A Psicologia Financeira: 11 Lições, Resumo e Resenha

a psicologia financeira

Título  A Psicologia Financeira: Lições Atemporais sobre Fortuna, Ganância e Felicidade
Autor Morgan Housel
Editora HarperCollins
Ano  2021
Páginas 304
Nota  ★★★★★
Link para compra Comprar clicando aqui

Se você está cansado de sentir-se confuso e estressado com relação a dinheiro, e quer aprender a gerenciar suas finanças de maneira mais eficaz e alcançar sua segurança financeira, então “A Psicologia Financeira” é a escolha certa para você.

Você vai aprender um pouco mais sobre as emoções e os pensamentos que governam nossa relação com o dinheiro, e como controlar esses impulsos pode ajudar você a alcançar seus objetivos financeiros. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Sinopse de A Psicologia Financeira

Veja um pouco sobre o livro na sinopse da obra abaixo.

Essa obra aborda como a nossa mente afeta nossas decisões financeiras e como podemos melhorar nosso comportamento financeiro para alcançar nossos objetivos. Ela abrange tópicos como o medo e a ganância, o impacto das emoções na tomada de decisões financeiras, o papel da cultura e da educação financeira, bem como estratégias eficazes para melhorar nossa disciplina financeira e evitar erros comuns. 

Esse livro me ajudou muito nas finanças, por isso eu trouxe ele aqui pra você conhecer. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Quem é Morgan Housel?

Afinal, quem é o autor do livro? E quais são as suas credenciais?

O autor Morgan Housel é conhecido por seu trabalho no Wall Street Journal, onde escreveu sobre finanças pessoais, economia e também a obra “A Psicologia Financeira” onde explora as emoções, crenças e percepções que levam as pessoas a tomar decisões financeiras ruins e como isso pode afetar sua vida financeira a longo prazo. 

Ele conhece bastante de finanças e, por isso, dá pra ver que sabe do que está falando. Outro livro muito bom de finanças é Pai Rico, Pai Pobre (leia um resumo aqui).

Resumo de A Psicologia Financeira

Eu tentei resumir o livro aqui, apesar de serem muitos capítulos. Dê uma conferida:

O livro explora como a influência das emoções e a psicologia nas decisões financeiras das pessoas. Morgan analisa como as nossas crenças, valores, expectativas e medos afetam a maneira como gastamos, investimos e poupamos dinheiro. Também discute como lidar com questões financeiras comuns, como endividamento, compras impulsivas e investimentos arriscados, a partir de uma perspectiva psicológica.

Além disso, apresenta estratégias para desenvolver uma relação saudável com o dinheiro, melhorar a autoestima financeira e alcançar a independência a longo prazo.

A obra também se concentra em questões relacionadas à educação financeira e à importância de desenvolver habilidades financeiras para alcançar a segurança com suas finanças.

O autor apresenta estratégias para criar um orçamento, poupar dinheiro e investir de forma inteligente, e discute como lidar com questões complexas, como planejamento de aposentadoria e investimentos imobiliários.

Por fim, a obra tem o mérito de enfatizar a importância da autoavaliação e da autoconsciência para alcançar sucesso financeiro. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Resenha de A Psicologia Financeira

Eu tive uma impressão muito boa do livro, e queria compartilhar com vocês.

“A psicologia financeira” é um livro fluído, objetivo e com uma leitura descomplicada. A obra me trouxe várias orientações reais, totalmente possíveis de serem aplicadas no dia a dia para tornar a vida financeira mais dinâmica através da forma com que lidamos com o dinheiro e principalmente investimentos, sendo estes uma pauta de muito interesse que vem emergindo nos últimos anos. Livro recomendado!

De fato, a facilidade da leitura acaba fazendo com que não precisemos ter grande conhecimento acerca do mercado financeiro para realizar uma boa leitura

Gostei muito do livro devido a sua forma de abordagem que me permitiu tirar bons ensinamentos e conseguiu mudar minha mentalidade sobre administração do meu dinheiro e como investi-lo melhor.

O autor consegue fazer uma aproximação com o leitor através de seus capítulos, principalmente quando explica que não somos capazes de prever o futuro e somos seres humanos comuns, passíveis de erros.

Não é um livro extenso, facilitando a leitura do público alvo e explica finanças e investimentos em vários níveis, promovendo a compreensão até mesmo dos leigos no assunto. Outro livro ótimo para leigos é Faça Fortuna com Ações (leia um resumo aqui).

Principais Lições de A Psicologia Financeira

Veja as principais lições do livro

1. Compreenda as suas emoções

A importância da compreensão das emoções: O livro destaca a importância de compreender como as emoções afetam as decisões financeiras.

2. Controle seus comportamentos irracionais

Comportamentos financeiros irracionais: O livro destaca vários comportamentos financeiros irracionais comuns, como a tendência a seguir a multidão e o medo de perder dinheiro.

3. A cultura influencia sua vida financeira

A influência da cultura e da educação financeira: O livro destaca a influência da cultura e da educação financeira na forma como as pessoas administram seu dinheiro.Você pode comprar o livro clicando aqui.

4. A autoconfiança financeira é fundamental

A importância da autoconfiança financeira: O livro destaca a importância da autoconfiança financeira para tomar decisões financeiras positivas.

5. Motivação ajuda a investir bem

O poder da motivação: O livro destaca a importância da motivação e o poder do hábito na tomada de decisões financeiras e sugere estratégias para aumentar a motivação.

6. Diversificar os investimentos é fundamental

A importância da diversificação: O livro destaca a importância da diversificação de investimentos como uma estratégia para minimizar o risco financeiro.

7. Planeje suas finanças!

A importância do planejamento financeiro: O livro destaca a importância do planejamento financeiro para alcançar objetivos financeiros a longo prazo. Outro livro que ajuda a planejar as finanças é Do Mil ao Milhão (leia um resumo aqui).

8. Eduque-se financeiramente

A importância da educação financeira: O livro destaca a importância da educação financeira para ajudar as pessoas a tomar decisões financeiras sólidas e saudáveis.

9. Tenha disciplina nas finanças

A importância da disciplina financeira: O livro destaca a importância da disciplina financeira para o sucesso financeiro a longo prazo. Isso inclui estabelecer orçamentos, poupar dinheiro regularmente e evitar gastos desnecessários.

10. Cuidado com as comparações nas finanças

O papel da comparação social nas decisões financeiras: O livro destaca como a tendência humana de comparar-se aos outros pode afetar negativamente as decisões financeiras.

11. Estabeleça objetivos claros

A importância de estabelecer objetivos financeiros claros: O livro destaca a importância de estabelecer objetivos financeiros claros e realistas para ajudar as pessoas a alcançar sucesso financeiro.

Pontos Negativos de A Psicologia Financeira

O livro, apesar de ótimo, não é perfeito. Saiba o motivo abaixo.

Durante a sua leitura você pode encontrar alguns problemas no livro, como a falta de aprofundamento. Em alguns pontos da obra o autor não se aprofunda o suficiente em assuntos sobre dinheiro e investimentos, oferecendo soluções simplistas para problemas financeiros que tendem a ser muito mais complexos.

Além disso, por possuir uma leitura ampla e dinâmica, o livro de Morgan Housel abrange todos os públicos, podendo ser considerado muito simples para os leitores que possuem um conhecimento mais avançado do mercado financeiro e administração monetária, apontando conhecimentos que podem ser considerados básicos demais.

Pontos Positivos de A Psicologia Financeira

Os pontos positivos da obra são muitos, e vou resumi-los abaixo aqui.

De uma forma muito objetiva e prática, o livro destaca a importância da educação financeira e oferece dicas para ajudar as pessoas a tomar decisões sobre finanças saudáveis, ensinando as técnicas necessárias para controlar melhor suas emoções e a partir disso tomar decisões financeiras mais sólidas.

Além disso, a obra demonstra de forma clara as motivações que estão por trás das decisões financeiras difíceis, e ajuda a lidar com questões emocionais relacionadas ao dinheiro, promovendo uma vida financeira mais estável e leve.

Definitivamente é um excelente livro para quem quer iniciar a compressão de finanças ou ampliar seus horizontes para investimentos. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Vale a pena ler A Psicologia Financeira?

Vamos à pergunta definitiva: você deve ou não ler o livro? Vou te responder!

Se você procura um livro para te fornecer noções básicas sobre finanças e investimentos, “A Psicologia Financeira” é o livro ideal para você descobrir o funcionamento do mercado financeiro, valendo muito a pena. 

Se você tem interesse em ler esse livro, compre o livro clicando aqui. Vale muito a pena conferir!

Perguntas sobre A Psicologia Financeira

Veja as principais perguntas sobre esse livro tão interessante.

1. Qual o autor do livro “A psicologia Financeira”?

Morgan Housel, sócio do The Collaborative Fund e ex-colunista na The Motley Fool Stock Advisor e do The Wall Street Journal, especialista em finanças.

2. Qual a lição do livro “A psicologia Financeira”?

Os nossos comportamentos e emoções afetam diretamente a forma como administramos nossas finanças.

3. Por que ler o livro “A psicologia Financeira”?

Para aprender a lidar melhor com comportamentos e emoções, usando isso ao seu favor para obter uma vida financeira desejável e estável, facilitando sua relação com o dinheiro.

4. Quantas páginas tem o livro “A psicologia Financeira”?

O livro possui 304 páginas, e está disponível em E-book ou físico pela Editora HarperCollins.

 

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam