São Barnabé: Quem Foi, Biografia, Livros e 12 Curiosidades

São Barnabé um cristão primitivo, destacando-se como um dos discípulos cristãos proeminentes em Jerusalém.

Ele aparece repetidas vezes em Atos dos Apóstolos e é considerado autor de importantes documentos do primeiro século do cristianismo. Leia nossas outras biografias clicando aqui.

Quem foi São Barnabé?

São Barnabé foi uma figura muito importante no Novo Testamento e no primeiro século cristão em geral.

De acordo com Atos 4:36, Barnabé era um judeu cipriota. Nomeado apóstolo em Atos 14:14, ele e o apóstolo Paulo empreenderam viagens missionárias juntos e defenderam os convertidos gentios contra os judaizantes.

Eles viajaram juntos, convertendo pessoas e participaram do Concílio de Jerusalém, considerado o primeiro concílio cristão.

Ele e Paulo evangelizaram com sucesso entre os gentios “tementes a Deus” que frequentavam sinagogas em várias cidades helenizadas da Anatólia.

Clemente de Alexandria e alguns estudiosos atribuíram a Epístola de Barnabé a ele, mas não há consenso sobre essa informação.

Este santo é geralmente identificado como primo de Marcos, o Evangelista, com base no termo “anepsios” usado em Colossenses 4, que carrega a conotação de “primo”.

Atos 11:24 descreve Barnabé como “um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé”.

Por fim, São Barnabé é considerado um dos padres apostólicos. Leia nosso artigo sobre os Padres Apostólicos para aprender mais sobre o tema.

Biografia de São Barnabé

Veja abaixo um pouco sobre a vida desse grade nome do cristianismo dos primeiros séculos

São Barnabé nasceu em Chipre e era judeu. Participou do Concílio de Jerusalém e anunciou o Evangelho por diversas regiões. Morreu martirizado por volta do ano 61 d. C., destacando-se como um pensador importante no cristianismo primitivo.

Quando o futuro apóstolo Paulo voltou a Jerusalém após sua conversão, Barnabé o apresentou aos apóstolos.

A pregação bem-sucedida do cristianismo em Antioquia para não judeus levou a igreja em Jerusalém a enviar Barnabé para supervisionar o movimento.

No entanto, ele achou o trabalho tão extenso e pesado que foi a Tarso em busca de Paulo (ainda conhecido como Saulo), “um colega admirável”, para auxiliá-lo.

Paulo voltou com ele para Antioquia e trabalhou com ele por um ano inteiro. Assim, no final deste período, os dois foram a Jerusalém (44 DC) com contribuições da igreja de Antioquia para o socorro dos cristãos mais pobres na Judéia.

Eles voltaram para Antioquia levando consigo João Marcos, primo ou sobrinho de Barnabé. Mais tarde, eles foram para Chipre e algumas das principais cidades da Panfília, Pisídia e Licaônia.

Somente em Atos 14:14 e Atos 15: 12–25 Barnabé novamente ocupa o primeiro lugar, na primeira passagem com a lembrança de Atos 14:12, nos últimos 2, porque Barnabé estava em uma relação mais próxima com a igreja de Jerusalém do que Paulo.

Após muitas pregaçõ3es em diversos locais, Barnabé morreu martirizado por volta do ano 61 d.C.

Outra figura importante no cristianismo primitivo foi São Clemente de Roma. Clique aqui e leia uma biografia de São Clemente de Roma.

Onde São Barnabé aparece na Bíblia?

São Barnabé aparece em alguns momentos durante o Novo Testamento.

Barnabé aparece principalmente em Atos dos Apóstolos, livro do Novo Testamento que é uma narrativa da igreja cristã primitiva, especialmente nos capítulos 14 e 15. Ele também é citado em várias epístolas de Paulo.

Além disso, São Barnabé foi uma figura importante no começo do cristianismo e um dos primeiros missionários cristãos, juntamente com São Paulo.

Ele nasceu de família judia e, portanto, estima-se que tivesse conhecimento profundo a respeito da Lei de Moisés. Por isso, suas pregações convertiam muitas pessoas.

O pensador, um nativo de Chipre e um levita, aparece pela primeira vez nos Atos dos Apóstolos como um membro da comunidade cristã primitiva em Jerusalém, que vendeu algumas terras que possuía e deu os rendimentos à comunidade.

Paulo aparece como o missionário mais eloquente, de onde os Lystrans o consideravam como Hermes e Barnabé como Zeus

Por fim, vale notar que o santo é celebrado como santo na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e em outras igrejas cristãs.

Outro autor importante da mesma época é Santo Inácio de Antioquia. Leia aqui uma biografia sobre Santo Inácio de Antioquia.

Como São Barnabé morreu?

A tradição da Igreja desenvolvida fora do cânone do Novo Testamento descreve o martírio de muitos santos, incluindo a lenda do martírio de Barnabé.

A tradição dizque certos judeus que vieram para a Síria e Salamina, onde Barnabé estava pregando. Ficando exasperados com seu extraordinário sucesso, caíram sobre ele enquanto ele disputava na sinagoga, arrastaram-no para fora e, após as mais desumanas torturas, apedrejou-o até a morte.

Seu parente, João Marcos, que foi um espectador desta ação bárbara, enterrou seu corpo em particular.

Embora se acredite que ele morreu por apedrejamento, os Atos apócrifos de Barnabé afirmam que o amarraram com uma corda pelo pescoço e, em seguida, o arrastaram apenas para o local o queimariam até a morte.

De acordo com a História da Igreja de Chipre, em 478 Barnabé apareceu em sonho ao Arcebispo de Constantia (Salamina, Chipre) Anthemios e revelou a ele o lugar de seu sepulcro sob uma alfarrobeira.

No dia seguinte, Anthemios encontrou a tumba com os restos mortais do santo e um manuscrito do Evangelho de Mateus em seu peito.

Anthemios apresentou o Evangelho ao Imperador Zenão em Constantinopla e recebeu dele os privilégios da Igreja Ortodoxa Grega de Chipre, ou seja, a capa roxa que o Arcebispo grego de Chipre usa nas festas da igreja, o cetro imperial e a tinta vermelha com que ele apõe a sua assinatura.

Anthemios então colocou os veneráveis ​​restos mortais do santo em uma igreja que ele fundou perto do túmulo.

Escavações perto do local de uma igreja e mosteiro atuais, revelaram uma igreja primitiva com duas tumbas vazias, que se acredita ser a de São Barnabé e Anthemios.

Livros de São Barnabé

Existem diversos escritos cristãos atribuídos ao santo:

1. Epístola de Barnabé

Esse é o documento mais famosamente atribuído a Barnabé

Especialistas o associam à Epístola de Barnabé, embora alguns estudiosos modernos pensem que é mais provável que a epístola tenha sido escrita em Alexandria na década entre 70 d.C. e 130 d.C. Essa epístola é um extenso documento que foi muito lido pelas comunidades do local nas celebrações Eucarísticas.

Para conhecer um pouco mais sobre a Epístola de Barnabé e de outros importantes escritos do primeiro século, compre aqui uma coleção com os primeiros escritos cristãos depois da Bíblia.

2. Carta aos Hebreus

Não se sabe exatamente quem foi o autor desta carta, mas um dos possíveis nomes é São Barnabé

Ainda que a Carta aos Hebreus seja atribuída a São Paulo, já se sabe que este não é seu autor. Assim, Tertuliano e outros escritores ocidentais consideram Barnabé como o autor da Carta aos Hebreus.

Essa pode ter sido a tradição romana – que Tertuliano geralmente segue – e, em Roma, a epístola pode ter tido seus primeiros leitores.

Os estudos bíblicos modernos consideram sua autoria desconhecida, embora Barnabé, entre outros, tenha sido proposto como autores em potencial.

3. Evangelho de Barnabé

Esse livro é desconhecido atualmente, pois se perdeu com o tempo.

O Decretum Gelasianum do século V inclui um Evangelho de Barnabé entre as obras condenadas como apócrifas. No entanto, nenhum texto ou citação deste trabalho foi identificado.

Além disso, outro livro com o mesmo título sobreviveu em dois manuscritos pós-medievais em italiano e espanhol. Este documento possui tradições consideradas apócrifas pelos estudiosos.

Curiosidades sobre São Barnabé

Veja abaixo algumas curiosidades sobre São Barnabé que despertam o interesse de muitas pessoas.

Barnabé é autor da epístola aos Hebreus?

Tertuliano o nomeou como o autor da Epístola aos Hebreus, mas sua autoria é incerta.

Onde São Barnabé aparece na Bíblia?

A história de São Barnabé aparece no livro Atos dos Apóstolos, e Paulo o menciona em algumas de suas epístolas.

Como São Barnabé morreu?

A tradição cristã afirma que São Barnabé foi martirizado em Salamina, Chipre.

Qual o verdadeiro nome de Barnabé na Bíblia?

O nome real de Barnabé é José (At 4:36)

São Barnabé e protetor de que?

São Barnabé é o padroeiro de Chipre, da Antioquia e de Milão, pois a tradição diz que o santo foi o primeiro bispo da cidade.

Por que Barnabé foi chamado de Júpiter?

Barnabé e Paulo foram confundidos, respectivamente, com Júpiter (Zeus) e Mercúrio (Hermes). Paulo foi confundido por Hermes pois era ele quem falava (At 14:12), e Mercúrio é o mensageiro dos deuses.

Onde Paulo conheceu Barnabé?

Quando a Igreja de Jerusalém ficou sabendo da conversão de muitas pessoas em Antioquia, mandaram Barnabé averiguar (At 11:22). Foi assim que Paulo e Barnabé se conheceram.

Qual o outro nome de Barnabé na Bíblia?

O nome real de Barnabé é José (At 4:36)

Quem era o primo de Barnabé na Bíblia?

Marcos é primo de Barnabé, a pessoa que João Marcos, que gerou o desentendimento entre Paulo e Barnabé.

O que houve entre Paulo e Barnabé?

Barnabé queria levar João Marcos em suas missões evangelizadoras, mas Paulo era contra a ideia. Não chegando a um acordo, os dois seguiram por caminhos diferentes.

Qual era o parentesco entre Marcos e Barnabé?

Marcos e Barnabé eram primos.

Barnabé e Paulo eram parentes?

Barnabé e Paulo não eram parentes, apenas amigos e companheiros de missão. Barnabé era, no entanto, primo de Marcos.

Qual a relação entre São Barnabé e os gentios?

Atos 14:14 também é o tópico bíblico único onde chamam São Barnabé com a palavra grega para apóstolo.

São Barnabé foi, juntamente com São Paulo, um importante nome para a pregação dos gentios, tendo convertido muitas pessoas entre os pagãos da época.

Retornando dessa primeira viagem a Antioquia, eles foram a Jerusalém para consultar a igreja de lá sobre a relação dos gentios com a igreja.

De acordo com Gálatas 2: 9-10, Barnabé foi incluído com Paulo no acordo feito entre eles, por um lado, e Tiago, Pedro e João, por outro, que os dois primeiros deveriam no futuro pregar aos pagãos, não esquecendo os pobres de Jerusalém.

Assim, tendo resolvido a questão, eles voltaram novamente para Antioquia, trazendo o acordo do conselho de que os gentios deveriam ser admitidos na igreja sem adotar práticas judaicas.

Pedro veio e se associou livremente com os gentios, comendo com eles, até alguns discípulos de Tiago o criticarem por isso, como contra a lei mosaica. Diante de suas objeções, Pedro cedeu e Barnabé seguiu seu exemplo.

Paulo considerou que eles “não andavam retamente segundo a verdade do evangelho” e os repreendeu perante toda a igreja.

Paulo então pediu a Barnabé que o acompanhasse em outra viagem. Este queria levar João Marcos consigo, mas Paulo não, porque os havia deixado na viagem anterior. Os dois, então, seguiram caminhos separados.

Paulo tomou Silas como companheiro e viajou pela Síria e Cilícia; enquanto Barnabé levou João Marcos para visitar Chipre.

Pouco se sabe sobre a carreira subsequente do santo. No entanto, sabe-se que ele ainda vivia e trabalhava como apóstolo em 56 ou 57, quando Paulo escreveu I Coríntios (9: 5-6). A referência indica também que a amizade entre os dois estava intacta.

Por fim, quando prenderam Paulo em Roma (61-63), considera-se João Marcos seu discípulo, o que é considerado uma indicação de que Barnabé não vivia mais (Colossenses 4:10).

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono do Portal Odisseu e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam