Título | Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz |
Autor | C. S. Lewis |
Editora | Thomas Nelson |
Ano | 2017 |
Nota | ★★★★★ (5 estrelas) |
Link para compra | Comprar clicando aqui |
Cartas de um Diabo a seu Aprendiz é um livro de C. S. Lewis no qual ele nos mostra como somos tentados de diferentes formas ao longo de nossas vidas. Você pode comprar o livro na Amazon clicando aqui.
Qual é a sinopse de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz?
No livro, o autor C. S. Lewis mostra, através de correspondências fictícias entre um demônio experiente e outro iniciante, como fazer para que o homem perca a fé. Assim, o livro é um guia de instruções inversos: tudo o que os demônios falam no livro pra fazer, o leitor deve fazer o contrário. As dicas são irônicas, bem humoradas e 100% atual!
Qual é o Resumo de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz?
No livro, Lewis magistralmente ensina de forma contrária: ele traz o ponto de vista de um demônio para mostrar o ponto de vista cristão.
Dessa forma, o o demônio escreve 31 cartas para aconselhar seu protegido sobre como fazer com que as almas humanas se percam.
Assim, ele mostra diversas formas de causar a desunião das famílias, fazer com que a pessoa abandone a fé e caia em tentação.
O livro é escrito em formato irônico, ou seja: tudo que está escrito nas cartas deve ser interpretado ao contrário.
Quem é o autor de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz?
O autor de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz é C. S. Lewis, famoso por escrever As Crônicas de Nárnia e diversas obras cristãs. Lewis era escritor, teólogo e foi professor nas universidades de Harvard e Oxford.
Quais são as principais lições de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz?
As as principais lições de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz são:
1. Os demônios nos conhecem melhor do que nós mesmos
Primeiramente, Lewis deixa claro que os demônios não se importam com a concepção de tempo de um ser humano.
De fato: eles observam humanos por muito mais tempo do que qualquer vida humana média. Ou seja: eles nos conhecem melhor do que nos conhecemos.
2. Somos enganados pelas nossas emoções
A carta 1 mostra que a causa da perdição não são através do uso de argumentos ou da ciência: o demônio vai nos atacar influenciando nossas emoções e sentimentos. Se você quer comprar o livro, confira o seu preço na Amazon clicando aqui.
3. Não se guie por maus cristãos
De fato: entre as cartas 1 e 2, o diabo recomenda seu aprendiz a fazer o homem se desiludir com a igreja, destacando as pessoas são estranhas ou hipócritas. Assim, as pessoas pensam que é melhor estar fora a igreja.
4. As brigas na família são as piores
A carta 3 mostra como o homem tentado se irrita diariamente com as conversas irritantes de sua mãe.
Dessa forma, brigamos com as pessoas queridas ao nosso redor e nos afastamos da vida espiritual. Se não for com a família, brigamos com nós mesmos ou pegamos um objeto como inimigo.
5. Devemos amar aqueles que estão próximos
Além disso, a carta 6 mostra como somos tentados a tratar mal as pessoas de nossa convivência mais próxima (família, relacionamentos amorosos) e sermos benevolentes com pessoas que não temos proximidade.
No entanto, algo que nunca devemos deixar de fazer é cuidar de forma especial daqueles que estão mais próximos de nós, como ensina o livro Cristianismo Puro e Simples. Clique aqui e veja um resumo do livro Cristianismo Puro e Simples e seus principais pontos.
6. O patriotismo excessivo e o pacifismo são prejudiciais
O diabo mostra como o homem pode perder sua alma ao se tornar um extremo patriota ou um pacifista extremo, que considera sua fé apenas como um aspecto dentro de sua ideologia.
7. Os períodos fáceis da vida são perigosos
A carta 8 mostra como é mais fácil se afastar de Deus em tempos bons, uma vez que o conforto e os prazeres podem fazer com que a pessoa se perca.
8. Pequenos pecados tornam-se grandes pecados
Em uma das cartas, o diabo mostra como pequenas tentações, especialmente as de prazeres sensuais (como o sexo), faz com que o homem contente-se com uma religião moderada e que não seja difícil.
Assim, a pessoa vai se afastando da fé aos poucos e acaba deixando de praticar tudo aquilo no qual ele acredita.
9. A igreja também pode afastar o homem
Em alguns casos, muito tempo na Igreja, em grupinhos ou em atividades fora da realidade familiar, podem fazer com que o homem se afaste da fé.
10. Amor e paixão são diferentes
Na carta 18, aprendemos que estar apaixonado é diferente do amor verdadeiro (aquele de caridade). No entanto, as pessoas acham que a única base para o casamento é estar apaixonado.
Um livro que ensina isso muito bem é Os 4 Amores, do mesmo autor. Para ler uma resenha completa do livro Os 4 Amores e seus principais pontos, clique aqui.
11. É preciso viver a castidade no casamento
Muitas pessoas, por causa do prazer sexual, acabam se casando com pessoas erradas. No entanto, isso gera toda uma vida afastada de Deus.
12. Cuidado com a possessividade
Na carta 21, vemos como o senso de propriedade totalmente controlador pode ser prejudicial: “meu tempo”, “minhas roupas”, “minha esposa”, “meu Deus”.
13. Cristo não é só um filósofo
De fato: na carta 23, o diabo recomenda que seu aprendiz estimule a visão de que Jesus era apenas um filósofo ou sábio.
Além disso, outros consideram o cristianismo como uma peça na busca por justiça e igualdade social.
No entanto, Jesus é Filho de Deus, e sua mensagem vai muito além dos bens temporais. O livro te interessou? Você pode comprar o livro na Amazon clicando aqui.
14. Estimule o cansaço
O cansaço é uma forma muito fácil de fugir das responsabilidades, mas devemos superá-lo.
15. A fé não é emoção
Nossa tendência é se sentir motivado pelas palavras emotivas, mas a fé é muito mais: trata-se uma decisão de seguir os ensinamentos de Cristo.
Um livro muito filosófico que explica bem isso é Um Guia para os Perplexos: clique aqui e leia uma resenha desse livro, assim como um ponto que eu não acho tão legal nele.
16. Devemos buscar a salvação
A salvação depende de Deus, que morreu para nos redimir. Ainda que o trabalho seja muito mais um trabalho de Deus, devemos buscar a salvação a todo instante.
Qual é a Resenha de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz?
O livro é bastante acessível e ter uma linguagem muito atual, mostrando situações do dia a dia em que somos tentados.
Além disso, o livro é muito bem humorado, sendo divertido de acompanhar. Funciona como uma historinha interessante.
Por fim, o epílogo do livro é um show à parte, merecendo ser lido com muita atenção. É uma parte mais filosófica e profunda, abordando assuntos mais sérios (Como o livro Presença Ignorada de Deus, do Viktor Frankl, que você pode conferir um resumo clicando aqui).
Portanto, a leitura desse livro é obrigatória para todo cristão e vale a pena ser lida por pessoas que se consideram agnósticas ou ateístas.
Quais são os pontos negativos de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz?
- Algumas cartas têm leitura mais difícil.
- Pode não ser tão interessante pra quem não é cristão.
Quais são os pontos positivos de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz?
- As situações do livro são 100% atuais.
- A linguagem é direta e bem humorada.
- Mostra pontos complexos da teologia de forma simples.
Vale a pena ler Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz?
Sim, vale a pena ler o livro. O livro não é só atual, como é uma leitura muito gostosa. Ainda que trate de assuntos muito sérios, ele faz de forma bem humorada.
De fato: o livro pode ser uma excelente obra de estudos para iniciantes, tanto cristãos como aqueles que querem conhecer a fé cristã.
Se você tem interesse em comprar Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, confira o preço do livro na Amazon clicando aqui.
>> Comprar Cartas de um Diabo ao Seu Aprendiz clicando aqui.
E se você comprar o livro pelo link acima, você ajuda a manter o meu trabalho de pé.
Obrigado pela preferência!