O Monge e o Executivo: Resenha, Resumo e 7 Principais Lições

monge e executivo
Título O Monge e o Executivo
Autor James C. Hunter
Editora Sextante
Ano 2004
Nota ★★★★★ (5 estrelas)
Link para Compra Comprar clicando aqui

O Monge e o Executivo é um livro que fala de liderança, sendo muito lido e estudado por grandes empresários e empreendedores de todo o mundo.

Portanto, se você quer aprender a liderar melhor e a conquistar seus objetivos, a leitura dessa obra é muito importante. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Qual é a Sinopse de O Monge e o Executivo?

Antes de partir pros detalhes aprofundados do livro, é importante ter uma pequena sinopse da obra.

O livro conta a trajetória de Leonard Hoffman, um grande empresário que optou por deixar sua carreira para trás para se tornar um monge. Dessa forma, ao longo do livro, ele vai ensinando um grupo de pessoas poderosas lições para se tornar um executivo e um líder melhor.

Esse é um livro bem inspirador, falando sobre liderança e desenvolvimento pessoal através de uma história com vários personagens cativantes. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Quem é o autor de O Monge e o Executivo?

Mas, afinal, quem é o autor do livro? Precisamos saber pra ter certeza se ele tem credibilidade.

O autor de O Monge e o Executivo é James C Hunter, um palestrante e consultor norte-americano com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo. Com sua experiência de mercado, Hunter dá palestras em diversos países sobre suas principais lições profissionais e de desenvolvimento pessoal.

Ou seja, é possível ver que esse profissional está muito capacitado para falar de liderança e sucesso profissional.

Outro livro muito interessante escrito por um palestrante famoso é O Milagre da Manhã (leia um resumo do livro clicando aqui).

Quais são os livros de James C Hunter?

Os principais livros de James C Hunter são:

1. O Monge e o Executivo

O principal livro do autor, contando através de uma história ficcional sobre os princípios da liderança e como se espelhar na figura de Jesus Cristo para adquirir autoridade verdadeira. Compre o livro clicando aqui.

2. De Volta ao Mosteiro

O livro De Volta ao Mosteiro é a continuação de O Monge e o Executivo, se passando 2 anos depois da primeira obra. O personagem principal se encontra com novos problemas pessoais e profissionais, e o monge passa diversas outras lições sobre liderança, gestão e formação de equipes. Compre o livro De Volta ao Mosteiro clicando aqui.

3. Como se Tornar um Líder Servidor

Como se Tornar um Líder Servidor é o terceiro livro da trilogia e penetra mais fundo nos princípios de liderança dos outros livros, mostrando que um líder deve primeiro servir e saber fazer sacrifícios em nome de sua equipe. Assim, ele exercerá a verdadeira autoridade e levará as pessoas naturalmente consigo. Compre o livro Como se Tornar um Líder Servidor clicando aqui.

Esses livros tratam todos sobre os assuntos de liderança e sucesso em vários âmbitos da vida.

Quais são as Frases de O Monge e o Executivo?

As principais frases de O Monge e o Executivo são:

“Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino.”

“O maior líder da história, Aquele que mais serviu, um paradoxo interessante.”

 “O modelo de liderança é Jesus Cristo. Ninguém como Ele conseguiu influenciar tantas pessoas até os dias de hoje usando o Amor.”

“Tanto as crianças como os adultos precisam de um ambiente com limites, um lugar onde haja padrões estabelecidos e onde as pessoas sejam responsáveis.”

“A autêntica liderança se apoia sobre a autoridade e não sobre o poder.”

“A vontade são as escolhas que fazemos para aliar nossas ações às nossas intenções. Estou querendo dizer que, ao final, todos temos que fazer escolhas a respeito de nosso comportamento e aceitar a responsabilidade por essas escolhas.”

Qual é o Resumo de O Monge e o Executivo?

Um pequeno resumo do livro vai ajudar a entender como ele pode te ajudar nos seus desafios da vida, então segue abaixo:

O personagem principal busca ajuda espiritual em um mosteiro depois de ter problemas pessoais e profissionais. Lá, ele encontra um monge que o ensina sobre as dificuldades que o líder tem para guiar seus liderados, e como deve abdicar de suas preferências pessoais. O líder deve se doar pelos seus colaboradores e estreitar laços, iniciativas que dão verdadeira autoridade. O livro usa o exemplo de Jesus Cristo e faz várias analogias de liderança com a fé cristã.

Primeiramente, o livro começa com John Dailly, uma pessoa bem sucedida que, repentinamente, se vê com problemas na empresa em que trabalha e em suas relações familiares.

Assim, sua esposa o encoraja a procurar ajuda espiritual, algo que ele faz ao procurar um mosteiro.

Dessa forma, ao chegar lá, ele conhece Leonard Hoffman, um executivo de muita fama por suas lições sobre liderança que abandonou o mundo corporativo para tornar-se um monge de nome Simeão.

De fato: o personagem principal já tinha sonhos por anos no qual ele ouvia a frase “Ache Simeão e ouça-o”. Com isso, ele passa a escutar as lições do curso de liderança de Hoffman.

Em primeiro lugar, o monge fala sobre o amor e o sacrifício, e como um líder deve fazer escolhas difíceis que envolvam seus liderados. Assim, o líder é aquele que age não de acordo com os gostos pessoais, mas de acordo com o correto a se fazer.

Dessa forma, o líder deve se doar pelas pessoas que lidera, provocando uma alteração no ambiente na qual as pessoas ficam satisfeitas. (Outro livro de liderança que vale a pena ler é Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, então leia um resumo dele clicando aqui).

Assim, laços são criados e as pessoas passam a obedecer o líder ou mentor sem medo, mas porque ele possui verdadeira autoridade.

Por exemplo: Jesus Cristo foi o homem que mais serviu e foi o melhor líder da história. Devemos ter essa capacidade de serviço em nossos corações para que lideremos melhor nossas equipes.

Por fim, o líder não é simplesmente aquela pessoa que manda e sim aquele que sabe dar as funções para seus funcionários, deixando-os satisfeitos com seu trabalho. O líder deve se doar pela sua equipe.

O Monge e o Executivo é um livro religioso?

Por causa da história do livro, muitos acham que esse livro é voltado para o público cristão apenas, mas será mesmo?

Ainda que o livro tenha muitas lições sobre Jesus Cristo e sobre o amor e a doação, O Monge e o Executivo não é um livro religioso. Esse é livro que pode e deve ser lido por pessoas de todas as crenças e até mesmo ateus, pois as citações que o autor faz de Jesus e da Bíblia servem como contexto para as suas explicações a respeito da liderança e da autoridade.

Sendo assim, é possível dar de presente para uma pessoa que não é cristã sem problemas, pois o foco está nas lições sobre autoridade.

A história de O Monge e o Executivo é real?

Muitos se questionam se a história desse livro é de verdade ou foi inventada pelo autor para ensinar seus princípios.

A história de O Monge e o Executivo não é real. O autor adaptou diversas de suas experiências em uma narrativa ficcional para conseguir prender a atenção do leitor e conseguir passar as suas lições sobre liderança de uma forma mais interessante para quem acompanha o livro.

Ou seja: ele faz o mesmo que outros livros, como o clássico do mundo das finanças O Homem mais Rico da Babilônia (leia um resumo do livro clicando aqui).

Quais são as as principais lições de O Monge e o Executivo?

As principais lições de O Monge e o Executivo são:

1. O Líder não age por gosto pessoal

Primeiramente, o líder não age apenas por gosto pessoal: ele age de acordo com o que é certo. Por isso, não devemos deixar nossas preferências atrapalharem no processo de liderança. Isso mostra que a liderança não é só algo bom: também exige sacrifícios que muitas pessoas podem não conseguir fazer.

2. Devemos nos doar pelos outros

Em segundo lugar, o livro nos ensina que devemos nos doar pelos outros, especialmente por aqueles que dependem de nós. É daí que vem a verdadeira liderança: as pessoas notam a sua autoridade naquele momento e te seguem sem que você precise se impor de uma forma violenta.

3. Jesus Cristo foi o maior líder vivo

Em terceiro lugar, a obra mostra como Cristo foi o maior líder da história justamente pela sua capacidade de doação pelos outros. Portanto, devemos nos espelhar nele como líder, pois até hoje bilhões de pessoas seguem os seus ensinamentos por livre e espontânea vontade.

4. Não dá para Liderar pelo Medo

De fato: se você quer liderar uma equipe, isso não deve ser feito por medo. A liderança deve vir pela autoridade, que só é conquistada sendo competente e servindo. O medo só faz as pessoas seguirem por um pequeno momento, mas essa liderança pode ruir em pouco tempo e arruinar os seus planos profissionais.

5. O Líder Precisa saber Delegar

Além disso, o líder não quer fazer tudo por si mesmo: ele sabe delegar as funções de acordo com a capacidade dos membros de sua equipe. Sendo assim, ele precisa ficar de olho nas capacidades de cada membro e saber quais são mais aptos a cada função.

6. Devemos ter Responsabilidade sobre Nossas Escolhas

De fato, devemos arcar com nossas escolhas, ainda que elas tenham sido erradas. Sendo assim, devemos entender que nós somos os responsáveis por nossas próprias vidas: delegar as nossas escolhas pode nos frustrar, então vale a pena refletir sobre as escolhas e tomar sua responsabilidade.

7. Nem sempre os projetos vão dar certo

Por fim, nem sempre os projetos que você tem vão dar certo, mas, como líder, você precisa estar pronto para essas eventualidades. Assumir as responsabilidades e entender o motivo dos erros vai te tornar um líder melhor e fazer as pessoas confiarem no seu discernimento e autoridade.

O que é ser um bom líder em O Monge e o Executivo?

O principal tema do livro é sobre liderança, mas o que é um bom líder segundo essa obra clássica?

Primeiramente, um bom líder é aquele que sabe servir e se doar. O livro usa o exemplo de Jesus Cristo, que sempre se doou pelas pessoas que acreditavam nele. Portanto, devemos imitá-lo na sua capacidade de liderança. Sendo assim, seremos capazes de liderar de forma que consigamos fazer com que as pessoas sob nossa autoridade queiram nos obedecer, e não através do medo ou ameaças.

O líder não impõe pela força, e sim pela autoridade natural: as pessoas desejam segui-lo por livre e espontânea vontade. Isso é um conceito bem diferente do que muitos pensam sobre autoridade.

Outra figura de autoridade bem famosa nos livros é o pai rico na obra Pai Rico, Pai Pobre (leia um resumo do livro clicando aqui).

Quais os Pontos Negativos de O Monge e o Executivo?

O livro não é perfeito, como nada da vida. Resumi os pontos negativos no parágrafo abaixo:

Os pontos negativos de O Monge e o Executivo são: o livro às vezes enrola muito para dar suas lições, demorando na parte narrativa da obra. Além disso, algumas lições do livro tendem a ser superficiais, uma vez que não é uma obra que aprofunda tanto.

Mas isso não prejudica a leitura da obra: é possível tirar muitas lições importantes desse clássico livro de liderança.

Quais os Pontos Positivos de O Monge e o Executivo?

Por outro lado, os pontos positivos do livro são vários, de forma que é difícil resumir.

Os pontos positivos de O Monge e o Executivo são muitos: o livro é um verdadeiro manual de liderança, mostrando que o líder atua através da doação para a sua equipe, mostrando que o medo não cria autoridade de verdade. O livro ensina como ter melhores relações pessoais e profissionais, além de ser fácil de ler (já que é contado como uma história ficcional).

É por esse motivo que o livro é escolhido por muitas pessoas na hora de começar a ter hábito de leituras, e é o motivo de ser um dos principais livros de desenvolvimento pessoal. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Vale a Pena ler O Monge e o Executivo?

Se você leu o artigo até aqui, já deve imaginar a minha opinião, mas vou deixar claro se acho que vale a pena ou não comprar o livro.

Vale a pena ler O Monge e o Executivo. Seja você um líder de empresa ou não, as lições nessa obra vão te ensinar a se doar mais pelas outras pessoas e a construir laços mais verdadeiros em todos os ambientes. Além disso, o livro mostra suas lições através de uma história, o que ajuda a deixar a narrativa ainda mais interessante.

Se você tem interesse em comprar O Monge e o Executivo, faça a compra do livro clicando aqui. Você não paga nada a mais por isso e ajuda nosso site a se manter de pé.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam