Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos: Resenha Completa

os 4 temperamentos na educação dos filhos
Título Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos
Autor Ítalo Marsili
Editora Kírion
Ano 2018
Páginas 144
Nota ★★★★★ (5 estrelas)
Link de compra Comprar clicando aqui

Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos é o primeiro livro do psiquiatra Ítalo Marsili, onde ele trata sobre a ferramenta dos temperamentos nas relações humanas.

Sendo assim, saber o que o livro ensina é fundamental para melhorar as relações na família, nas amizades e até mesmo na vida profissional. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Qual é a Sinopse de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos?

O livro é curtinho, mas é muito profundo. Ele traz de volta esse conhecimento tão importante que é o dos temperamentos.

O livro mostra quais são os 4 temperamentos (melancólico, fleumático, colérico e sanguíneo) e te ensina a identificar o seu. Ele mostra também como eles se relacionam e como você pode usar essa ferramenta a seu favor para se conhecer melhor, amadurecer e melhorar suas relações humanas.

Portanto, a obra mostra como o temperamento não é uma muleta, e que ele deve ser usado como uma ferramenta que te permitirá ir mais longe e se conhecer mais.

Assim, a sinopse de os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos  é a de o livro é um guia básico para se conhecer melhor através do seu temperamento, além de conhecer melhor os outros. Vale a pena conferir o livro e outras obras complementares, como Mapas do Significado (leia um resumo clicando aqui).

Qual é o Resumo de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos?

O livro, apesar de curto, não é tão simples: é preciso entender o significado simbólico por trás dele. Por isso, preparei um resumo da estrutura da obra:

Primeiramente, Dr. Ítalo ensina o que são os temperamentos e como identificar o seu. Em seguida, ele ensina como você pode se relacionar melhor com as pessoas de outros temperamentos. Por fim, ele dá lições de como amadurecer usando seu temperamento ao seu favor. O livro também ensina a diferenciar temperamento de personalidade, além de mostrar as melhores práticas espirituais para cada temperamento.

Dessa forma, para pensar em um resumo de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos, é preciso saber que ele vai do mais simples ao mais complexo.

Primeiramente, o livro fala do temperamento, que é uma estrutura fixa do ser humano (e não pode ser mudada). Sendo assim, é preciso descobrir o seu vendo como é o seu comportamento.

Em segundo lugar, o livro fala que cada temperamento interage com o outro de determinada forma. Portanto, é preciso aprender a lidar com eles respeitando suas particularidades.

Por fim, o livro ensina as práticas religiosas de cada temperamento (oração para o sanguíneo, jejum para o fleumático, esmola para o colérico e prática das virtudes pelo melancólico).

No anexo, ele mostra que temperamento e personalidade são coisas diferentes, e que, quanto mais maduro, menos reconhecível é o temperamento. Por exemplo: Viktor Frankl, com sua história de vida, com certeza conseguiu superar as limitações de seu temperamento (leia um resumo de seu livro Em Busca de Sentido clicando aqui).

Quem é o autor de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos?

Muitos já ouviram falar dos temperamentos, mas nem todos conhecem o Dr. Ítalo Marsili. Por isso, fiz uma pequena biografia.

O autor de Terapia de Guerrilha é Ítalo Marsili, um psiquiatra conhecido por seus ensinamentos sobre relacionamentos, família e amadurecimento.  Além disso, Ítalo Marsili é um verdadeiro fenômeno nas redes sociais, possuindo diversos seguidores (especialmente no Instagram e no YouTube).

Ele é dono do Guerrilha Way, um programa de desenvolvimento pessoal muito conhecido aqui no Brasil. Atualmente, ele é um influencer com mais de um milhão de seguidores.

Muitos gostam do estilo de falar dele, bastante informal e bem humorado. Mas quando é preciso, ele usa termos mais filosóficos e explica as coisas de forma bastante profunda. Leia uma biografia completa com as principais lições do Ítalo Marsili clicando aqui.

Outros Livros de Ítalo Marisli

Os livros de Ítalo Marsili falam sobre diversos assuntos, e todos eles têm uma qualidade muito alta.

Veja abaixo os principais livros do Dr. Ítalo:

1. Terapia de Guerrilha

Em Terapia de Guerrilha, o Dr. Ítalo ensina diversas técnicas de amadurecimento em várias áreas da nossa vida: família, trabalho, estudos, fé, relacionamentos. Com um tom bem humorado e informal, ele passa lições filosóficas profundas.

>> Clique aqui para ler uma resenha completa de Terapia de Guerrilha.

2. Como não Planejar o Ano Feito um Idiota

Nesse livro, publicado no formato de e-book, Ítalo Marsili ensina como planejar as metas de ano novo da melhor forma possível para conseguir cumprir seus objetivos.

>> Clique aqui para ler uma resenha completa de Como não Planejar o Ano Feito um Idiota.

3. O Chapéu do Mago

Nesse livro mais filosófico chamado O Chapéu do Mago, Ítalo Marsili pega a simbologia do tarot e correlaciona esse conhecimento profundo com pontos essenciais da filosofia e da psicologia.

>> Clique aqui para ler uma resenha completa de O Chapéu do Mago.

4. Elogio aos Quatro Temperamentos

O Elogio aos Quatro Temperamentos é um livro mais simbólico ainda, e retorna ao tema dos temperamentos. Existem várias poesias e imagens que ajudam na compreensão do leitor.

O que são os 4 Temperamentos?

Mas afinal, o que são esses tais temperamentos? Muitas pessoas sequer ouviram falar desse termo ao longo de toda a vida.

Os temperamentos são uma estrutura mineral do ser humano. Ou seja: todos nascemos com um temperamento, herdando dele certas características naturais positivas e negativas. Portanto, eles não mudam, e deve-se aprender a conviver com seu temperamento da melhor forma possível. No entanto, quanto mais se é maduro, menos o temperamento é notado e menos somos inclinados aos defeitos de cada temperamento.

Portanto, devemos usá-lo não como muleta, mas como ferramenta de amadurecimento para que tenhamos melhores relações com as pessoas da nossa família, do nosso trabalho e de todos os outros ambientes.

Outro livro muito bom sobre amadurecimento é 12 Regras para a Vida, que eu recomendo muito! Leia um resumo de 12 Regras para a Vida clicando aqui.

Quais são os 4 Temperamentos?

Os 4 temperamentos são simbolizados pelos 4 elementos da filosofia clássica. Eles possuem características similares às dos elementos.

Os 4 temperamentos são:

1. Colérico

Primeiramente, o colérico é como o fogo: é quente e seco. Expande e  marca. Sendo assim, o colérico costuma ter primeiras reações mais expansivas e guarda as coisas por longos tempos. De forma geral, são os mandões e conhecidos por serem mais estressados. No entanto, podem ser bons líderes e grandes referências para os outros.

2. Sanguíneo

Em segundo lugar, o sanguíneo é como o ar: é quente e úmido. Expande e envolve. Portanto, ele costuma ter primeiras reações mais expansivas e não costuma guardar as coisas por muito tempo. Assim, tendem a ser muito falantes e esquecidos. No entanto, se maduros, podem alegrar o ambiente e usar as palavras a seu favor nas relações humanas.

Um livro que ensina muito bem o poder das palavras para o trato com os outros é Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (leia um resumo clicando aqui).

3. Melancólico

Em terceiro lugar, o melancólico é como a terra: é frio e seco. Contrai e marca. Sendo assim, suas primeiras reações são lentas, mas ele costuma guardar as impressões que recebe. Portanto, tende a viver no seu próprio mundo e a ser muito metódico. No entanto, ao amadurecer, torna-se uma pessoa profunda e extremamente fiel às pessoas e aos ideais.

4. Fleumático

Por fim, o fleumático é como a água: é frio e úmido. Contrai e envolve. Dessa forma, suas primeiras reações são lentas, e ele continua por mantê-las dessa forma ao longo do tempo. Dessa forma, costumam ser apáticos e lentos. No entanto, se maduros, tornam-se pessoas conciliadoras e calmas, ótimas para resolver diversos tipos de situações.

Essa calma pode ajudar em muitas tarefas, pois ele pode olhar as coisas com certa distância. Um livro que fala de maneira interessante sobre tomar distância para observar assuntos é A Abolição do Homem, de C. S. Lewis (leia um resumo do livro clicando aqui).

Quais as Principais Lições de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos?

O livro tem tantas lições que seria difícil colocar tudo aqui. Mas separei, em frases curtas, as que se destacam na minha opinião.

As principais lições de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos são:

1. O temperamento não muda, ele é fixo

Segundo o Dr. Ítalo (e vários outros pensadores que vieram antes), o temperamento é uma estrutura mineral. Ou seja: uma pessoa não pode mudar o seu temperamento, já que ela nasce e morre com ele. O que a pessoa pode fazer é controlar as inclinações negativas do seu temperamento através da maturidade do autodomínio.

Sendo assim, vale buscar o aperfeiçoamento pessoal e a maturidade, e o progresso espiritual pode ter relação com isso. Para saber mais, leia aqui um resumo de Cristianismo Puro e Simples, um clássico de espiritualidade!

2. Você não pode usar seu temperamento como muleta: deve usá-lo a seu favor

De fato, várias pessoas falam que têm problemas de impaciência, inconstância, preguiça e muitos outros por causa do seu temperamento. No entanto, o temperamento não deve servir como desculpas para fazer coisas erradas: cada um deve dominá-lo e buscar suprir suas faltas pessoais com o amadurecimento.

3. Seus filhos e seus parceiros podem ser tratados de forma diferente de acordo com cada temperamentos

Em uma família, existem pessoas de vários temperamentos, e o tratamento com cada uma delas pode ser diferente de acordo com esse fator. Por exemplo: um colérico pode gostar de ser desafiado para cumprir as tarefas, mas um fleumático pode não responder tão bem a esse estímulo, sendo melhor falar de maneira clara o que ele deve fazer.

Isso é bem similar quando se fala em linguagens de amor, pois cada pessoa se sente amado de forma diferente. Para saber mais sobre as 5 Linguagens do Amor, clique aqui e leia um resumo do livro que deu origem ao assunto.

4. O seu temperamento pode ser usado como ferramenta para amadurecimento na fé

Um ponto fundamental do livro é mostrar como cada temperamento pode progredir na vida espiritual por formas diferentes. Segundo o Dr. Ítalo Marsili, o fleumático progride através do jejum, o sanguíneo progride por meio da oração, o colérico progride através da esmola e o melancólico progride por meio da prática das virtudes.

Isso pode te ajudar muito se você estiver fazendo práticas que não estejam dando muitos resultados!

No entanto, vale lembrar que todos podem praticar todas as 4 modalidades: é apenas recomendável que se comece pela qual você tem mais afinidade.

5. Temperamento e personalidade são coisas diferentes. Assim, quanto mais maduro, menos reconhecível é o temperamento

Quando uma pessoa é imatura, é bem fácil perceber o seu temperamento, pois as qualidades típicas de cada um saltam nos olhos. No entanto, quando a pessoa é madura, fica mais difícil discernir, já que o indivíduo controlou um pouco suas inclinações negativas.

Uma forma de amadurecer é lendo o outro livro do Ítalo Marsili, Terapia de Guerrilha. Leia um resumo do livro clicando aqui!

De fato: o livro tem muitas lições além dessas, mas acho que essas conseguem sintetizar um pouco da qualidade dele.

Para entender exatamente o que ele pode oferecer, só lendo você mesmo!

O Livro fala só sobre os Temperamentos na Educação dos Filhos?

Com o nome de temperamento “na educação dos filhos”, muitos podem achar que esse é um livro exclusivo para quem quer educar suas crianças. No entanto, não é assim.

O livro fala sobre os 4 temperamentos em todos os aspectos da vida: relações de todo tipo (familiares, amorosas, trabalho), autoconhecimento, maturidade, religião e outros. Ou seja: é ideal para quem quer começar a entender sobre o assunto.

Portanto, o livro é um manual útil para entender como aplicar os temperamentos em diversas áreas, e não apenas na educação dos filhos. E você pode comprar o livro clicando aqui!

Qual é a Resenha de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos?

O livro do Dr. Ítalo é mais do que recomendado, porque tem uma qualidade acima da média. É muito bem feito e bastante profundo.

Em primeiro lugar, o livro é um guia curto para aprender a lidar com o seu temperamento e a compreender que outras pessoas têm constituições diferentes da sua. Portanto, o livro é ótimo para quem precisa entender a lidar com pessoas diferentes, pois cada um tem seu próprio temperamento. Além disso, a obra aborda diferentes aspectos da vida, e não só a educação dos filhos.

Sendo assim, a resenha de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos é positiva, e esse livro deve ser conferido por todos.

Ao contrário do que muitos dizem, o livro não é apenas para a educação dos filhos: é um guia completo sobre o assunto, além de ser bom para iniciantes no assunto. Outro ótimo livro sobre educação dos filhos é o Blueprint Homeschooling (leia um resumo clicando aqui).

Quais os Pontos Negativos de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos?

Nada é perfeito, e esse livro tem um ou outro ponto que eu acho que poderia ser mais aprofundado. Mas nada que impeça a leitura.

Os pontos negativos de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos são: o livro é muito sintético em alguns assuntos, e seria legal aprofundá-los (por exemplo, na parte das práticas religiosas). Além disso, a obra podia abordar um pouco mais as diferentes relações humanas, como amizades e outros tipos de parentesco.

No entanto, isso não tira o brilhantismo do livro do Dr. Ítalo sobre o assunto. Torço pra que haja uma segunda edição com ainda mais detalhes.

Quais os Pontos Positivos de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos?

O livro é fantástico, e já disse isso. Mas eu queria ressaltar aqueles pontos que se destacaram, na minha opinião. Vamos lá.

Os pontos positivos de Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos são: ele te ajuda a entender que nem todos pensam como você, o que pode te gerar um amadurecimento muito grande. Ele faz com que você compreenda que seu temperamento deve ser usado a seu favor, e ensina como usar seu temperamento para progredir na sua fé. Ele também ajuda a distinguir temperamentos e personalidade. Por fim, ele mostra como os temperamentos podem lidar uns com os outros.

Eu recomendo esse livro 100%. Se for lido com atenção, revisado constantemente e colocado em prática, pode ser um dos livros mais importantes para o seu amadurecimento. Você pode comprar o livro clicando aqui!

Vale a Pena Ler Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos?

Pelo meu entusiasmo lendo o livro, você já deve ter percebido que eu adoro a obra. Mas será que vale a pena mesmo ler?

Vale a pena ler Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos. O livro dá os pilares de como identificar seu temperamento, como amadurecer usando-o a seu favor e como se relacionar com pessoas de outros temperamentos. Além disso, o livro mostra que o temperamento é algo positivo, e não algo que te prende em um local e te impede de amadurecer.

Se você tem interesse de comprar o livro Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos, eu te convido a comprar através desse link (clique aqui). Assim, você me ajuda a manter o meu trabalho de pé!

Obrigado pela leitura.

>> Compre o livro Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos clicando aqui.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam