Tribos: 9 Principais Lições e Resumo Completo

Título Tribos
Autor Seth Godin
Editora Alta Books
Ano 2013
Nota ★★★★★ (5 estrelas)
Link para Compra Comprar clicando aqui

Tribos é um livro escrito por Seth Godin que mostra como podemos juntar pessoas como nós em pequenas tribos e consolidar as nossas marcas dessa forma.

Ou seja: o livro é fundamental para todos aqueles que querem produzir para conteúdo para a internet, assim como para marcas que querem atrair mais clientes. Compre o livro clicando aqui.

Qual é a Sinopse de Tribos?

Antes de prosseguir o livro, veja uma breve sinopse a respeito do livro:

Nesse livro, Seth Godin nos explica que o marketing voltado para o engajamento e a conexão está cada vez mais presente na vida das pessoas, e que, através dele, pessoas com objetivos e interesses em comum de todo o mundo podem se unir em grupos através da internet.

Não é à toa que esse é um clássico do marketing digital, uma vez que é um assunto que é muito relevante nos dias de você. Compre o livro clicando aqui.

Quem é Seth Godin?

Para entender um pouco mais do autor do livro, veja um pouco de sua biografia:

Seth Godin é autor de 18 best-sellers de marketing, liderança e empreendedorismo. Ele é um escritor, palestrante e agente da mudança. Além disso, ele também é professor, com um curso sobre gestão e liderança. Alguns dos melhores líderes de empresas como Nike, Microsoft, Sony e Coca-Cola já foram alunos dele.

Dá pra ver que, pelas suas credenciais, ele já contribuiu muito com o mundo do marketing, certo?

Biografia de Seth Godin

Seth Godin nasceu em Nova York, formou-se em filosofia e ciência da computação na Tufts University e depois fez MBA em Stanford.

Ele começou como gerente de marca, mas largou para abrir um negócio de empacotamento de livros.

Em 1995, ele vendeu o negócio para criar a Yoyodyne, que ajudava empresas a se promoverem. A Yoyodyne decolou e foi comprada pela Yahoo! por 30 milhões de dólares. Seth tornou-se Vice-Presidente de Marketing Direto da Yahoo!

Em 2006, ele lançou o Squidoo, um site baseado em conteúdo gerado pelo usuário. Atualmente, Seth é um escritor, palestrante e possui um blog muito conhecido, o Seth’s Blog, além do Akimbo, seu podcast.

Qual é o Resumo de Tribos?

Preparei um resumo de Tribos, dá uma conferida pra saber mais sobre o tema:

Primeiramente, Seth Godin nos mostra o conceito de Tribos: pessoas de todo o mundo que se conectam através da internet. Essas pessoas têm objetivos em comum e possuem os mesmos interesses. As tribos, por mais pequenas que sejam, são muito unidas e são capazes de gerar clientes fieis, que se relacionam com a marca. Além disso, toda tribo precisa de alguém que a lidere. Portanto, o seu trabalho é criar a sua tribo e guiá-la através de valores em comum e das soluções que você oferece.

De fato: aproveitando-se disso, desde pequenos influenciadores até grandes marcas podem formar as suas próprias tribos e satisfazer um grupo de clientes engajados.

Ou seja, essa abordagem é totalmente diferente de como a publicidade e as vendas eram entendidas até poucos anos atrás, com diversos anúncios invasivos (e muitas vezes enganadores) nos mais diferentes veículos de mídia.

Assim, ao invés de incomodar as pessoas com anúncios, aqueles que fazem parte da sua tribo voltarão de forma voluntária e terão um contato muito mais humano com você. Veja outros livros de negócios e produtividade clicando aqui.

Dessa forma, você tem um contato de longo prazo com as pessoas e faz com que eles divulguem sua marca de forma natural.

Por fim, o ambiente ideal para as tribos se tornarem é a internet, pois é através dela que pessoas de todos os lugares do mundo conseguem se conectar.

Quais as Principais Lições de Tribos?

As principais lições de Tribos são:

1. A publicidade tradicional já era

Primeiramente, as técnicas de publicidade tradicional está perdendo cada vez mais espaço conforme os anos se passam.

Antes, as pessoas aceitavam assistir minutos e minutos de comerciais entre os programas de TV ou rádio. Hoje, queremos clicar logo para pular os anúncios na internet.

Eu admito que sempre faço isso, até instalei o Adblocker no meu navegador. Por mais que esse meu blog tenha propagandas, eu faço isso de forma que não prejudique a sua experiência, leitor.

Ou seja: as técnicas de marketing invasivo estão cada vez menos apelativas para o grande público.

2. Atraia atenção de forma genuína

Em segundo lugar, precisamos atrair cada vez mais as pessoas para a nossa tribo de forma genuína: entregando conteúdo e material de valor.

Ou seja: através de um bom material que gere identificação e promova mudanças positivas no seu possível consumidor.

Assim, você vai desenvolvendo um relacionamento com o seu cliente, de forma que ele compre seus produtos e serviços de forma muito mais natural.

Por exemplo: é isso que eu estou fazendo com você. Estou escrevendo um bom texto para que você se interesse pelo livro e o compre pelo link abaixo. Assim, eu ganho uma pequena comissão e você paga o mesmo preço 🙂

Outro livro que explica muito bem a esse respeito é o clássico livro Storybrand (leia um resumo dele aqui).

3. Monte sua tribo

Tribos são grupos de pessoas que se reúnem em torno de um interesse em comum. As pessoas buscam encontrar outras pessoas que tenham os mesmos interesses do que eles.

Sendo assim, as pessoas se unem nesses grupos e trocam informações, se ajudam e conseguem chegar mais longe.

As tribos podem ser bem específicas, por exemplo: pessoas que tem carros antigos e gostam de rock, desenhistas que gostam de animações japonesas ou até mesmo veganos que querem aprender receitas com cogumelos. As possibilidades são infinitas.

Inclusive, aqui estou criando uma tribo de pessoas interessadas em aprender para se tornarem pessoas melhores e ganhar mais dinheiro!

4. A internet é o melhor lugar para as tribos

De fato: em que outro lugar podemos encontrar tantas pessoas com os mesmos interesses que nos temos? Na internet é onde as tribos conseguem alcançar o seu pleno potencial.

Portanto, os grupos formados na internet vão muito além do entretenimento: as pessoas se ajudam e crescem juntas, construindo amizades profundas e até relacionamentos.

Quantas tribos não vemos se formando na internet? Isso é algo muito natural, uma vez que é nela que temos a chance de debater de forma mais profunda os nossos interesses. Compre o livro clicando aqui.

5. Seja o líder de sua tribo

As tribos, muitas vezes, não se organizam de forma autônoma: sempre existem as pessoas que são referência e que guiam a tomada de decisões.

Sendo assim, você mesmo pode criar a sua tribo e guiá-la. Mostre conteúdo de valor, resolva problemas e mostre que você sabe o que faz. É questão de tempo até as pessoas começarem a se reunir ao seu redor.

Por exemplo: vemos muitos influenciadores que começam a postar conteúdo de forma despojada, mas acabam juntando centenas de milhares de pessoas em sua tribo.

6. As pessoas compram com quem elas se identificam

Quando queremos comprar algo, é natural que tenhamos preferência por comprar algo de alguém que gostamos.

Ou seja: a melhor forma de fazer vendas e desenvolver a sua carreira é se conectando com o seu cliente. E que melhor forma de fazer isso do que através das tribos?

Dessa forma, você precisa resolver problemas e mostrar que sabe o que faz. Eu e alguns amigos notamos que, quando ensinávamos às pessoas, elas queriam nos pagar para que nós mesmos resolvêssemos os problemas.

Ainda que seja difícil entender o motivo das pessoas quererem que alguém faça algo por elas, lembre-se: as pessoas preferem ter seus problemas resolvidos. E é aí que seus produtos e serviços entram em ação. Compre o livro clicando aqui.

7. Criadores: monetizem suas paixões

Você, criador de conteúdo: já pensou em viver da sua paixão? Em viver dos seus desenhos, músicas, dicas de maquiagem e xampu? Hoje, isso é plenamente possível.

Através da sua tribo, você pode monetizar essa paixão e ganhar muito mais do que um emprego convencional.

Por exemplo: um desenhista pode vender as suas obras para os seus seguidores ou até mesmo vender cursos ensinando a desenhar.

Além disso, uma maquiadora profissional pode arranjar clientes através do seu trabalho em redes sociais e até mesmo vender cursos de maquiagem.

Isso é possível porque as pessoas se conectam com o seu trabalho e confiam naquilo que você oferece, pois sabem do seu conteúdo de valor.

8. Marcas: humanizem sua comunicação

Por outro lado, não é apenas o pequeno produtor de conteúdo que pode viver do seu trabalho da internet: grandes marcas podem se beneficiar ao montar a sua tribo.

De fato, vemos muitas empresas grandes gerando engajamento e fazendo com que seus produtos sejam um referencial de um certo estilo de vida.

Por exemplo: a Apple passa a imagem de uma pessoa interessada em tecnologia e inovação. Além disso, ela tem investido em um lifestyle sustentável através de seu smartwatch e de medidas para gerar menos poluição.

Assim, quando uma pessoa compra um produto da Apple, ela compra todos esses valores, e não só um celular.

Ainda que eu não seja tão fã da Apple (acho que preciso de mais dinheiro pra isso :P), admiro muito a marca que eles conseguiram construir.

9. Tenha um relacionamento de longo prazo com o cliente

Você sabia que é muito mais fácil um cliente que já comprou de você realizar uma nova compra do que um cliente novo fechar uma compra com você?

Por isso, as empresas buscam cada vez mais fidelizar os seus clientes através de medidas que o tornem mais interessado na marca.

E qual a melhor forma disso? Exatamente: através das tribos!

Quais os Pontos Negativos de Tribos?

Tudo tem defeitos, e naturalmente o livro pode ter alguns pontos negativos.

Os pontos negativos de Tribos são, na verdade, apenas um: se você já tiver lido algum outro livro do Seth Godin ou visto suas entrevistas, você sentirá que o livro é um pouco repetitivo.

De fato: isso não é motivo para não ler a obra, porque ela traz alguns insights. Mas eu penso que o livro poderia ser mais objetivo.

Quais os Pontos Positivos de Tribos?

Esse livro é fantástico não só pra quem trabalha com marketing e negócios, mas também pra profissionais criativos em geral.

Os pontos positivos de Tribos são diversos, pois ele faz uma grande introdução sobre a possibilidade de gerar valor para a sua tribo e viver do trabalho na internet. Além disso, as dicas que ele dá são bem práticas e vão muito além de meras suposições ou exemplos genéricos.

Ou seja: é um livro que vale a pena ser lido, especialmente por aqueles que estão começando nessa área. Eu confesso que foi uma leitura que gostei muito.

Vale a pena ler Tribos?

Depois de tudo isso, vou para o veredito a respeito desse livro clássico do Seth Godin.

Vale a pena ler Tribos. O livro ensina pontos importantes de como você pode gerar conexão com as pessoas e viver do seu trabalho na internet. Portanto, essa obra é boa tanto para aqueles que querem monetizar as suas paixões quanto para aqueles que já tem uma empresa e querem se conectar mais com seus clientes.

Assim, a leitura é fundamental para todos aqueles que querem trabalhar com vendas, marketing digital e empreendedorismo.

 Se você tem interesse em comprar Tribos, faça a compra do livro clicando aqui. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o meu site a se manter de pé.

> Compre o livro Tribos clicando aqui.

Outros Livros de Seth Godin

Veja abaixo uma sinopse e resenha de outros livros de Seth Godin:

Isso é Marketing

Título

Isso é Marketing

Autor

Seth Godin

Editora

Alta Books

Ano

2019

Páginas

288

Nota

★★★★★

Link para Compra

Comprar clicando aqui

Isso é Marketing argumenta que o sucesso em marketing no mundo de hoje vem de se concentrar mais nas necessidades, valores e desejos do nosso público-alvo, ao invés de enviar mensagens de spam para o maior número de pessoas possível. Você pode comprar o livro clicando aqui.

A Vaca Roxa

Título

Vaca Roxa

Autor

Seth Godin

Editora

Best Business

Ano

2022

Páginas

182

Nota

★★★★★

Link para Compra

Comprar clicando aqui

 

A Vaca Roxa explica por que construir um excelente produto e fazer uma grande divulgação já não é suficiente e como você pode criar algo tão surpreendente que as pessoas precisem compartilhá-lo para ter sucesso no mundo pós-publicidade lotado de hoje. Você pode comprar o livro clicando aqui.

A Prática: Entregando um Trabalho Criativo

Título

A Prática: Entregando um Trabalho Criativo

Autor

Seth Godin

Editora

Alta Books

Ano

2021

Páginas

261

Nota

★★★★

Link para Compra

Compre clicando aqui

Nesse livro, Seth Godin promove a ideia de que, independentemente do resultado, os criativos devem encontrar alegria na “Prática”. Mesmo sabendo que uma ideia vai fracassar, devemos fazê-la de qualquer maneira e encontrar alegria nisso. Você pode comprar o livro clicando aqui.

A Lição de Ícaro

Título

A Lição de Ícaro

Autor

Seth Godin

Editora

Belas-Letras

Ano

2021

Páginas

283

Nota

★★★★

Link para Compra

Compre clicando aqui

Nesse livro, Seth Godin diz que a mitologia e ensimanetos de seguir as regras era algo necessário até a sociedade industrial. Mas que agora, voar baixo demais é ainda mais perigoso do que voar alto demais, porque se sente enganosamente seguro. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Como se Tornar Indispensável

Título

Como se Tornar Indispensável

Autor

Seth Godin

Editora

LUA DE PAPEL

Ano

2013

Páginas

252

Nota

★★★★

Link para Compra

Compre clicando aqui

No livro, Godin faz uma distinção entre o que ele chama de “trabalhadores de fábrica”, trabalhadores que geralmente seguem instruções, e “pivôs”. Um pivô é um funcionário que não precisa de um manual de regras e alegra os outros porque é o que eles amam fazer. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Marketing de Permissão

Título

Marketing de Permissão

Autor

Seth Godin

Editora

H1

Ano

2021

Páginas

272

Nota

★★★★★

Marketing de Permissão explica por que as pessoas já não prestam atenção mais em comerciais de TV e folhetos e mostra como, no mercado atualmente lotado, você pode iniciar economicamente um diálogo com o seu cliente ideal, construir uma relação ao longo do tempo e vendê-los de maneira muito mais efetiva.

Outras perguntas sobre Seth Godin e Tribos

Veja abaixo algumas perguntas sobre o livro Tribos e a obra de Seth Godin em geral:

O que é marketing de acordo com Seth Godin?

De acordo com Seth Godin, autor de diversos livros sobre marketing, o marketing atual oferecido não corresponde às expectativas do público e nem ao que os profissionais de marketing deveriam realizar. O marketing busca constantemente ampliar sua participação no mercado, conquistar mais clientes e ter mais trabalho.

Como espalhar ideias por Seth Godin?

Em um cenário com inúmeras possibilidades e limitado tempo, tendemos a optar por ignorar o convencional. Seth Godin, um expert em marketing, aponta que ideias incomuns e excêntricas são mais eficazes em atrair a nossa atenção do que aquelas que são comuns e sem graça.

O que é marketing digital Seth Godin?

A estratégia do marketing digital de produção de conteúdo orgânico trata-se do conceito de Marketing de Permissão, concebido por Seth Godin em 1999. O diferencial desse tipo de marketing é a abordagem direcionada, alcançando apenas aqueles que expressaram interesse pelo conteúdo. A marca precisa obter autorização da audiência antes de fazer qualquer tipo de comunicação.

O que é marketing de permissão Seth Godin?

A estratégia de Marketing de Permissão foi criada por Seth Godin, um escritor americano, em 1999. O diferencial desta abordagem é que ela é direcionada apenas para o público que expressou interesse por esse tipo de conteúdo. Para que esta técnica seja bem-sucedida, a marca precisa ter a autorização da audiência antes de enviar qualquer mensagem.

O que são Tribos segundo Seth Godin?

De acordo com Seth Godin, tribos são grupos de pessoas com interesses, opiniões e valores parecidos. Esses grupos são liderados por alguém e têm uma cultura, identidade e conexão emocional própria. As tribos são importantes para o marketing, pois permitem que as marcas se conectem de forma mais real e significativa com seu público.

O que é uma vaca roxa segundo Seth Godin?

De acordo com Seth Godin, uma “vaca roxa” é uma ideia ou projeto diferente e inovador que se destaca entre o convencional. Alguns podem achar louco ou imprudente, mas tem potencial para ser bem-sucedido. É uma metáfora para incentivar as pessoas a pensar diferente e arriscarem em coisas novas e inovadoras.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam