Jordan Peterson é um dos intelectuais mais influentes da atualidade, com seus ensinamentos e ideais chegando a centenas de milhares de pessoas.
Portanto, é fundamental entender o pensamento desse psicólogo e saber o que podemos aprender com suas palestras e livros. Para comprar seus livros, clique aqui.
Quem é Jordan Peterson?
Jordan Peterson é um dos pensadores mais influentes na atualidade, tendo chegado ao mainstream por meio da internet.
Jordan Peterson é um psicólogo e professor universitário que se destacou ao se opor à lei canadense que obrigava as pessoas a chamarem pessoas trans por pronomes específicos (o governo controlando a linguagem, algo digno de 1984). Assim, a partir desta polêmica, Dr. Peterson se tornou alvo de perseguição por grupos de ativistas de esquerda.
Entretanto, apesar de ter ficado famoso por conta da polêmica contra os guerreiros da justiça social, Jordan Peterson aborda uma série de assuntos importantes que o ocidente parece ter se esquecido nas últimas décadas.
Além disso, ele participou de inúmeros podcasts e possui dezenas de vídeos totalmente de graça ensinando conteúdos de psicologia e filosofia.
No Brasil, também há um pensador que faz algo similar na internet chamado Ítalo Marsili (clique aqui para ler uma biografia deste pensador).
Formação de Jordan Peterson
A formação de Jordan Peterson é bastante extensa, pois o famoso psicólogo atuou na área acadêmica por muitos anos.
Jordan Peterson concluiu o bacharel em ciência política e psicologia na Universidade de Alberta, além de ter um PhD em psicologia clínica obtido na McGill University. Peterson fez pesquisas e lecionou na Universidade de Harvard, retornando em 1998 para tornar-se professor na Universidade de Toronto.
As áreas de estudo e pesquisa de Peterson nos campos da psicologia são psicofarmacologia, neuro, clínica, personalidade, social, industrial e organizacional, religioso, ideológico, político e criativo.
Peterson é autor ou coautor de mais de cem artigos acadêmicos e foi citado mais de 18.000 vezes em outros trabalhos acadêmicos.
Além da carreira como professor, Peterson sempre atendeu pacientes, com mais de 20 atendimentos por semana.
Ao longo de sua carreira, Peterson escreveu algumas obras sobre psicologia, englobando assuntos correlatos, como filosofia e literatura.
Peterson também participou de alguns programas de televisão. Com o passar dos anos e sua popularização na internet, Peterson ampliou sua atuação para o digital, em especial o YouTube.
Em 2021, o professor saiu da faculdade de Toronto, tornando-se então professor emérito.
Existem diversos pensadores importantes que cobrimos aqui na Casa do Estudo, então confira nossas principais biografias clicando aqui.
Quais são os Livros de Jordan Peterson?
Os livros de Jordan Peterson são:
1. Mapas do Significado
A primeira obra de Jordan Peterson é um livro denso e detalhado a respeito da arquitetura da crença, e de sua importância para a civilização humana. Leia um resumo do livro clicando aqui.
2. 12 Regras para a Vida
O livro mais famoso de Jordan Peterson, mostrando 12 regras que misturam conceitos psicológicos e filosóficos para viver uma vida com mais sentido. Leia um resumo do livro clicando aqui.
3. Além da Ordem: Mais 12 Regras para a Vida
Além da Ordem é um livro com mais 12 regras e bastante profundidade filosófica. Complementa a obra anterior. Leia um resumo do livro clicando aqui.
Qual é a Biografia de Jordan Peterson?
Peterson nasceu em 12 de junho de 1962, em Edmonton, Alberta, e cresceu em Fairview, uma pequena cidade no noroeste da província.
Depois de se formar na Fairview High School em 1979, Peterson ingressou no Grande Prairie Regional College para estudar ciência política e literatura inglesa.
Mais tarde, ele se transferiu para a Universidade de Alberta, onde concluiu seu bacharelado em ciências políticas em 1982. Depois, ele tirou um ano para visitar a Europa.
Peterson então voltou para a Universidade de Alberta e se formou em psicologia em 1984. Em 1985, mudou-se para Montreal para estudar na Universidade McGill, onde obteve seu doutorado em psicologia clínica em 1991, e permaneceu como aluno de pós-doutorado no McGill’s Douglas Hospital até 1993.
De 1993 a 1998, lecionou e conduziu pesquisas na Universidade de Harvard, onde foi contratado como professor assistente, tornando-se posteriormente professor associado.
Enquanto estava em Harvard, ele mudou sua principal área de pesquisa do alcoolismo familiar para a personalidade e escreveu vários artigos acadêmicos. Se você quer ler os livros de Jordan Peterson, compre-os clicando aqui.
Após sua posição de associado em Harvard, Peterson retornou ao Canadá em 1998 e tornou-se professor titular na Universidade de Toronto.
A partir de 2003, Peterson apareceu em programas de televisão, falando sobre diversos assuntos com uma perspectiva psicológica.
Ele tem atuado nas mídias sociais e, com sua crescente popularidade, decidiu suspender a prática clínica e o ensino em 2017 e 2018, respectivamente.
No outono de 2021, Peterson renunciou ao emprego na Universidade de Toronto, tornando-se professor emérito.
Pensamento e Filosofia de Jordan Peterson
O famoso psicólogo possui diversos aspectos em sua filosofia, que precisa ser aprofundada para ser verdadeiramente entendida.
Entre os assuntos que o autor aborda, certamente a mais poderosa é sobre tomar o controle da própria vida. Dessa forma, ele utiliza um jargão bem simples: “limpe o seu quarto”. Apesar da simplicidade das palavras, a frase tem um significado muito sério. Ela significa que você deve tomar as rédeas da sua vida, ser responsável pelos seus atos e pelas suas consequências.
De fato: fomos acostumados a pensar que temos diversas garantias, mas esquecemos de ser responsáveis por nossos passos.
Além disso, como ele diz, muitas das coisas que acontecem nas nossas vidas não são fruto de nossos direitos e garantias, mas das consequências de nossas atitudes.
Portanto, Peterson nos atenta para algo fruto do estado atual do mundo: homens com 30 anos que não sabem o que fazer da vida, não tem perspectiva de futuro nenhum.
Ainda, ele chega a dizer, em uma de suas palestras sobre históricas bíblicas, que o chamado a ser responsável e amadurecer é uma mensagem muito bem recebida quando ele fala sobre o assunto (se você tem interesse em teologia, leia nossos artigos sobre o tema clicando aqui).
Assim, ele acredita que ela possa ser um antídoto que as pessoas vem clamando há tempos para a rebeldia e descompromisso que é pregado hoje em dia por todos os veículos de comunicação.
Isso vale especialmente em homens, que ele afirma ser seu principal público em seus principais canais de comunicação.
Portanto, seu conteúdo é um auxílio para ajudar as gerações mais novas a amadurecer em uma época onde tudo o que importa é “curtir a vida” no sentido mais baixo do termo.
Quais são as principais Frases de Jordan Peterson?
As principais frases de Jordan Peterson são:
“Eu não acho que você tenha qualquer noção da sua capacidade para o bem até que você tenha uma noção bem desenvolvida da sua capacidade para o mal.”
“O propósito da vida é encontrar o maior fardo que você pode carregar e carregá-lo.”
“Não subestime o poder da visão e da direção. Elas são forças irresistíveis, capazes de transformar obstáculos inconquistáveis em caminhos percorríveis e oportunidades em expansão. Fortaleça o indivíduo. Comece com você. Cuide de si mesmo. Defina quem você é. Aperfeiçoe sua personalidade. Escolha o seu destino e articule seu ser.”
“Precisamos saber quem somos para que possamos perceber as nossas armas e tornarmo-nos mais fortes, tendo em conta as nossas limitações.”
“Você sacrifica seus impulsos de curto prazo pelo bem de longo prazo. Suponho que seja uma maneira de pensar sobre a descoberta do futuro.”
“A maioria das pessoas que são covardes disfarçam sua covardia como moralidade. E eles afirmam que sua inofensividade – que na verdade é consequência de seu medo e incapacidade de serem prejudiciais ou perigosos – é na verdade um sinal de sua integridade moral. E isso é uma péssima ideia. Então, você sabe, se você é um assassino de machado, mas não tem um machado, isso não significa que você é moral.”
“Se você acha que homens durões são perigosos, espere até ver do que são capazes os homens fracos.”
“Pessoas que não tem sua casa em ordem deveriam ter muito cuidado antes de sair por aí reorganizando o mundo.”
“Mire Alto. Preste atenção. Conserte o que puder consertar. Não seja arrogante como o próprio conhecimento. Empenhe-se em ser humilde, porque o orgulho totalitário se manifesta na intolerância, opressão, tortura e morte. Torna-se consciente da própria insuficiência – de sua covardia, malevolência, ressentimento e ódio. Considere a parte sanguinária do próprio espírito antes de ousar acusar o outro e de tentar consertar a estrutura do mundo. Talvez a falha não esteja no mundo. Talvez a falha esteja em você.”
Se você gostou das frases, vale a pena ler os livros do autor! Compre os livros de Jordan Peterson clicando aqui.
Quais as principais influências de Jordan Peterson?
O famoso psicólogo canadense tem um conjunto muito grande de inspirações, vindos de diversas fontes.
Peterson é inspirado pelo cristianismo, por fábulas e histórias infantis; por filósofos e psicólogos importantes, como Jung, Viktor Frankl e Nietzsche; por autores de literatura clássica, como Dostoiévski, Shakespeare, Homero e outros; e por autores de literatura distópica, como George Orwell e Aldous Huxley.
Primeiramente, vale notar que ele apresenta muitas referências do cristianismo, bem como o de fábulas e histórias infantis em suas aulas.
Por exemplo: algo curioso em suas palestras e entrevistas é que ele usa histórias da Disney e históricas bíblicas como exemplo para casos da vida real.
De fato: isso é algo extremamente interessante, já que dá a impressão de que sempre ouvimos certas verdades e nunca nos demos conta disso.
Seria muito interessante uma abordagem no mesmo estilo usando autores clássicos da literatura, como Homero, Shakespeare e Dostoiévski.
Além disso, ele cita diversos autores clássicos em suas palestras, especialmente Dostoiévski. Ele também cita George Orwell, Hemigway e Aldous Huxley.
Entretanto, entre suas principais referências estão os dois principais nomes da psicologia: Freud e Jung, que são a base de muitos de seus ensinamentos, além de outros psicólogos famosos, como Viktor Frankl (leia a resenha de sua obra mais famosa, Em Busca de Sentido, clicando aqui).
Por fim, não podemos esquecer de citar Nietzsche, que também é usado como referência em suas aulas.
Jordan Peterson é cristão?
Muitos se questionam se Peterson é ou não um cristão, já que ele ressalta a importância do cristianismo.
Jordan Peterson é definitivamente inspirado pelo cristianismo, mas não é um cristão no sentido estrito do termo. Ele mostra-se muito influenciado pela fé cristã e parece acreditar na mensagem de Cristo, mas ele não se admitiu como cristão até o momento.
De fato: um assunto recorrente em seus vídeos é sobre aceitar seu sacrifício. Para explicar isso, ele usa a analogia da cruz de Cristo, um dos principais ensinamentos dentro do cristianismo.
A vida é difícil, e ela vai te bater eventualmente, então é bom que você aceite seu sacrifício ao invés de ser pego de surpresa por ele (pois ele vai aparecer).
Entretanto, apesar de difícil, é um convite a tomarmos conta de nossas vidas de forma mais consciente.
Portanto, fazer planos para o futuro parece uma ideia mais concreta sem aquela fantasia de “perseguir seus sonhos”.
Claro que sonhos são coisas boas, mas devemos ter realismo e pensarmos que nem tudo é um mar de rosas e fatalmente sofreremos em diversos momentos de nossa caminhada.
Um livro cristão que certamente lembra muito o pensamento de Jordan Peterson é Ortodoxia, de G. K. Chesterton (leia um resumo clicando aqui).
Importância e Impacto Cultural de Jordan Peterson
Jordan Peterson trouxe diversos pontos importantes sobre psicologia à tona novamente.
Certamente a maior contribuição deste psicólogo é justamente tornar a psicologia acessível sem doses cavalares de ideologia ou esoterismo, como vemos por aí em diversos “gurus da psicologia”. Portanto, através de seu conteúdo, podemos aprender a lidar com nossos problemas, ajudar aqueles que amamos e aceitar os sofrimentos do mundo.
Sendo assim, com suas obras publicadas no Brasil, é fundamental entender o pensamento desse intelectual e se aprofundar nele.
Por exemplo: em seu livro mais famoso, 12 Regras para a Vida, Peterson dá pequenas diretrizes para que possamos acertar nossas vidas e amadurecer. Clique aqui para comprar os livros de Jordan Peterson na Amazon.