Startup Enxuta: 16 Principais Lições, Resumo e Resenha

startup enxuta

Título Startup Enxuta
Autor Eric Ries
Editora Sextante
Ano 2019
Páginas 268
Nota ★★★★★
Link para Compra Comprar clicando aqui.

Startup Enxuta é o livro escrito por Eric Ries que mostra uma metodologia inovadora para criar um produto ou serviço e colocá-lo no mercado.

Sendo assim, Startup Enxuta é fundamental para todo empreendedor que deseje colocar sua ideia no mercado para testá-la de fato. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Qual é a Sinopse de Startup Enxuta?

Veja abaixo a sinopse desse livro tão importante para o mundo das startups.

No livro Startup Enxuta, Eric Ries mostra que a noção de que quanto mais trabalhamos em algo, mais temos resultados, é falsa. Assim, ele mostra como colocar ideias embrionárias no mercado para validá-la e desenvolvê-la depois é a melhor forma para gerir seus negócios.

Por isso, esse é um grande livro para todos aqueles que querem criar empresas de tecnologia que possam gerar lucros. Você pode comprar o livro clicando aqui. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Quem é Eric Ries?

Para entender mais sobre esse livro fundamental, veja um pouco sobre o histórico do autor.

O autor de Startup Enxuta é Eric Ries, um empreendedor que já atuou em diversas startups do Vale do Silício usando a metodologia descrita em seu livro. Além disso, ele é palestrante e escritor de livros voltados para empreendedorismo, onde ensina como gerir de forma eficiente o seu negócio.

Ou seja: fica claro que ele sabe do que fala e que possui a experiência no ramo para ensinar sobre o mundo de startups. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Qual é o Resumo de Startup Enxuta?

Primeiramente, o autor mostra que não devemos acreditar que centenas de horas empregadas em um empreendimento garantem que ele seja bem sucedido. Isso pode ser contraproducente para o negócio.

O livro ensina que horas é preciso encurtar o ciclo de aprendizado e lançar o produto o mais cedo possível (MVP) para obter feedback e melhorar a experiência do usuário. Focar nas métricas importantes (não somente vaidade) e não limitar esse método apenas para startups, pode ser aplicado em empresas e setor público.

Sendo assim, precisamos encurtar o nosso ciclo de aprendizado, colocando o produto no mercado tão logo a ideia tome alguma forma.

Dessa forma, teremos o feedback do público sobre aquele produto e conseguiremos melhorar a experiência do usuário.

Assim, a primeira versão do nosso produto é o MVP (Minimum Viable Produt, ou Mínimo Produto Viável), que é abraçado por clientes early adopters, que ajudam em seu desenvolvimento.

Dessa forma, podemos fazer ajustes e contar com a opinião concreta de clientes. Outro livro de produtividade importante é o Trabalhe 4h por Semana (leia um resumo aqui).

Além disso, o livro nos ensina que não devemos nos atentar tanto para as métricas de vaidade, e sim para aquelas importantes para o nosso negócio.

Por exemplo: de nada adianta ter milhões de seguidores se nenhum dinheiro é captado ou milhares de vendas com diversos cancelamentos.

Por fim, vale a pena dizer que esse tipo de método não é válido apenas para startups: ela pode ser aplicável em grandes empresas, pequenos prestadores de serviços e até mesmo no setor público.

Quais as principais lições de Startup Enxuta?

As principais lições de Startup Enxuta são:

1. Lance sua Ideia no Mercado Rapidamente

Em primeiro lugar, você não deve ficar planejando por um produto ou serviço por dezenas ou centenas de horas: coloque sua solução no mercado rapidamente.

Dessa forma, você terá o seu mínimo produto viável e saberá se o que você estava planejando atende às expectativas do cliente.

2. Sempre Colha o Feedback dos Clientes

Em segundo lugar, comece a coletar depoimentos dos seus clientes para saber o que eles acharam do que você ofereceu.

Dessa forma, você pode melhorar o seu produto cada vez mais para satisfazer ainda mais esses clientes.

3. Melhore seu Produto depois de Lançado

De fato: queremos ter o produto perfeito para começarmos o nosso negócio, mas a verdade é que não sabemos se o cliente gostará do que estamos oferecendo.

Sendo assim, você deve lançar o seu produto de forma embrionária (uma versão beta, por exemplo) e ir melhorando-o com o tempo.

4. Não tenha como Base as Métricas de Vaidade

Ainda que ter muitos seguidores nas redes sociais ou muitos cliques no seu site seja algo positivo, de nada vale se você não tiver vendas.

Portanto, você deve se basear nas métricas que são importantes para você – que irão variar dependendo do tipo do seu negócio, como o retorno sobre o investimento, por exemplo.

5. Se Você acha que o Projeto está Errado, Mude a Direção

Além disso, caso você tenha a percepção de que seu projeto está indo na direção errada e que seus clientes não estão errados, mude de direção.

De fato: esse é o processo de pivotar, e devemos fazer uso dele caso nossos resultados tenham sido ruins.

6. Tenha Equipes Enxutas

Não adianta ter equipes grandes com trabalhos engessados nos estágios iniciais do seu projeto: sua equipe deve ser multidisciplinar e adaptável para novas situações – algo que sempre acontece em startups.

7. Para Melhorar os Erros no Processo, Use a Técnica dos 5 Porquês

Por fim, para detectar problemas no seu empreendimento, você pode usar a técnica dos 5 porquês para entender a raiz desse problema.

Essa técnica consiste em ver um problema e se perguntar cinco vezes: “por quê?” para chegar ao resultado.

Por exemplo: “porque o site vendeu pouco?”. “Porque ele caiu no dia de abertura”. “Por quê?”. “Porque achávamos que menos pessoas iam entrar”. “Por quê?”. “Porque não contávamos que um grande influenciador ia nos marcar” e por aí vai.

8. Desenvolva seu Produto com base nas Métricas Reais

Em vez de se preocupar com métricas de vaidade, concentre-se nas métricas que realmente importam para o seu negócio. Acompanhe suas vendas, taxas de cancelamento, captação de dinheiro, etc.Você pode comprar o livro clicando aqui.

9. Encontre os Early Adopters

Os primeiros clientes que adotarem o seu produto são fundamentais para o seu sucesso, já que eles ajudarão a aperfeiçoá-lo. Encontre esses clientes e ouça o que eles têm a dizer sobre o seu produto.

10. Crie Valor para o Cliente

O objetivo final é sempre criar valor para o seu cliente, não apenas para você. Ao fazer isso, você garante que seus clientes ficarão satisfeitos e permanecerão com você por muito tempo.

11. Invista no seu Time

O seu time é o seu maior ativo, então invista nele. Ao fazer isso, você garante que você terá as pessoas certas trabalhando com você para alcançar o sucesso.

12. Seja Ágil

Seja ágil e se adapte rapidamente à mudanças no mercado. Isso ajudará você a se manter competitivo e a alcançar seus objetivos de forma mais rápida.

13. Crie um Produto Escalável

Crie um produto escalável, que possa ser vendido para um número cada vez maior de pessoas. Isso ajudará você a crescer seu negócio rapidamente.

14. Seja Eficiente com seus Recursos

Seja eficiente com seus recursos e invista apenas em coisas que realmente importam para o seu negócio.

Isso ajudará você a manter suas despesas sob controle e a garantir que você tenha os recursos necessáio. Você pode comprar o livro clicando aqui.

15. Desenvolva um Produto Único

Desenvolva um produto único que se destaque de seus concorrentes. Isso ajudará você a alcançar sucesso no mercado.

16. Não Tenha Medo de Falhar

Não tenha medo de falhar, já que isso é parte do processo de aprendizado e crescimento. Aprenda com seus erros e siga em frente, sempre buscando melhorar.

Quais os pontos negativos de Startup Enxuta?

O livro, como toda obra, possui alguns defeitos que alguns podem não gostar.

Exemplos demais quebram um pouco o ritmo do livro. Claro que é possível passar por essas partes rapidamente, mas acaba quebrando o ritmo.

No entanto, isso não impede o aproveitamento do livro.

Quais os pontos positivos de Startup Enxuta?

O livro possui diversos pontos interessantes que fazem com que ele valha a pena ser lido.

Em primeiro lugar, o livro ensina uma metodologia inovadora de gestão e mostra como é possível aplicá-la em várias áreas, desde startups até órgãos do governo. Por fim, ele torna o empreendedorismo possível para pequenas empresas.

Por mais que você ache que o livro é só para startups, ele é válido para vários tipos de negócios de todos os tamanhos.

Vale a pena ler Startup Enxuta?

O livro vale ou não ser lido? É útil ou não realmente?

Vale a pena ler Startup Enxuta. Esse livro é fundamental para todo empreendedor que deseja começar um negócio e não sabe qual primeiro passo deve dar.

Dessa forma, o livro é útil porque mostra que aqueles que perdem horas com as ideias na cabeça não coletam informações do seu cliente e, consequentemente, não avançam em seus negócios.

Assim, entrar no mercado com o seu produto ou serviço é a melhor forma de saber o que seu cliente quer e entregar o que ele deseja.

Se você tem interesse em comprar Startup Enxuta, faça a compra através da Amazon clicando aqui. Você não paga nada a mais por isso e me ajuda a manter o meu trabalho de pé.

Você ainda tem alguma dúvida sobre Startup Enxuta? Comenta abaixo pra que eu possa te ajudar.

Estilo Startup

estilo startup

Título Estilo Startup
Autor Eric Ries
Editora Sextante
Ano 2019
Páginas 368
Nota ★★★★★
Link para Compra Comprar clicando aqui

Além da obra Startup Enxuta, Eric Ries possui outro livro sobre o mundo das startups. Você pode comprar ele clicando aqui.

O livro “O Estilo Startup” reafirma conceitos cruciais como o Minimum Viable Product (MVP), o foco no cliente e o ciclo build-measure-learn, mas também vai além. Ele destaca a importância de manter o espírito empreendedor em empresas de todos os tipos, como multinacionais , gigantes da tecnologia e startups.

Este modelo apresenta uma forma mais inovadora e moderna de trabalhar, que promove crescimento sustentável e impacto a longo prazo por meio da inovação constante.

Como consultor de empresas de diversos tamanhos, Ries fornece uma nova abordagem que valoriza a criatividade humana como verdadeira vantagem competitiva.

O livro está repleto de histórias, insights e ferramentas práticas para ajudar qualquer empresa a adotar este novo estilo organizacional.

Perguntas sobre Startup Enxuta

Veja as principais perguntas a respeito do livro Startup Enxuta

1. O que significa ser uma startup enxuta?

Ser uma startup enxuta significa focar no mínimo viável para validar uma ideia de negócio, ao invés de gastar muito tempo e recursos em uma estrutura completa antes de ter o feedback do mercado.

2. Quais os princípios da startup enxuta?

Os princípios da startup enxuta incluem validar a ideia o mais rápido possível, aprender com o público-alvo e iterar continuamente a partir do feedback, além de evitar gastos excessivos e inúteis.

3. Qual o principal objetivo da startup enxuta?

O principal objetivo da startup enxuta é criar e validar rapidamente uma ideia de negócio para garantir sua viabilidade antes de investir muito tempo e recursos.

4. Quais os 5 princípios fundamentais da mentalidade enxuta?

Os 5 princípios fundamentais da mentalidade enxuta são: validar a ideia rapidamente, aprender com o público-alvo, evoluir o produto a partir do feedback, evitar gastos excessivos e inúteis, e mensurar o sucesso de forma efetiva.

5. O que é uma estrutura enxuta?

Uma estrutura enxuta é uma abordagem de gestão que se concentra na eliminação de desperdícios e na otimização dos processos para aumentar a eficiência e o sucesso do negócio.

6. Quais as principais ideias da produção enxuta?

As principais ideias da produção enxuta são a eliminação de desperdícios, a otimização dos processos, a flexibilidade e a capacidade de resposta rápida às mudanças do mercado.

7. Quais as vantagens da produção enxuta?

As vantagens da produção enxuta incluem aumento da eficiência, melhoria da qualidade dos produtos, redução dos custos e aumento da capacidade de resposta às mudanças do mercado.

8. Qual é o ciclo iterativo da startup enxuta?

O ciclo iterativo da startup enxuta é conhecido como “Construir-Medir-Aprender”, onde a startup constrói um produto mínimo viável, mede sua aceitação pelo mercado e aprende com os resultados para continuar evoluindo e melhorando seu produto.

9. Quais são as 4 fases de uma startup?

As 4 fases de uma startup são: a concepção, a validade do modelo de negócios, a escalabilidade e a otimização.

10. O que é uma empresa enxuta?

Uma empresa enxuta é aquela que tem uma estrutura organizacional simplificada e mínima, buscando maximizar o retorno do investimento com o mínimo de recursos.

11. Quais os objetivos e os 5 princípios da manufatura enxuta?

Os objetivos e os 5 princípios da manufatura enxuta são: maximizar o valor para o cliente, minimizar o desperdício, produzir apenas o que é necessário, envolver todos na melhoria contínua e buscar a perfeição.

12. Quais são as três etapas principais do ciclo da lean startup?

As três etapas principais do ciclo da lean startup são: Desenvolvimento de hipóteses, experimentação e aprendizado.

13. Quais são as 5 principais características de uma startup?

As 5 principais características de uma startup são: Inovação, Agilidade, Foco no cliente, Time pequeno e alto impacto.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam