Em Busca de Sentido: 5 Principais Lições e Resenha Completa

em busca de sentido
TítuloEm Busca de Sentido
AutorViktor Frankl
EditoraVozes
Ano2021
Páginas140
Nota★★★★★ (5 estrelas)
Link para compraCompre clicando aqui

Em Busca de Sentido é o livro mais famoso do psicólogo Viktor Frankl, onde ele ensina que a busca pelo sentido é o que movimenta o homem.

De fato: Em Busca de Sentido é um clássico nos dias de hoje, onde tantas pessoas carecem de uma razão pela qual lutar e progredir. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Qual é a Sinopse de Em Busca de Sentido?

O livro é muito impactante e muito marcante. Portanto, vamos ver uma pequena sinopse:

O livro mostra a estadia do psicólogo judeu Viktor Frankl em um campo de concentração nazista, mostrando as principais lições de Frankl nesses anos de sofrimento. Portanto, a obra mostra como a busca pelo sentido é o que mantinha os prisioneiros com vontade de viver e sair do estado no qual se encontravam, ao invés de simplesmente desistir.

Assim, a sinopse de Em Busca de Sentido é a de que a obra é um manual de como buscar o sentido no sofrimento e em tudo que nos acontece, mesmo que não entendamos no princípio.

Quem é o autor de Em Busca de Sentido?

Mas quem é o autor? Será que ele tem autoridade para falar do que está falando?

O autor de Em Busca de Sentido é o psiquiatra judeu Viktor Frankl, que passou alguns anos em um campo de concentração nazista e tirou importantes lições desse momento de dificuldade. Além disso, Viktor Frankl é fundador de uma das grandes escolas de psicologia do mundo, mais conhecida como logoterapia, que busca em extrair o sentido das experiências e, com isso, estimular o progresso do indivíduo.

Portanto, fica claro que Frankl é um grande nome da psicologia e é um dos autores mais importantes do campo. Outro autor mais recente bem interessante que vale a pena conhecer é Jordan Peterson: clique aqui e leia uma biografia desse psicólogo que ganhou muita popularidade nos últimos anos.

Quais os Livros de Viktor Frankl?

Os livros de Viktor Frankl são:

Quais são as Frases de Viktor Frankl?

As principais frases de Viktor Frankl são:

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.”

“Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão errar. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior do que a pessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser.”

“Você não é produto das circunstâncias, você é produto das suas decisões.”

“A melhor forma de conseguir a realização pessoal é dedicarmo-nos a metas desinteressadas.”

“A vontade de humor – a tentativa de enxergar as coisas numa perspectiva engraçada – constitui um truque útil para a arte de viver.”

“Cada vez mais, as pessoas têm os meios para viver, mas não tem uma razão pela qual viver.”

Qual é o Resumo de Em Busca de Sentido?

O livro, apesar de pequeno, é muito denso, abordando diversos assuntos. Mas tentei resumir tudo no parágrafo abaixo:

Na primeira parte do livro, Frankl fala desde como foi parar no campo de concentração de Auschwits até como foi sua experiência, mostrando que a apatia e o sofrimento acabavam fazendo com que seus prisioneiros não tivessem mais vontade de viver – com exceção daqueles que buscavam sentido no sofrimento. A segunda parte mostra os princípios teóricos da logoterapia.

Dessa forma, para pensar em um resumo de Em Busca de Sentido, é preciso falar um pouco de cada parte.

Primeiramente, a parte 1 do livro fala sobre como a existência é diminuída já no início da estadia no campo de Auschwits, e como isso diminuía a vontade de viver.

Sendo assim, muitos simplesmente não lutavam mais pra sobreviver, enquanto outros, que queriam retornar a suas vidas depois de estarem presos, conseguiram se manter firmes.

Em segundo lugar, o livro faz uma exposição teórica da logoterapia, escola de psicologia criada pelo autor do livro que vê na procura pelo sentido dos acontecimentos da vida como o principal guia para a realização humana, como também mostra o Livro 12 Regras para a Vida (leia um resumo clicando aqui).

Assim, esse livro de Viktor Frankl é fundamental para mostrar as bases de seu pensamento, que é aprofundado em diversas outras obras.

O que é Logoterapia?

O nome logoterapia tem ganhado muito mais peso no Brasil e no mundo nos últimos anos, justamente pela popularização de Viktor Frankl e seu trabalho.

A logoterapia é um tipo de escola psicológica que se fundamental, principalmente, na busca pelo sentido da vida. De fato: a logoterapia ensina que o maior desejo do homem é ter um sentido em sua vida. Dessa forma, buscar esse sentido é uma força que faz com que as pessoas consigam seguir em frente com seus objetivos.

Além disso, ela é considerada a terceira escola vienense de psicoterapia (a primeira é a Psicanálise de Freud e a segunda, a psicologia individual de Adler).

Essa escola de pensamento foi fundada por Viktor Frankl, psicólogo judeu que sobreviveu à estadia em campos de concentração nazistas durante a segunda guerra mundial.

Para saber mais sobre a logoterapia, vale a pena conferir uma outra obra sua muito interessante chamada Psicoterapia e Sentido da Vida (leia um resumo do livro clicando aqui).

Qual é a Resenha de Em Busca de Sentido?

Será que o livro vale a pena ser lido? Será que é uma boa leitura para os interessados em psicologia? Veremos.

O livro mostra, através da narração da estadia do autor em campos de concentração, como a vida humana pode se reduzir a uma condição quase inumana por causa das circunstâncias. No entanto, a procurar pelo sentido pode fazer com que o homem permaneça com seus objetivos. Dessa forma, a obra mostra como alguns dos prisioneiros rapidamente perdiam a vontade de viver, mas como outros permaneciam firmes até o fim justamente por terem um sentido em suas vidas.

Por exemplo: reencontrar a esposa, se reunir com a família, continuar os projetos que foram parados e outros.

De fato: os relatos do livro são cruéis, mas eles servem para explicar até que ponto a maldade humana pode chegar. O livro pode ser chocante, mas é necessário.

Além disso, a parte do livro sobre a logoterapia é muito bem explicada, mostrando alguns princípios que todos podem aplicar em suas vidas.

Sendo assim, o livro é extremamente atual, especialmente numa época que não possui mais sentido em suas realizações. Outro livro bom para iniciantes do mesmo autor é Um Sentido Para a VIda (leia um resumo do livro clicando aqui).

Por fim, a resenha de Em Busca de Sentido é positiva, uma vez que esse livro é um verdadeiro manual de como viver bem nos momentos de dificuldade.

Quais os Pontos Negativos de Em Busca de Sentido?

O livro é praticamente perfeito, e não achei nenhum ponto negativo relevante. Mas acho que tem um detalhe que merece a atenção.

O único ponto negativo do livro é que alguns relatos podem ser difíceis de ler para alguns, pois são situações muito pesadas e que ocorreram de verdade. Mas isso faz com que seja mais necessário ainda ler o livro.

Por isso, esse não deve ser um fator que deve te impedir de ler o livro. Leitura obrigatória!

Quais os Pontos Positivos de Em Busca de Sentido?

Já os pontos positivos no livro são muitos, mas vou relatar aqui de forma simplificada o porquê de eu achar que você deve ler a obra.

Esse livro te faz querer viver a vida melhor: vendo os problemas que as pessoas passaram, passamos a dar mais valor ao que temos (mesmo que seja pouco). Além disso, é um manual completo de como buscar o sentido da vida, algo muito esquecido nos dias de hoje.

Vale a pena notar que, para profissionais de psicologia, essa é uma leitura também obrigatória. Mostra os pilares de uma das teorias mais conhecidas da área. Outro livro do autor voltado para profissionais é Logoterapia e Análise Existencial (confira um resumo clicando aqui).

Quais as Principais Lições de Em Busca de Sentido?

Apesar de curtinho, é um livro que vai ficar na sua cabeça para sempre e vai te ensinar muita coisa.

As principais lições de Em Busca de Sentido são:

  1. O que movimenta o homem é a procura pelo sentido em sua vida.
  2. Se a situação está ruim e você não consegue mudá-la, mude a si mesmo.
  3. De fato: ter algo pelo que lutar dá muito mais objetivo à vida.
  4. Por mais que sua vida esteja difícil, ela é fácil perto da vida em um campo de concentração.
  5. Numa vida de ausência de valores além dos materiais, a humanidade se vê esvaziada de sentido.

Ou seja: são muitas lições importantes contidas nesse breve livro de Viktor Frankl. Se você quer comprar o livro, clique aqui!

Vale a pena ler Em Busca de Sentido?

Diante de tudo presente nessa resenha, acho que você já viu que o livro é obrigatório. Mas vou justificar novamente a minha recomendação.

Vale a pena ler Em Busca de Sentido. O livro dá os pilares da logoterapia e mostra como uma pessoa pode buscar pelo sentido das coisas até mesmo nos momentos mais difíceis. Além disso, o livro mostra como foi a vida de prisioneiros de campos de concentração, mostrando que nossa vida não é tão ruim quanto parece. Ainda, o livro é dividido em duas partes, o que o deixa mais dinâmico.

Se você tem interesse em comprar Em Busca de Sentido, faça a compra do livro clicando aqui. Você não paga nada a mais por isso e ajuda nosso site a se manter de pé.

>> Clique o livro Em Busca de Sentido na Amazon clicando aqui.

Obrigado pela leitura!

Quem foi Viktor Frankl?

Em seus livros, Frankl argumenta que a busca pelo sentido é a principal motivação humana e que a falta de sentido é a raiz de muitos problemas psicológicos

Viktor Frankl (1905-1997) foi um psiquiatra e psicólogo austríaco, fundador da logoterapia, uma abordagem terapêutica centrada no sentido da vida. Ele sobreviveu a campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, experiência que inspirou sua obra mais conhecida, “Em Busca de Sentido”.

Ele acreditava que, mesmo em situações de grande sofrimento, as pessoas ainda podem encontrar significado em suas vidas, o que pode ajudá-las a superar dificuldades e encontrar um propósito maior.

Frankl também defendia a importância da liberdade e da responsabilidade pessoal, argumentando que cada indivíduo tem o poder de escolher sua atitude frente às circunstâncias da vida.

Sua obra tem influenciado muitas áreas da psicologia e da filosofia, e sua mensagem sobre a importância do sentido e da responsabilidade continua relevante até os dias de hoje.

Outro pensador importante da área da psicologia foi Jordan Peterson (leia sua biografia aqui).

Biografia de Viktor Frankl

Viktor Frankl nasceu em Viena, Áustria, em 1905. Ele estudou medicina e psicologia na Universidade de Viena, e mais tarde tornou-se professor nessas áreas na mesma universidade.

Viktor Frankl nasceu em Viena em 1905, estudou medicina e psicologia na Universidade de Viena e fundou a logoterapia após sua libertação do campo de concentração nazista. Ele escreveu vários livros, incluindo “Em Busca de Sentido”, viajou pelo mundo dando palestras e recebeu muitos prêmios antes de sua morte em 1997.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele e sua família foram capturados pelos nazistas e enviados para campos de concentração, onde Frankl passou anos sofrendo abusos e privações.

Após sua libertação, Frankl retornou a Viena e fundou a logoterapia, uma abordagem terapêutica que se concentra na busca pelo sentido da vida.

Ele escreveu vários livros sobre o assunto, incluindo “Em Busca de Sentido”, que se tornou um best-seller internacional.

Frankl viajou pelo mundo dando palestras e workshops sobre sua abordagem terapêutica, e recebeu muitos prêmios e honrarias por suas contribuições para a psicologia e a filosofia.

Ele faleceu em 1997, deixando um legado duradouro como um dos pensadores mais influentes do século XX.

Um pensador brasileiro que se inspirou nesse e em outros autores foi Ítalo Marsili (leia sua biografia aqui).

Frases de Viktor Frankl

“Entre o estímulo e a resposta, há um espaço. Nesse espaço está o nosso poder de escolher a nossa resposta. Em nossa resposta reside o nosso crescimento e nossa liberdade.”

“Forças além do seu controle podem tirar tudo o que você possui, exceto uma coisa: sua liberdade de escolher como você vai responder à situação.”

“Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.”

“A vida não é primordialmente uma busca pelo prazer, como Freud acreditava, ou uma busca pelo poder, como ensinou Alfred Adler, mas uma busca por significado. A maior tarefa para qualquer pessoa é encontrar significado em sua própria vida.”

“A última das liberdades humanas é escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.”

“Quando uma pessoa não consegue encontrar um profundo senso de significado, ela se distrai com o prazer.”

“A vida nunca se torna insuportável pelas circunstâncias, mas apenas pela falta de significado e propósito.”

“Decisões, não condições, determinam o que um homem é.”

“Tudo pode ser tirado de um homem, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.”

“O sucesso, como a felicidade, é o efeito colateral inesperado da dedicação pessoal a uma causa maior que si mesmo.”

“A coisa que você não pode tirar de mim é a maneira como eu escolho responder ao que você me faz.”

“Nossa maior liberdade humana é que, apesar da situação física em que nos encontramos na vida, sempre somos livres para escolher nossos pensamentos!”

“O significado da minha vida é ajudar os outros a encontrar significado na deles.”

“Cada vez mais pessoas têm os meios para viver, mas não têm significado para viver.”

“O que é para dar luz deve suportar a queima.”

Livros de Viktor Frankl

Veja uma sinopse dos principais livros de Viktor Frankl abaixo:

1. Em Busca de Sentido

Este é o livro mais famoso de Frankl e relata sua experiência como prisioneiro em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele explora a ideia de que encontrar um sentido para a vida é fundamental para a felicidade e a sobrevivência humana. A obra é considerada um clássico da psicologia e uma das principais referências sobre a busca pelo significado da vida. Compre Em Busca de Sentido clicando aqui.

Leia também: Em Busca de Sentido – 7 Principais Lições, Resumo e Resenha

2. Psicoterapia e sentido da vida

Neste livro, Frankl desenvolve sua teoria da logoterapia, uma abordagem psicoterapêutica que enfatiza a busca por sentido como uma das principais necessidades humanas.

Ele argumenta que, ao contrário da psicanálise, que se concentra em traumas do passado, a logoterapia é voltada para o futuro e busca ajudar as pessoas a encontrar um propósito para suas vidas. Compre Psicoterapia e Sentido da Vida clicando aqui.

3. A Presença Ignorada de Deus

Este livro explora a relação entre a espiritualidade e a psicologia. Frankl argumenta que a busca por sentido na vida é uma forma de busca pela espiritualidade e que a religião pode fornecer uma estrutura para essa busca.

No entanto, ele enfatiza que não é necessário ser religioso para encontrar sentido na vida. Compre A Presença Ignorada de Deus clicando aqui.

Leia também: A Presença Ignorada de Deus – 7 Principais Lições, Resumo e Resenha

4.Um Sentido para a Vida: Psicoterapia e Humanismo

Um Sentido para a Vida é um livro escrito por Viktor Frankl, no qual ele fala sobre a necessidade do homem buscar um significado para a existência. O autor aborda conceitos fundamentais da logoterapia e propõe que a sociedade atual recupere valores esquecidos, para ter uma vida com mais sentido.

O livro é uma obra fundamental para quem busca um propósito na vida. Compre Um Sentido para a Vida clicando aqui.

Leia também: Um Sentido para a Vida – 7 Principais Lições, Resumo e Resenha

Pensamento de Viktor Frankl

Veja um pouco do pensamento de Viktor Frankl e suas explicações.

1. Logoterapia

A teoria desenvolvida por Frankl que busca ajudar as pessoas a encontrarem um sentido para suas vidas, através da identificação de propósitos e valores pessoais.

2. Autotranscendência

A ideia de que o ser humano é capaz de se transcender, superando-se a si mesmo em direção a algo maior, como uma causa, uma pessoa ou uma ideia.

Um pensador que valoriza muito a transcendência é o filósofo Eric Voegelin (leia sua biografia aqui).

3. Liberdade de escolha

Frankl acreditava que, embora muitas vezes não possamos escolher as circunstâncias em que vivemos, sempre temos liberdade de escolher nossa atitude em relação a elas.

4. Vontade de sentido

A crença de que a busca por sentido é uma das principais motivações humanas, e que muitas vezes essa busca é o que nos ajuda a enfrentar as adversidades da vida.

5. Dignidade humana

Frankl defendia que todos os seres humanos possuem uma dignidade intrínseca, independentemente de suas condições de vida ou de suas escolhas.

6. Responsabilidade pessoal

A ideia de que cada indivíduo é responsável por suas escolhas e ações, e que deve assumir a responsabilidade por sua própria vida.

Um pensador que fala muito de responsabilidade pessoal é Olavo de Carvalho (clique aqui e leia sua biografia).

7. Resiliência

A capacidade de se adaptar e superar adversidades, encontrando um sentido mesmo em situações difíceis e dolorosas.

8. Relacionamentos interpessoais

Frankl valorizava a importância dos relacionamentos humanos para a realização pessoal e o bem-estar emocional.

9. Espiritualidade

Embora não se referisse necessariamente à religião, Frankl acreditava que a dimensão espiritual é essencial para a saúde mental e emocional do ser humano, e que muitas vezes é através da busca por um significado maior que encontramos sentido em nossas vidas.

O sentido da vida segundo Viktor Frankl

O sentido é uma das principais preocupações de Viktor Frankl, que desenvolveu a logoterapia, uma abordagem terapêutica centrada na busca pelo sentido da vida.

Para Frankl, a busca pelo sentido é a principal motivação do ser humano, e a falta de sentido pode levar a problemas como ansiedade, depressão e desespero. Ele argumenta que o sentido da vida não é algo que possa ser encontrado pronto, mas sim construído a partir das experiências e escolhas pessoais de cada um.

Frankl destaca que o sentido não é algo individual, mas sim algo que pode ser encontrado no mundo e nas relações interpessoais.

A busca pelo sentido também pode ser um caminho para superar traumas e crises existenciais, permitindo que as pessoas encontrem significado mesmo em situações difíceis.

A importância do sentido na obra de Frankl se estende além da psicoterapia, sendo aplicável a diversos campos, como a educação, a religião e a filosofia.

Ele defende que o sentido da vida é fundamental para o bem-estar humano e que a busca por ele pode levar a uma vida mais plena e significativa.

Um pensador que fala muito desse tema é C. S. Lewis, mas com um pensamento mais cristão. Leia uma biografia de C. S. Lewis clicando aqui.

Leia também: Tolkien – Quem Foi, Biografia, Frases, Livros e Pensamento.

Importância de Viktor Frankl

A obra de Frankl é influente em diversas áreas do conhecimento, incluindo a psicologia, a filosofia e a ética.

Viktor Frankl é um importante pensador que contribuiu para a compreensão da natureza humana e da psicologia existencial. Sua importância se estende para além de suas contribuições para a psicologia e a terapia. Sua história de vida inspirou pessoas em todo o mundo a encontrar sentido e propósito em suas vidas.

Ele foi um exemplo de resiliência e coragem diante de circunstâncias extremamente difíceis.

Frankl é mais conhecido por seu livro “Em Busca de Sentido”, no qual descreve suas experiências em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e desenvolve sua teoria da logoterapia.

Frankl acreditava que o sentido da vida é fundamental para a saúde mental e emocional dos seres humanos e que a busca por esse sentido é uma das necessidades mais fundamentais do ser humano.

Além disso, Frankl também foi um defensor dos valores humanos universais, como a liberdade, a dignidade e a responsabilidade pessoal.

Ele argumentava que esses valores são essenciais para a sobrevivência e a realização pessoal e que devem ser promovidos e preservados em todas as sociedades.

Uma pessoa que contribuiu muito para esses tipos de valores foi o espanhol Ortega y Gasset (leia sua biografia aqui).

Perguntas sobre Viktor Frankl

Veja algumas das principais perguntas que fazem a respeito de Viktor Frankl.

Qual era a teoria de Viktor Frankl?

A teoria de Viktor Frankl é a Logoterapia, que defende que o ser humano tem uma necessidade de encontrar um sentido em sua vida para ter uma existência satisfatória.

Quais são os três pilares da Logoterapia de Viktor Frankl?

Os três pilares da Logoterapia são: vontade de sentido, responsabilidade pessoal e capacidade de escolha.

O que Viktor Frankl descobriu?

Viktor Frankl descobriu que, mesmo nas situações mais difíceis, é possível encontrar um sentido para a vida e que essa busca pelo sentido é essencial para a felicidade e o bem-estar humano.

Qual foi a contribuição de Viktor Frankl para a humanidade?

A contribuição de Viktor Frankl para a humanidade foi trazer uma nova perspectiva sobre a busca do sentido da vida, oferecendo uma abordagem terapêutica para lidar com o vazio existencial.

Quais os três aspectos que Viktor Frankl coloca sobre o sentido da vida?

Os três aspectos que Viktor Frankl coloca sobre o sentido da vida são: fazer algo significativo, amar alguém e enfrentar o sofrimento com coragem e dignidade.

O que é terapia Logoterapia?

A Logoterapia é uma forma de terapia que ajuda os pacientes a encontrarem um sentido para suas vidas e a lidarem com o vazio existencial.

O que é liberdade para Viktor Frankl?

Para Viktor Frankl, a liberdade é a capacidade de escolher a atitude diante de uma situação, mesmo quando não podemos mudá-la.

Quem pode exercer a Logoterapia?

Psicólogos podem exercer a Logoterapia.

Como se aplica a Logoterapia?

A Logoterapia é aplicada por meio de diálogos entre terapeuta e paciente, utilizando técnicas que ajudam a descobrir e alcançar um sentido para a vida.

Quem é o ser humano para Viktor Frankl?

Para Viktor Frankl, o ser humano é um ser em busca de significado e sentido em sua existência.

O que dá sentido a sua vida?

O que dá sentido à vida varia de pessoa para pessoa, mas para Viktor Frankl é a busca pelo significado e propósito.

Qual é o foco da Logoterapia?

O foco da Logoterapia é ajudar o paciente a encontrar um sentido para sua vida e superar o vazio existencial.

Qual a mensagem do livro Em Busca de Sentido?

A mensagem do livro “Em Busca de Sentido” é que mesmo nas situações mais difíceis é possível encontrar um sentido para a vida.

Como a Logoterapia trata a ansiedade?

A Logoterapia trata a ansiedade ajudando o paciente a encontrar um sentido para a vida e a encarar as situações com coragem e determinação.

Como a Logoterapia trata a depressão?

A Logoterapia trata a depressão ajudando o paciente a encontrar um sentido para sua vida e a superar o vazio existencial.

Quem é o pai da Logoterapia?

Viktor Frankl é considerado o pai da Logoterapia.

Por que Viktor Frankl diz que quem tem um porquê enfrenta qualquer como?

Viktor Frankl diz que quem tem um porquê enfrenta qualquer como porque ter um sentido para a vida dá forças para superar as dificuldades.

Quais foram as experiências vividas por Viktor Frankl?

Viktor Frankl viveu experiências difíceis em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, o que o levou a desenvolver a Logoterapia.

Onde estudar Logoterapia?

A Logoterapia pode ser estudada em diversas instituições ao redor do mundo, desde que sejam certificadas.

O que é Derreflexão?

Derreflexão é uma técnica utilizada na Logoterapia para ajudar o paciente a se libertar de pensamentos e comportamentos negativos.

Por que estudar Logoterapia?

Estudar Logoterapia pode ajudar a compreender a importância do sentido na vida e como lidar com o vazio existencial.

O que é o vazio existencial?

O vazio existencial é um sentimento de falta de sentido e propósito na vida.

Como viver uma vida com sentido?

Para viver uma vida com sentido, é preciso descobrir um propósito, algo que faça a vida valer a pena. Isso pode ser alcançado através da conexão com valores e da busca por significado nas experiências da vida.

O que fazer quando a vida não tem graça?

Quando a vida não tem graça, é preciso identificar o que está faltando e buscar preencher esse vazio. Isso pode envolver a busca por novas experiências, conexões sociais mais significativas, atividades que tragam realização ou a busca por ajuda profissional, se necessário.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostaram