
Título | O Senhor dos Anéis |
Autor | J. R. R. Tolkien |
Editora | HarperCollins |
Ano | 2019 (edição capa dura) |
Páginas | 1568 |
Nota | ★★★★★ (5 estrelas) |
Link para compra | Comprar agora |
Primeiramente, todos sabemos que infelizmente os Grandes Clássicos da Literatura são de muitos anos atrás. De fato, o cenário atual não se demonstra favorável para o surgimento de novos grandes autores.
Dessa forma, por muitas vezes, nos sentimos perdidos quando buscamos novas leituras. Principalmente quando se trata de Literatura.
Ainda que em obras não-literárias, ainda consigamos ótimos novos trabalhos, quando vamos para as grandes histórias, o terreno se mostra muito infértil.
Um clássico?
Dito isso, ainda que tenha sido publicado em 1954, considero O Senhor dos Anéis um clássico moderno.
Partindo do princípio que uma obra clássica é aquela que influencia obras de muitas gerações para o futuro, J.R.R Tolkien, através de sua obra, não só definiu muito do que vamos na cultura pop de hoje, como também resgatou valores perdidos no passado, trazendo-os para novas gerações.
Dessa forma, ao longo das páginas, somos levados para um mundo de Fantasia belo e com uma profundidade que nunca vi em outras obras.
Assim, a mitologia, o passado, a língua, a geografia, fauna e flora, povos, etnias e raças, religião e diversos outros elementos foram criados e compõe a obra de forma direta ou indireta.
De fato, muitas das vezes, temos a sensação que se trata de uma História real e não algo simplesmente fantástico.
Uma obra que te faz pensar
Acredito que todos sabem o enredo principal de O Senhor dos Anéis, principalmente por conta dos filmes.
Mas o livro conta com personagens muito mais complexos, representando diversas situações da existência humana e quase sempre trazendo lições que podemos e devemos aplicar na nossa vida pessoal.
Além disso, o livro mostra uma clara luta do bem contra o mal, da liberdade contra o controle e da virtude contra a pura maldade. Entretanto, isso é algo que infelizmente é raro nas obras atuais.
Em resumo, é um mundo completo, que traz diversos elementos para reflexão e aprendizado, e indiscutivelmente divertido.
Mundo completo, complexo e profundo
De fato, falando em mundo completo, além do Senhor dos Anéis, Tolkien também escreveu o Hobbit, que é uma prequela, de certa forma.
O Silmarillion que foi escrito com o objetivo de contextualizar e fornecer informações para diversos elementos inseridos nas duas obras citadas anteriormente, como a mitologia e História da Terra Média, lugar no qual se passa a História.
Além disso, também foram publicados livros como os Contos Inacabados que são registros, anotações e esboços de J.R.R Tolkien, não finalizados em sua vida.
Assim, dada a extensão da obra, esses contos trazem diversas respostas e complementos aos livros “principais”.
Por fim, também existem outras publicações que foram compiladas pelo filho do autor, Christopher Tolkien.
Enfim, devido a tanta informação e singularidade, existem pesquisadores e instituições dedicadas a estudo sobre a obra de Tolkien, a nível acadêmico, inclusive.
Um clássico moderno
De fato, muito além dos filmes, séries, jogos ou das inúmeras adaptações que surgiram depois, é um livro obrigatório para quem valoriza grandes virtudes e para quem busca no passado, exemplos para mudar o futuro.
Uma obra cristã, apesar de também poder ser aproveitada por não-cristãos, que traz uma história belíssima, emocionante e com uma mensagem de esperança.
Por fim, é um clássico moderno que vai alcançar seu lugar entre as grandes obras literárias da humanidade.
Portanto, e você tem interesse em comprar O Senhor dos Anéis, clique aqui para fazer a compra diretamente na Amazon.