Roube como um Artista: 10 Principais Lições, Resumo e Resenha

roube como um artista

Título Roube como um Artista
Autor Austin Kleon
Editora Rocco
Ano 2013
Páginas 160
Nota ★★★★★ (5 estrelas)
Link para Compra Comprar clicando aqui

Roube como um Artista é o nome do livro sobre criatividade escrito por Austin Kleon, que dá dicas importantes sobre como conseguir desenvolver o seu trabalho.

Portanto, ler Roube como um Artista é fundamental para manter a criatividade em dia e produzir muito mais, seja na escrita, na música ou em qualquer atividade. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Sinopse de Roube como um Artista

Vamos entender primeiro um pouquinho sobre o livro. Afinal, o que ele pode nos ensinar? O livro Roube Como um Artista consiste em dez dicas sobre criatividade escritas por Austin Kleon.

Em seus dez capítulos do livro – cada um dedicado a uma dica diferente –, ele reúne lições que aprendeu com os grandes nomes da história, como músicos, escritores, filósofos e cineastas. Entre as dicas importantes, estão a de aprender a usar referências de pessoas que te inspiram, começar mesmo sem ter os planos ideais, compartilhar o seu trabalho e ser persistente nos seus objetivos.

Dessa forma, ele ensina que muito do que aprendemos sobre criatividade está errado: não precisamos ser gênios super originais. Na verdade, devemos observar e “roubar” boas ideias dos outros, desde que coloquemos os créditos.

Por fim, vale notar que o livro Roube como um Artista é repleto de ilustrações, colagens e tirinhas que o próprio escritor organizou, deixando o livro muito mais fluido e passando suas lições de forma única.  Você pode comprar o livro clicando aqui.

Quem é Austin Kleon?

Austin Kleon tem crescido em popularidade nos últimos anos. No entanto, muitos ainda não o conhecem.

O autor de Roube como um Artista é Austin Kleon, um escritor que ficou famoso com seu blog e, em poucos anos, começou a publicar livros com suas próprias criações. Esse livro foi seu primeiro best-seller. Além disso, ele publicou outras obras ensinando a como produzir seu trabalho e mostrar às pessoas que o admiram, assim como manter a produtividade no dia a dia.

Criativo por natureza, ele atua em seu blog, em sua newsletter semanal e em seus livros. Ele também é ativo em suas redes sociais, especialmente o Instagram e o Twitter.  Você pode comprar o livro Roube como um Artista clicando aqui.

Biografia de Austin Kleon

Veja uma biografia resumida de Austin Kleon, o autor de Roube como um Artista e outros livros.

Austin Kleon é autor best-seller e escreveu uma trilogia de livros ilustrados sobre criatividade na era digital. Seus livros já venderam mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo. Ele é frequentemente mencionado em diversos veículos de mídia. Antes de ser escritor, trabalhou como bibliotecário, designer e redator.

Sua carreira na internet já é bem extensa, e seu sucesso na venda de livros mostra que pessoas do mundo todo se inspiram em seus ensinamentos. Leia nossas outras biografias clicando aqui.

Qual é o Resumo de Roube como um Artista?

De fato: por conta de sua importância para manter a criatividade e a produtividade, fizemos um resumo de Roube como um Artista.

Primeiramente, o autor fala que não devemos ser originais:: devemos roubar a ideia dos outros, sempre dando o devido crédito. Dessa forma, “roubaremos” diversas pessoas e criaremos nosso estilo. Em segundo lugar, ele recomenda que comecemos nossos projetos ainda que eles não estejam perfeitos na nossa cabeça: muitas vezes, só teremos noção do que queremos quando dermos os primeiros passos.

Em terceiro lugar, ele faz um convite: ao invés de buscar por algo que seja a sua cara, junte suas referências e crie aquilo que você sempre quis conhecer (seja uma música, filme ou livro).

Além disso, o autor de Roube como um Artista recomenda que você use suas mãos: faça projetos manuais e isso te ajudará ainda mais na sua criatividade.

De fato: Austin Kleon também ressalta a importância de hobbies. Esses projetos paralelos nos ajudam a pensar em soluções para o nosso próprio trabalho.

Assim, o livro também fala da importância de compartilhar o seu trabalho para colher opiniões e pegar referências.

Outra lição do livro é a de que não estamos limitados àqueles que estão próximos fisicamente: podemos entrar em contato com pessoas que nos inspiram de todos os cantos do mundo.

Dessa forma, o livro ressalta a importância de tratarmos os outros bem, sendo solicito e honesto. Nossa reputação pode girar ao redor do mundo.

Além disso, devemos ser chatos e terminar nosso trabalho, ainda que ele não esteja perfeito: devemos levar nossos projetos até o fim, pois só assim melhoraremos nos próximos.

Por fim, Austin Kleon ensina que ser criativo também é saber o que devemos deixar de fora das nossas criações: devemos saber o que subtrair.

Qual é a Resenha de Roube como um Artista?

Para fazer uma resenha de Roube como um Artista, devemos deixar claro que o livro é como um pequeno manual.

Através de dicas simples, repletas de ilustrações e frases, o autor passa sua mensagem. Portanto, o livro é extremamente curto, porém direto. O próprio autor disse, em uma entrevista, que prefere livros curtos com várias dicas do que livros excessivamente longos. Assim, Austin Kleon se mostra muito enxuto a dar suas dicas de criatividade.

A maioria delas gira em torno de entender que a originalidade é um mito, e que devemos sim copiar os outros, desde que não escondamos essa informação.

Com o tempo e com nossa experiência em executar projetos, teremos a capacidade de criar o nosso próprio estilo e nos conectarmos com nossa audiência e outros criadores que admiramos.

Dessa forma, o trunfo do livro é de que ele é extremamente válido para diversos profissionais: designers, editores de vídeo, escritores, músicos, atores, cineastas, influenciadores digitais, executivos e outros podem aprender com o livro.

Em seus outros livros, Siga em Frente e Mostre seu Trabalho, Austin Kleon dá dicas adicionais de mostrar seu conteúdo e de manter a produtividade diária. No entanto, essa é sua melhor obra até agora.

Por fim, vale a pena ler esse livro e deixá-lo na sua cabeceira para consultas constantes sempre que você se sentir sem criatividade. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Principais Lições de Roube como um Artista

As principais lições de Roube como um Artista são:

1. Roube como um Artista

Copie quem você admira e dê os créditos. Copiando várias pessoas, você criará seu próprio estilo.

2. Não espere para saber quem você é para começar

Além disso, não espere para começar seus projetos: comece-os mesmo sem ter certeza e depois faça ajustes pelo caminho.

3. Escreva o livro que você quer ler

Não espere pelo livro ou álbum perfeito: junte suas referências e faça-o você mesmo.

4. Use as mãos

De fato: devemos usarmos as mãos para treinarmos novas habilidades e despertarmos outro lado criativo.

5. Projetos paralelos e hobbies são importantes

Vale lembrar que hobbies são importantes, pois ajudam no nosso trabalho e são uma das motivações para sermos mais produtivos.

6. O Segredo: Faça um bom trabalho e compartilhe com as pessoas

É verdade que devemos compartilhar nosso trabalho e mostrar nossos frutos ao mundo, pois podemos ter efeitos benéficos com isso.

7. A geografia não manda mais em nós

De fato: a geografia não manda mais em nós. Por isso, podemos entrar em contato e trocar figurinhas com pessoas do mundo todo e usar isso ao nosso favor.

8. Seja legal (o mundo é uma cidade pequena)

Entretanto, isso traz outro lado importante: devemos tratar os outros positivamente, pois nossa reputação correrá. Um livro que fala sobre como tratar bem as pessoas é Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (leia um resumo aqui).

9. Seja chato (é a única maneira de terminar um trabalho)

Além disso, devemos terminar nossos trabalhos, persistindo nos nossos objetivos. Essa é uma importante lição de Roube como um Artista.

10. Criatividade é subtração

Por fim, para sermos criativos, devemos subtrair aquilo que não ficou bom em nossa atividade. Foco é manter o essencial e tirar todo o resto.

Quais os Pontos Negativos de Roube como um Artista?

O livro tem pouquíssimos pontos negativos que mereçam ser comentados.

Os pontos negativos de Roube como um Artista são: o autor podia ter escrito um pouco mais em alguns momentos, que parecem muito resumidos. E segundo: algumas colagens em inglês não foram traduzidas na edição brasileira.

No entanto, nenhum desses pontos impede que você leia o livro. Pelo contrário: o livro é 100% recomendado.

Quais os Pontos Positivos de Roube como um Artista?

Existem muitos pontos que merecem ser comentados, mas vou tentar resumir tudo em um parágrafo só.

Os pontos positivos de Roube como um Artista são: é uma leitura curta e fácil de ler e todas as dicas são altamente aplicáveis. As frases e imagens no livro ajudam a fixar o conteúdo e, por ser curto, você fica com gostinho de quero mais. Além disso, ele faz recomendações de livros adicionais ao fim da obra.

Isso e muito mais fazem com que o livro seja uma leitura obrigatória para quem se interessa por ser mais criativo.

Essas e outras dicas são ensinadas no livro. Pessoalmente, algumas delas foram muito originais e me ajudaram muito no meu trabalho na internet.  Você pode comprar o livro clicando aqui.

Vale a pena ler Roube como um Artista?

Afinal, vale ou não ler esse livro? Será que a crítica final é positiva ou negativa?

Vale a pena ler Roube como um Artista. O livro consegue unir dicas práticas e facilmente aplicáveis como poucos. O livro é bem curto e prático, e pode ser lido em apenas uma tarde. Isso é algo bom: você sentirá vontade de relê-lo várias vezes.

Se você tem interesse em comprar Roube como um Artista, faça a compra através da Amazon clicando aqui. Você não paga nada a mais por isso e me ajuda a manter o meu site de pé.

Outros livros de Austin Kleon

Austin Kleon é autor de outros livros, muitos deles publicados no Brasil:

1. Mostre seu Trabalho

mostre seu trabalho

Título Mostre seu Trabalho
Autor Austin Kleon
Editora Rocco
Ano 2017
Páginas 224
Nota ★★★★★ (5 estrelas)
Link para Compra Comprar clicando aqui

É a segunda parte da trilogia “Roube como um Artista”, mostrando como você pode divulgar o seu trabalho da maneira certa na internet e em outras mídias, chamando atenção para o que você produz.

2. Siga em Frente

siga em frente

Título Siga em Frente
Autor Austin Kleon
Editora Rocco
Ano 2020
Páginas 224
Nota ★★★★ (4 estrelas)
Link para Compra Comprar clicando aqui

No terceiro livro da trilogia “Roube como um Artista”, Austin Kleon mostra diversas dicas para manter-se ativo e produtivo nas suas atividades criativas e profissionais.

Roube como um Artista: o Diário

Título Roube como um Artista: o Diário
Autor Austin Kleon
Editora Rocco
Ano 2015
Páginas 224
Nota ★★★★ (4 estrelas)
Link para Compra Comprar clicando aqui

Esse “livro” é um pouco diferente. Ele consiste em uma série de atividades que vão te ajudar a despertar sua criatividade e produtividade. Vale a pena fazer todas as atividades!

Perguntas sobre Roube como um Artista

Veja as principais respostas às perguntas que fazem sobre o livro Roube como um Artista.

O que significa roubar como um artista?

Roubar como um artista significa pegar inspiração em outras fontes de arte e cultura para criar algo novo e original.

Como Roubar como um artista?

Roubar como um artista pode ser feito através do consumo de outros artistas e inspirações para incorporar de ideias e técnicas em sua própria obra e transformá-las em algo único.

Quantas páginas tem o livro roube como um artista?

O livro Roube como um Artista tem 160 páginas.

O que te faz um artista?

Ser um artista envolve ter paixão, talento e dedicação à sua forma de expressão artística, além de se inspirar em outros artistas para desenvolver o seu próprio trabalho.

Como ganhar a vida como artista?

Os artistas podem ganhar a vida através de venda de suas obras, da produção de conteúdo na internet, da prestação de serviços (físicos ou online), de cursos e outros.

Como virar artista independente?

Para se tornar um artista independente, é necessário desenvolver habilidades na sua especialidade, criar uma rede de contatos no mundo artístico, estabelecer uma presença online para promover sua obra e persistir por oportunidades de trabalho.

Como um artista pode ganhar dinheiro?

Os artistas podem ganhar dinheiro vendendo suas obras de arte, trabalhando como freelancers, fazendo conteúdo online, vendendo cursos e treinamentos, entre outras formas.

O que podemos aprender com os artistas?

Os artistas nos oferecem uma visão única e criativa do mundo ao nosso redor, e podemos aprender com sua paixão, dedicação e habilidades técnicas. Eles também podem nos inspirar a pensar fora da caixa e a experimentar coisas novas.

Como se faz um livro de artista?

Um livro de artista é uma obra de arte em si mesma, que combina imagens, textos e outros elementos criativos para contar uma história ou transmitir uma mensagem. Para fazer um livro de artista, é preciso experimentar várias técnicas e se inspirar em outras obras de qualidade.

Como começar a vender sua arte?

Para começar a vender sua arte, é possível produzir conteúdo online para chegar a mais pessoas, além de participar de eventos (presenciais e online) para ser mais conhecido.

Como vender a minha arte na internet?

Para vender arte na internet, é importante ter uma presença online sólida, como um site pessoal ou uma página do Instagram, bem como usar plataformas de venda de arte.

Que faculdade fazer para ser artista?

Não há uma faculdade específica que você precise fazer para se tornar um artista, embora muitos artistas tenham formação em belas artes ou em programas relacionados à sua forma de arte específica, como design gráfico ou animação. O mais importante é desenvolver suas habilidades e encontrar sua voz como artista.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam