

O livro aborda pontos como a necessidade de buscar responsabilidades e seguir adiante com seus objetivos, seja nas relações pessoais, profissionais e projetos em geral (regras 2, 4 e 7).

Além disso, Peterson fala da necessidade de não escondermos nossas experiências negativas, e de enfrentá-las pra que saibamos como lidar com as coisas e, é claro, superar tudo isso (regras 3 e 9).

Isso me lembra muito o que o Viktor Frankl fala em Em Busca de Sentido sobre sua experiência em campos de concentração. Para ler uma resenha completa de Em Busca de Sentido, leia o meu artigo clicando aqui.

De fato, Peterson também fala de quais caminhos evitar:

  • A ideologia, que dá respostas prontas mas diminui a possibilidade de pensamento das pessoas (regra 6).
  • O ressentimento, falsidade e arrogância, que destroem a personalidade humana (regra 11).
  • E fazer o que detestamos, que acaba com nossa vontade de viver (regra 5).

O livro também fala pra preservar as coisas, como:

  • As instituições úteis e que devem ser renovadas de maneira responsável (regra 1)
  • Relações amorosas, para serem românticas e sustentáveis (regra 10).
  • O seu quarto, que é reflexo da sua organização interna (regra 8).

Por fim, ele fala sobre a importância de ser grato pelas coisas que temos e pessoas que nos ajudaram (regra 12).

apoie meu trabalho

Qual é a resenha de Além da Ordem?

Vou falar um pouquinho sobre o que eu achei do livro. Alguns pontos são bem pessoais, vale a pena ressaltar.

Além da Ordem é um livro excelente que usa vários conteúdos profundos como base. Eu achei um pouco desafiador de ler no começo, mas rapidamente peguei o jeito. Pra quem não tem costume de ler, pode ser difícil, mas ainda assim vale a pena. Ele é mais profundo e filosófico do que o 12 Regras para a Vida, também é excelente e é uma leitura obrigatória!

Ainda que, como eu tenha dito, o 12 Regras para a Vida é melhor, eles são diferentes. Eu diria que Além da Ordem é mais profundo e filosófico do que o anterior. Alguns podem achar isso bom, outros ruim. Pra mim, isso é ótimo!

Ainda que o 12 Regras tenha significado muito pra mim no passado, olhando friamente, acho que o Além da Ordem é ainda melhor.

Na minha opinião, é uma leitura obrigatória pra todo mundo que quer buscar melhorar na vida, independente da área!

Acho que um bom complemento pra esse livro é O Chapéu do Mago, que usa a simbologia do tarot pra falar de psicologia. Pra ler uma resenha completa de O Chapéu do Mago, clique aqui e leia meu artigo!

Posso ler Além da Ordem sem ter lido 12 Regras para a Vida?

Uma dúvida muito comum das pessoas é se dá pra ler esse livro antes do 12 Regras para a Vida, o primeiro livro do Peterson nessa linha mais prática.

É possível sim ler Além da Ordem antes de 12 Regras para a Vida, pois, apesar de serem escrito de formas parecidas, eles não são continuações direta um do outro, eles são independentes. Dá pra ler os dois em qualquer ordem sem nenhum problema: você vai entender o livro normalmente.

Como os dois livros são independentes, de fato, não é um problema ler esse aqui antes do primeiro.  Se você quer ler uma resenha completa do livro 12 Regras para a Vida, clique aqui e leia o artigo que eu fiz sobre esse outro livro do Jordan Peterson!

apoie meu trabalho

Quais são as 12 Regras de Além da Ordem?

As 12 regras do livro Além da Ordem são:

1. Não deite abaixo sem razão as instituições sociais ou o sucesso criativo

Essa regra fala das estruturas sociais que existem no mundo. Existem várias sociedades que existem há décadas ou séculos, e tem um motivo pra isso.

Essas estruturas (igreja, estado, empresas, etc.) têm uma função no mundo e, ao invés das pessoas simplesmente criticarem e querem destruir, podem tentar entendê-las.

Além disso, é preciso que pessoas criativas e interessadas tenham a disposição de atualizar essas instituições sem fazer tudo ruir. Se você quer comprar o livro Além da Ordem, clique aqui para fazer a compra.

2. Imagine a pessoa que poderia ser – e depois concentre-se unicamente em lá chegar

Eu gosto muito desse capítulo, porque ele fala bastante de alquimia. Basicamente ele faz uma analogia do processo da alquimia com a nossa personalidade.

Ou seja: você pode visualizar essa transformação, pensar em como realizá-la e, é claro, colocar em prática as medidas pra se tornar realmente quem é.

Esse capítulo, confesso, me motivou muito a ser alguém melhor. É um dos melhores do livro.

3. Não esconda coisas indesejadas no nevoeiro

Esse capítulo fala sobre coisas que temos medos de pensar: dor e medo. Peterson fala pra gente que eles são fundamentais pro amadurecimento.

Por isso, o ideal a se fazer é pensar nessas situações de sofrimento na sua vida ao invés de escondê-las pra debaixo dos panos.

Além disso, é bom também que nós pensemos sobre a possibilidade das coisas darem errado para sabermos lidar emocionalmente com isso.

Uma forma bem interessante de lidar com as nossas emoções é conhecendo os sentimentos que podemos ter pelas pessoas, como mostra o livro Os 4 Amores, de C. S. Lewis. Leia uma resenha completa do livro Os 4 Amores clicando aqui.

4. Repare como há oportunidades à espreita onde a responsabilidade foi posta de parte

De fato, em vários lugares de todo o mundo, as pessoas deixam de lado as suas responsabilidades e buscam apenas o conforto e segurança. E é nessas situações em que há oportunidades pra aproveitar.

Um ponto importante do capítulo é quando ele fala sobre adotar a responsabilidade, independente da felicidade.

A verdade é que a felicidade vai e vem, e o que nos deixava feliz ontem pode não importar amanhã. Por isso, o fundamental mesmo é assumir as responsabilidades que a vida traz. Se você quer comprar o livro, confira o preço na Amazon clicando aqui.

apoie meu trabalho

5. Não faça aquilo que detesta

Essa regra pode parecer estranha quando compramos com a anterior, mas elas não são contrárias: existem coisas que precisamos fazer que são nossa responsabilidade e que, apesar de difíceis, nos dão satisfazer quando vemos tudo cumprido.

Por outro lado, existem coisas que simplesmente nos corroem por dentro, como tomar atitudes antiéticas porque o trabalho exige, ou afastar os seus sonhos por medo de críticas.

Esse capítulo é muito emocionante, porque o Peterson fala sobre algo que ele mesmo viveu. Pareceu pra mim que esse é um capítulo bem pessoal pra ele.

6. Esqueça a ideologia

A ideologia é um dos principais males que o Jordan Peterson combate, porque ela pode diminuir o horizonte de visão das pessoas.

Ou seja: a ideologia entrega um conjunto de soluções prontas que, muitas vezes, não condizem com o que a gente vê na realidade.

Por isso, esqueça esses pontos ideológicos baseados apenas em luta de classes, diferença de raça, cor, classe e outros. Isso só aliena cada vez mais.

Infelizmente, a ideologia está presente até mesmo na sala de aula, como mostra o livro Maquiavel Pedagogo. Leia uma resenha completa do livro Maquiavel Pedagogo clicando aqui.

7. Trabalhe o mais que puder em pelo menos uma coisa e veja o que acontece

Quantas vezes a gente já não pensou que “se eu fizesse isso”, “se eu fizesse aquilo” ou “quando terminar o ano, vou procurar um trabalho melhor”. Nós planejamos várias coisas que nunca colocamos em prática.

Mas o Peterson pede pra que a gente foque em um objetivo e veja, ao longo do tempo, como tudo vai progredindo. Se não tentarmos, não saímos do lugar.

Projetos feitos de maneira responsável dão muito mais resiliência e nos torna mais maduros. Eu mesmo posso falar isso, porque amadureci muito com meus projetos aqui na internet.

8. Tente tornar uma das divisões da sua casa tão bonita quanto possível

Essa capítulo é uma extensão daquele lema conhecido do Jordan Peterson: “limpe seu quarto”. Aqui, ele fala pra fazer exatamente isso. Não precisa ser um quarto, pode ser outro cômodo também.

Ele fala que os ideais de beleza e verdade são aquilo que sustentam a experiência humana e, por isso, o nosso quarto acaba sendo reflexo da nossa própria natureza.

Depois de conhecer o Peterson, meu quarto passou a ficar muito mais arrumado =) Isso realmente muda você em um nível filosófico.

Se você quer comprar o livro Além da Ordem, clique aqui para comprar o livro de forma rápida e prática na Amazon.

9. Se tem recordações que ainda o perturbam, passe-as para o papel cuidadosa e detalhadamente

Essa é uma extensão do ponto 3, e eu diria que é um dos melhores capítulos do livro também. Fala sobre colocar em panos limpos as suas recordações negativas.

Colocar as coisas no papel pode ser literal, ou pode ser em um documento de texto. Mas a verdade é que, independente do modo, isso ajuda a clarear a mente a respeito do problema.

Assim, as coisas podem deixar de te atormentar e você pode até ver soluções pros seus problemas. É por isso que eu tenho um diário pessoal. Se você quer saber como ter um diário pessoal, leia meu artigo clicando aqui.

10. Faça planos e trabalhe diligentemente para salvaguardar o romantismo na sua relação

Uma das piores coisas é quando o casal acaba deixando o romantismo de lado e tudo vira uma rotina negativa que afasta os dois com o tempo.

Claro que a rotina é essencial e faz parte da vida, diferente do que muitos filmes de “romance” mostram. Mas é importante cuidar da pessoa amada da maneira certa.

Pra isso, é bem interessante fazer uso das 5 linguagens de amor. Pra ler uma resenha completa do livro As 5 Linguagens do Amor, clique aqui.

Uma das piores coisas é nos tornarmos ressentidos diante de algum evento ruim que aconteceu com a gente. Esses sentimentos nos tornam mesquinho e nos fazem, no fim, uma pessoa pior.

O legal desse capítulo é que o Peterson mostra os prejuízos tanto da pessoa ressentida, quanto da pessoa falsa e até mesmo da pessoa arrogante.

Com esse guia em como evitar esses erros comuns, fica mais fácil ir pelo caminho certo. Esse capítulo é o melhor do livro, na minha humilde opinião.

12. Apesar do sofrimento, seja grato

Pra finalizar com chave de ouro, o livro fala sobre a importância da gratidão. Essa palavra acabou ficando meio desvirtuada por causa dos coaches, mas ela é importante de verdade

Num mundo com tantas dificuldades e tantas possibilidades ruins pra vida, precisamos ser gratos às pessoas e situações que nos colocaram onde estamos hoje.

Por isso, seja grato sempre! Nunca deixe de lado as pessoas que te apoiaram. Com isso, mais coisas positivas vêm até você – é questão de tempo! Você pode comprar o livro Além da Ordem na Amazon clicando aqui.

Quais são os pontos negativos de Além da Ordem?

De fato, existe só um ponto negativo de Além da Ordem, que é o que eu vou falar abaixo:

O livro, apesar de muito útil, fala sobre assuntos bem profundos que um leitor iniciante pode não conseguir acompanhar algumas vezes. No entanto, se ele prestar atenção e ler com calma, dá pra acompanhar com tranquilidade.

Claro que pode ser um desafio nas primeiras páginas, mas rapidinho dá pra pegar o jeito e entender a riqueza por trás do livro.

Particularmente, achei o primeiro livro mais fácil de entender. Mas é claro, esse dá pra entender muito bem! Pra ler uma resenha de 12 Regras para a Vida, leia meu artigo completo clicando aqui.

apoie meu trabalho

Quais são os pontos positivos de Além da Ordem?

Por outro lado, os pontos positivos de Além da Ordem são muitos e ficaria até difícil falar sobre tudo, mas tentei resumir em um parágrafo só:

O livro usa princípios filosóficos e psicológicos que já existem há séculos para nos mostrar como agir da maneira certa na vida. Usando histórias da sua realidade ou contando narrativas populares, ele consegue mostrar as consequências de tomar caminhos errados na vida e como evitá-los, além de mostrar quais atitudes positivas podemos tomar.

Ou seja: é leitura imperdível! Como eu disse antes, foi uma das melhores leituras que fiz nos últimos tempos e você precisa dar uma chance.

Outro livro excelente de psicologia que eu gostaria de te recomendar é O Sofrimento de uma Vida sem Sentido, do Viktor Franl. É menos conhecido, mas é excelente. Pra ler uma resenha completa de O Sofrimento de uma Vida sem Sentido, clique aqui e leia meu artigo.

Vale a pena ler Além da Ordem?

Depois de falar bastante sobre o livro, vem a conclusão final: afinal, vale a pena ler Além da Ordem ou é melhor buscar outros livros de psicologia e desenvolvimento pessoal?

Vale a pena ler Além da Ordem, porque ele é um livro com reflexões profundas, mas muito práticas. Por isso, é realmente um livro que pode te ajudar de verdade a ser uma pessoa melhor e ter melhores relações com as pessoas, além de conquistar os seus objetivos de uma forma melhor.

Se você quer comprar o livro Além da Ordem, clique aqui para comprar Além da Ordem na Amazon. Assim, você ajuda a manter o meu blog de pé!

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam