Pio XII: Quem foi, Biografia, Frases, Livros e Pensamento

Divino Afflante Spiritu

O Papa Pio XII foi o papa que encabeçava a Igreja durante a Segunda Guerra Mundial e que trouxe diversas reformas à Igreja.

Veja as principais contribuições do Papa Pio XII na história da Igreja. E leia outras biografias dos papas clicando aqui.

Quem foi Pio XII?

Pio XII nasceu em Roma, Itália, em 1876. Ele se tornou Papa em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.

Pio XII nasceu em 1876, tornou-se Papa em 1939 e foi elogiado por sua diplomacia durante a Segunda Guerra Mundial, mas criticado por não ter falado publicamente contra o Holocausto. Faleceu em 1958.

Durante seu papado, Pio XII foi elogiado por sua diplomacia e habilidade em lidar com a crescente ameaça nazista, mas também criticado por não ter falado publicamente contra o Holocausto.

Ele faleceu em 1958, deixando para trás um legado controverso que continua sendo debatido até hoje. É o sucessor do Papa Pio XI (leia sua biografia aqui).

Biografia de Pio XII

Pio XII, orig. Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, (nascido em 2 de março de 1876, Roma, Itália – falecido em 9 de outubro de 1958, Castel Gandolfo), Papa (1939–1958).

Pio XII, Papa de 1939 a 1958, atuou no serviço diplomático papal antes de se tornar Papa. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou em projetos humanitários e defendeu católicos perseguidos após a guerra. Definiu o dogma da Assunção da Virgem em 1950.

Antes de suceder a Pio XI em 1939, serviu no serviço diplomático papal e como secretário de Estado da Santa Sé.

Ele foi ativo no trabalho humanitário com prisioneiros e refugiados durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi criticado por alguns por não ter feito mais para prevenir ou combater o Holocausto.

No pós-guerra, ele foi um defensor dos católicos perseguidos nos países comunistas.

Em 1950 definiu o dogma da Assunção corporal da Virgem. Deu grande importância à Virgem Maria assim como o papa Leão XIII (leia sua biografia aqui).

Frases de Pio XII

“Você não perde nada com a paz. Você pode perder tudo através da guerra.”

“Durante séculos, os judeus foram tratados injustamente e desprezados. É hora de serem tratados com justiça e humanidade. Deus o quer e a Igreja o quer. São Paulo nos diz que os judeus são nossos irmãos. Eles também devem ser recebidos como amigos.”

“Separar o tabernáculo do altar é separar duas coisas que por sua origem e natureza devem permanecer unidas.”

“O dia em que a Igreja abandonar sua língua universal será o dia em que ela retornará às catacumbas.”

“Deus não criou uma família humana composta de membros segregados, dissociados e mutuamente independentes. Não; ele os teria todos unidos pelo vínculo de amor total a Ele e consequente autodedicação em ajudar uns aos outros para manter esse vínculo intacto.”

“A fé da Igreja é esta: Que um e idêntico é o Verbo de Deus e o Filho de Maria que padeceu na Cruz, que está presente na Eucaristia e que reina no Céu.”

“Desejar a graça sem recorrer à Virgem Mãe é desejar voar sem asas.”

“Alimentar os pássaros também é uma forma de oração.”

“Não há meio mais seguro de invocar a bênção de Deus sobre a família do que a recitação diária do Rosário.”

“A verdadeira ciência descobre Deus em um grau cada vez maior – como se Deus estivesse esperando atrás de cada porta aberta pela ciência.”

Livros de Pio XII

Veja os principais documentos papais do Papa Pio XII.

1. Summi Pontificatus

A encíclica Summi Pontificatus é do Papa Pio XII e trata da unidade da sociedade humana, criticando o racismo, a superioridade cultural e o estado totalitário. Estabelece o quadro teológico para futuras encíclicas e pede a restauração da Polônia independente.

Assim como o Papa Pio IX (leia sua biografia aqui), teve uma importância na política muito relevante.

2. Divino Afflante Spiritu

A encíclica Divino Afflante Spiritu foi emitida pelo Papa Pio XII e convocou novas traduções da Bíblia para línguas vernáculas usando as línguas originais em vez da Vulgata Latina. Esta encíclica incentivou o estudo da crítica textual e permitiu o uso do método histórico-crítico na interpretação bíblica. Leia um resumo desse documento aqui.

3. Mediator Dei

Mediator Dei é uma encíclica do Papa Pio XII que enfatiza a importância da liturgia e sugere a participação ativa dos fiéis nas cerimônias litúrgicas e na vida da paróquia.

4. Humani Generis

Humani Generis é uma encíclica de Pio XII sobre as falsas opiniões que ameaçam minar a doutrina católica. Aborda temas como a evolução, críticas ao Antigo Testamento, a Nouvelle théologie e outros.

5. Ingruentium Malorum

É uma encíclica sobre a recitação do rosário. Ela apela pela intensificação das tradições de devoção ao Rosário e recomenda a recitação em família, pedindo à Virgem Maria que obtenha paz para indivíduos, famílias, povos, nações e para a Igreja.

6. Ad Apostolorum Principis

Ad Apostolorum principis é uma encíclica do Papa Pio XII sobre o comunismo e a Igreja na China. Ela descreve as perseguições sistemáticas à Igreja e as tentativas do governo de estabelecer uma Igreja Católica patriótica, independente de Roma. Condenou esse regime autoritário, como fez o Papa São Pio X (leia sua biografia aqui).

Pensamento de Pio XII

Veja as principais contribuições de Pio XII sobre diversas áreas.

1. Ciência e Religião

Para Pio XII, ciência e religião eram irmãs celestiais, diferentes manifestações da exatidão divina, que não poderiam se contradizer a longo prazo.

2. Evolução

Pio XII afirmou que não havia base suficiente para uma crença abrangente na evolução, mas reconheceu que a origem do corpo humano a partir de matéria viva é uma questão legítima para a ciência.

Ele afirmou que os católicos são livres para formar suas próprias opiniões, mas devem fazê-lo com cautela, sem confundir fato com conjectura, respeitando o direito da Igreja de definir questões relacionadas à Revelação.

3. Planejamento familiar

Pio XII aceitou o método da tabelinha como forma moral de planejamento familiar, embora apenas em circunstâncias limitadas, dentro do contexto da família. Os historiadores consideram suas declarações como a primeira aceitação explícita da Igreja Católica do método.

4. Relação matrimonial

O Papa Pio XII ofereceu, em seu discurso às parteiras, uma compreensão dos prazeres sexuais e que os cônjuges não fazem nada de mal em buscar esse prazer, já que é algo estabelecido pelo Criador.

5. Consciência pessoal

O papa acreditava que a consciência é o núcleo mais interno e secreto do homem, um santuário onde a voz de Deus ressoa e onde se decide entre o bem e o mal. O respeito pela consciência é visto como essencial para a independência do adulto.

6. Teologia médica

O Papa Pio XII dirigiu-se aos profissionais médicos sobre vários tópicos, como direitos e dignidade dos pacientes, responsabilidades médicas, implicações morais de doenças e uso de remédios e os direitos dos familiares de tomar decisões.

7. Bíblia Sagrada

Em 1943, Pio XII encorajou os teólogos a revisitar os textos originais da Bíblia em grego e hebraico e pedindo uma melhor compreensão da história e tradições judaicas antigas. Ele solicitou aos bispos que iniciassem estudos bíblicos para leigos e enfatizou a importância de usar a sagrada escritura em sermões e instrução religiosa.

8. Mariologia

O Papa Pio XII baseou-se no dogma da Imaculada Conceição e definiu a Assunção de Maria em 1950. Ele enfatizou o papel de Maria como mãe de todos os membros de Cristo e deixou em aberto a questão de seu papel na salvação.

9. Reforma Litúrgica

A encíclica Mediator Dei liga a liturgia à última vontade de Cristo, afirmando que o culto que Ele instituiu deve continuar sem interrupção. Ele renovou as antigas tradições litúrgicas e aumentou os serviços não latinos, enfatizando que a arte sacra moderna deveria ser reverente.

10. Unidade da Humanidade

O Papa Pio XII enfatizou a natureza universal do cristianismo e rejeitou a hostilidade e a superioridade racial e nacional em seu pontificado. Ele enfatizou que todas as raças são amadas por Cristo sem exceção e que as diferenças de nacionalidade e raça não importam.

Assim com o papa Bento XV (leia sua biografia aqui), teve importante atuação diplomática em guerras.

Importância e Legado de Pio XII

A controvérsia que acompanhou Pio ao longo de sua vida não parou com sua morte. Muito ainda se discute.

Após sua morte, o papa Pio XII foi efusivamente elogiado por líderes mundiais e especialmente por grupos judeus por suas ações durante a Segunda Guerra Mundial em nome dos perseguidos.

Ele foi retratado no dramaturgo alemão Rolf Hochhuth ‘s The Deputy (1963) como indiferente ao Nazismo genocídio.

O livro de John Cornwell sobre Pio, o Papa de Hitler (1999), caracterizou-o como anti-semita. Ambas as representações, no entanto, carecem de comprovação credível.

O fato é que o papa Pio XII não fechou os olhos para o sofrimento, mas optou por usar a diplomacia para ajudar os perseguidos.

É impossível saber se uma condenação mais direta do Holocausto teria se mostrado mais eficaz em salvar vidas, embora provavelmente teria assegurado melhor sua reputação.

Perguntas sobre Pio XII

Veja as principais perguntas que as pessoas fazem a respeito do Papa Pio XII

O que o Papa fez durante a Segunda Guerra Mundial?

O Papa Pio XII mostrou uma resistência silenciosa aos regimes autoritários, salvando diversos judeus do regime nazista.

Por que permanece parado o processo de canonização do Papa Pio XII?

Por causa dos boatos que circularam a respeito do Papa Pio XII apoiar Hitler, muitas pessoas questionaram a canonização do Papa Pio XII e o processo foi interrompido.

Como foi o papado de Pio XII?

O Papa Pio XII trouxe reformas na liturgia e no estudo bíblico, além de ter feito uma resistência aos regimes autoritários.

Quem foi o papa antes de Pio XII?

O papa anterior a Pio XII foi Pio XI.

Quem foi o papa depois de Pio XII?

O Papa depois de Pio XII foi São João XXIII.

Por que Pio XII é importante?

O Papa Pio XII foi importante pois com sua influência, ele conseguiu salvar diversos judeus que eram perseguidos pelo regime nazista.

Pio XII virou santo?

Por causa dos boatos que circularam a respeito do Papa Pio XII apoiar Hitler, muitas pessoas questionaram a canonização do Papa Pio XII e o processo foi interrompido.

Pio XII foi canonizado?

Por causa dos boatos que circularam a respeito do Papa Pio XII apoiar Hitler, muitas pessoas questionaram a canonização do Papa Pio XII e o processo foi interrompido.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono do Portal Odisseu e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam