Emburrecimento Programado: Resenha Completa e 5 Principais Lições

emburrecimento programado
Título Emburrecimento Programado
Autor Johh Taylor Gatto
Editora Kírion
Ano 2019
Páginas 136
Nota ★★★★☆ (4 estrelas)
Link para compra Compre clicando aqui

Emburrecimento Programado é o livro escrito por John Taylor Gatto que mostra como o sistema educacional da atualidade aprisiona os alunos.

Sendo assim, Emburrecimento Programado é um livro fundamental para pais, professores ou para aqueles que querem buscar a autoeducação. Compre o livro clicando aqui.

Qual é a Sinopse de Emburrecimento Programado?

O livro é uma coleção de alguns materiais, como palestras e textos, do professor americano organizados no formato de um livro.

No livro Emburrecimento Programado, John Taylor Gatto fala dos problemas do sistema educacional moderno, como eles são causados de como podemos contorná-lo ao estudar de forma autônoma e formando comunidades.

Esse é um livro bem curtinho, mas muito verdadeiro e suas medidas precisam ser colocadas em prática de forma urgente.

emburrecimento programado 2

Qual é o Resumo de Emburrecimento Programado?

O livro é bem curtinho e pode ser resumido em algumas ideias centrais abordadas pelo professor John Taylor Gatto:

O resumo do livro é o seguinte:

  • Escolarização é diferente de educação. A escolarização aprisiona;
  • O básico da escola se ensina em cerca de 100h;
  • Redes operacionais como a escola são artificiais. Comunidades são naturais e devem ser estimuladas;
  • Deve-se buscar a autoeducação como forma de solucionar esses problemas;
  • É preciso fazer uso de princípios congregacionais e se juntar em comunidades verdadeiramente interessadas em educação.

Primeiramente, o autor do livro mostra como a escolarização não é a mesma coisa que a educação: o processo escolar apenas aprisiona o aluno e o impede de crescer nos estudos, como mostra o livro Maquiavel Pedagogo (leia um resumo clicando aqui).

Ou seja: a escolarização atrapalha a educação, pois o aluno perde sua autonomia e a vontade genuína de aprender.

Assim, o autor ensina que o básico que a criança deve aprender na escola pode ser ensinado em cerca de 100h.

Por exemplo: a alfabetização, as quatro operações básicas e outros conceitos.

Dessa forma, a rede operacional da escola (ou seja, a comunidade gerada em torno dela) é artificial, pois pessoas de valores diferente se misturam.

Sendo assim, uma solução importante para isso é formar comunidades em torno de interesses comuns, como pessoas com os mesmos valores.

Por fim, buscar é autoeducação é fundamental para que nos interessemos pela educação, como mostra Mortimer Adler em Como Ler Livros (leia um resumo clicando aqui).

Quem é o autor de Emburrecimento Programado?

Muitos ficam com o pé atrás depois de ouvirem falar mal da escola assim. Então a primeira coisa é entender quem é a pessoa que está escrevendo o livro.

O autor de Emburrecimento Programado é John Taylor Gatto, um professor americano vencedor de diversas premiações educacionais. Entretanto, quando John Taylor Gatto viu os malefícios do sistema escolar, ele resolveu abandonar a escola e ensinar através de palestras e outras atividades.

Como resultado, ele fez diversas palestras mostrando os problemas do sistema educacional e escreveu livros sobre o assunto para divulgar suas ideias.

Quais as principais lições de Emburrecimento Programado?

As principais lições de Emburrecimento Programado são:

1. Escolarização não é Educação

Você já parou pra pensar que os termos “escolarização” e “educação” têm significados diferentes?

Em primeiro lugar, o autor do livro mostra como o processo de escolarização não é a mesma coisa que o processo de educação. Assim, a escolarização é a adaptação do estudante ao sistema escolar, algo que tira sua autonomia e seu interesse nos estudos.

Portanto, devemos buscar chegar na educação, que é algo que realmente nos beneficia como pessoas e nos dá a autonomia.

O livro A Vida Intelectual também mostra a importância do estudo para a formação do indivíduo. Leia um resumo de A Vida Intelectual clicando aqui.

2. O Básico da Escola se Ensina em 100h

O professor argumenta que o conhecimento que de fato precisamos para a vida pode ser aprendido em muito menos tempo do que o normal.

Em segundo lugar, o autor ensina que a escola perde tempo demais para ensinar as coisas aos seus alunos. De fato: o básico que a escola precisa ensinar e que usaremos em nossas vidas pode ser aprendido em cerca de 100h. Por exemplo: não precisamos aprender assuntos detalhados sobre mais de dez matérias. O foco de ensino deve ser o básico que usaremos em nossas vidas.

Ou seja: aprender a escrever, a se comunicar bem, a fazer as principais operações matemáticas, etc.

Dessa forma, o aluno terá os meios para aprender o que quiser, sem uma escola definir o que é importante ou não.

O livro Ensinando Inteligência mostra a forma através da qual o aluno adquire sua autonomia nos estudos. Leia um resumo do livro clicando aqui.

3.  A Rede Operacional da Escola é artificial

Além disso, a escola forma uma comunidade totalmente heterogênea, com pessoas dos mais variados valores possíveis.

De fato: a diversidade cultural e de pensamento é positiva e desejada. Entretanto, muitas vezes famílias que veem no estudo um valor ficam lado a lado com outras famílias desinteressadas no assunto. Sendo assim, aqueles que têm o interesse em progredir acabam sendo atrasado pelas pessoas desinteressadas, algo que nivela todos por baixo.

4. Todo Aluno deve buscar a Autoeducação

Hoje em dia, poucos pensam no estudo como uma responsabilidade. As pessoas consideram a educação um direito.

De fato: talvez a solução mais importante para contornar esse tipo de problema seja a de buscar uma vida de estudos séria e comprometida. Dessa forma, a pessoa precisará sacrificar um pouco de seu tempo para se dedicar aos assuntos de interesse.

Assim, essa é uma noção tão esquecida nos dias de hoje que pode gerar estranhamento em alguns.

No entanto, é possível sim levar uma vida de estudos longe do ensino formal.

Sendo assim, o estudante sério deve encarar seu estudo muito além de um hobby ou atividade: é um trabalho, assim como mostra o livro O Trabalho Intelectual (leia um resumo clicando aqui).

5. As pessoas devem se Congregar em Comunidades

É claro que ninguém progride sozinho, mas o professor diz além: ele argumenta que a formação de comunidades pode ajudar muito na educação.

Por fim, uma solução abordada no livro é a de formar comunidades em torno de interesses comuns. Por exemplo: a religião, os valores, os costumes e outros. Dessa forma, é possível se juntar em comunidades, para que as crianças tenham cresçam nos estudos.

Assim, isso fará com que as pessoas inseridas na comunidade progridam mais estudos do que aqueles que estão dentro do sistema escolar.

É possível, inclusive, fazer grupos de pais homeschoolers, que se ajudam nesse objetivo em comum. Se você tem interesse no assunto, confira um resumo do livro Blueprint Homeschooling clicando aqui.

Quais os pontos negativos de Emburrecimento Programado?

Só existe um ponto negativo no livro, e eu não acho que ele seja ruim o suficiente pra justificar que o leitor não leia.

O livro é uma coleção de ensaios e, por isso, não é tão coeso. Dessa forma, aqueles que querem algo mais sistemático podem não querer alguns de seus livros mais profundos (atualmente disponíveis apenas em inglês).

Por outro lado, isso pode até ser bom: afinal, os textos são independentes e podem ser compreendidos separadamente. Por isso, é possível ler as diversas partes do livro na ordem que você quiser.

Quais os pontos positivos de Emburrecimento Programado?

O livro Emburrecimento Programado tem muitos pontos que justificam a sua leitura, mas eu vou juntar aqui apenas os três principais deles.

Primeiro: é um livro direto, sem rodeios. Ele explica de forma rápida e não enrola. Segundo: ele mostra soluções concretas para os problemas educacionais. Não fica só na crítica. Terceiro e último: a obra não tem papas na língua. Ele não tenta ser polido diante dos problemas da educação atual.

Por esses e outros motivos, acho que é uma leitura fundamental para todos que querem levar sua vida de estudos a sério – especialmente se você for professor! Compre o livro clicando aqui!

Vale a pena ler Emburrecimento Programado?

Alguns podem ainda estar em dúvidas se vale ou não a pena ler esse livro. Será que as palestras já não valem a pena?

Vale a pena ler Emburrecimento Programado. Esse livro é obrigatório para pais, professores e estudantes. Dessa forma, se você quer entender as raízes do sistema escolar ser tão ruim, a leitura é fundamental. Além disso, o livro também traz soluções para esse problema através da autoeducação e da formação de comunidades.

Se você tem interesse em comprar Emburrecimento Programado, faça a compra através desse livro clicando aqui. Você não paga nada a mais por isso e me ajuda a manter o meu trabalho de pé.

>> Clique aqui para comprar o livro Emburrecimento Programado.

Livros complementares

Separei três livros que servem de complemento à obra Emburrecimento Programado. Fiz uma pequena descrição do porquê acho que eles seriam úteis pra você. Todos eles têm resenha aqui no blog.

1. Estimulando Inteligência/Ensinando Inteligência

Esses dois livros são parte da coleção Neuroaprendizagem, que ensina alunos a estudarem melhor. O “Estimulando Inteligência” é voltado para pais ajudarem seus filhos a estudar. Já o “Ensinando Inteligência” é voltado a professores.

>> Clique aqui para ler uma resenha completa de Estimulando Inteligência

>> Clique aqui para ler uma resenha completa de Ensinando Inteligência.

2. Blueprinting Homeschooling

Esse livro é um pequeno manual que ajuda a planejar o homeschooling (ou seja, o ensino domiciliar) das suas crianças. São regrais gerais que você pode adaptar para a sua realidade. Antes de tudo, verifique a respeito da legalidade do homeschooling no seu Estado.

>> Clique aqui para ler uma resenha completa de Blueprinting Homeschooling.

3. A Vida Intelectual

Por fim, esse é um verdadeiro manual de estudos que vai te ajudar a levar sua vida intelectual muito mais a sério. Ele fala sobre a rotina de estudos, seus hábitos, sua mentalidade, etc.

>> Clique aqui para ler uma resenha completa de A Vida Intelectual.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam