Faça Fortuna com Ações: 6 Principais Lições, Resumo e Resenha

faça fortuna com acoes

Título Faça Fortuna com Ações
Autor Décio Bazin
Editora CLA
Ano 1992
Páginas 342
Nota ★★★★★
Link para compra Compre clicando aqui

O livro Faça Fortuna com Ações é um dos grandes clássicos para aqueles que querem começar a investir em ações.

Por isso, preparei uma resenha para você entender um pouco mais sobre a importância desse livro tão famoso aqui no Brasil. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Qual é a sinopse de Faça Fortuna com Ações?

Fiz uma sinopse do livro pra você entender do que se trata. Assim, você pode decidir se vale ou não ler.

No livro, o autor ensina que comprar uma ação é como comprar a fração de uma empresa. Dessa forma, ele ensina quais critérios observar em uma empresa, como dividendos acima de 6%, baixo endividamento e estar fora de escândalos. O autor também conta diversas histórias de como o mercado financeiro é manipulado.

Ou seja: além de ensinar os princípios que podem te ajudar a investir, ele mostra histórias práticas para que você entenda como lidar com o mercado financeiro. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Quem é Décio Bazin?

Afinal, quem é o autor desse livro? Será que ele sabe mesmo de ações e deve ser levado a sério?

Décio Bazin é um investidor das antigas: pegou a época em que o pregão era no grito e acompanhava as cotações através do jornal. A partir de suas perdas e de seus ganhos, ele compilou seus ensinamentos na grande obra Faça Fortuna com Ações. O autor era jornalista especializado no mercado de renda variável. Portanto, ele usou esse conhecimento para investir da forma apropriada.

Décio Bazin começou cometendo diversos erros na bolsa, mas se reergueu e corrigiu os erros, passando a desfrutar dos benefícios dos investimentos de longo prazo.

Eu fiquei bastante impressionado com o autor, dá pra ver que ele conhece muito e tinha criado casca grossa quando escreveu o livro.

Outro livro que fala sorbe vida financeira e pode ajudar muito é o clássico Pai Rico, Pai Pobre (leia uma resenha clicando aqui).

Quais são as principais frases de Décio Bazin?

“A época melhor para investir é quando o mercado cai, e quanto mais cai melhor é.”

“Comprar, comprar e comprar ações de empresas sólidas até alcançar o objetivo final, e ficar longe do agitado mundo da bolsa e das suas más influências, eis o segredo.”

“Ação é a menor fração da propriedade de uma empresa que você pode adquirir. Como acionista você participa dos lucros das companhias.”

“Os Especuladores retiram os seus haveres e abandonam o navio, como fazem os ratos. Os Investidores são os únicos que permanecem, e para eles se a Bolsa cair ou subir não fará diferença nenhuma.”

“As altas e as baixas da bolsa não passam de meros acidentes de percurso, como numa estrada.”

“Nas noites escuras, todos os que aplicam na Bolsa buscam os dividendos como farol para se orientarem. Mas quem precisa de farol quando o sol aparece?”

Qual é o Resumo de Faça Fortuna com Ações?

O livro passa a mensagem do acúmulo de patrimônio e da escolha de ativos que pagam bastante dividendos para investir.

Primeiramente, o livro tem como missão mostrar que o investidor com paciência e disciplina tende a se beneficiar mais do que especuladores. Assim, a essência do pensamento de Bazin é em torno de empresas boas pagadoras de dividendos. Elas permitem uma receita recorrente de forma passiva (como nos indica o livro Pai Rico Pai Pobre), sendo indicativos de boas ações.

De fato: o autor afirma que é perfeitamente viver de dividendos. Por exemplo, ele dizia que seus dividendos eram equivalentes ao salário do presidente de uma empresa.

Portanto, segundo o autor, investir numa ação que não paga dividendos é como comprar uma pintura e deixá-la pregada na parede, esperando que ela se valorize sem fazer nada.

Além disso, na fase de acúmulo de patrimônio, é fundamental reinvestir os seus proventos para fazer a bola de neve crescer. Assim, quando você for desfrutar do seu dinheiro, você terá mais dinheiro ao seu dispor.

Segundo o autor, o preço máximo por uma ação é o de 16 vezes o valor pago anualmente em dividendos. Isso tem relação com a taxa de juros na época, e penso que hoje em dia é mais normal pagar a mais, especialmente em empresas de tecnologia.

Na década de 80 (quando o livro foi escrito), as taxas de juros dos países eram muito maiores. Hoje em dia, as taxas são menores e talvez o valor de dividendos aceitáveis sejam menores.

Isso não significa que o conteúdo do livro deixou de ser válido, pois basta adaptar os conceitos para a realidade de hoje. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Quais são as principais lições do livro Faça Fortuna com Ações?

Os principais ensinamentos de Faça Fortuna com Ações são:

1. Pense nas ações como partes de empresas

Em primeiro lugar, quando você compra uma ação, não está comprando um simples código: está comprando uma fração de uma empresa. Portanto, pense nos fundamentos da empresa que está comprando, e não apenas no preço.

Assim, se a empresa continuar boa e satisfazer os seus clientes, ela certamente terá um aumento no lucro, o que significa um ganho em cotação e em distribuição de dividendos.

2. Não faça especulação

De fato: especular é algo que prejudica as pessoas, que ficam girando patrimônio em busca da chance de ouro. No entanto, modalidades de investimento mais simples e focadas e longo prazo podem trazer resultados melhores.

A especulação, por outro lado, pode fazer as pessoas perderem muito dinheiro, já que a maioria dos traders acabam saindo no negativo.

3. Dividendos são muito importantes

Atualmente, muitas pessoas esqueceram dos dividendos. No entanto, os dividendos grandes e crescentes significam que as empresas estão aumentando seu lucro.

Portanto, um bom dividendo significa que a empresa é de qualidade – e era um indicativo ainda maior antigamente, quando havia menos transparência e menos padronização contábil.

4. Invista pensando em longo prazo

Ainda que seja tentador vender parte do seu lucro ou especular pensando no curto prazo, o investimento em longo prazo ainda é a forma mais garantida e fácil de ganhar dinheiro na bolsa.

Assim, qualquer pessoa pode fazer seus investimentos, ainda que não tenha muito tempo para se dedicar a essa atividade.

5. Não terceirize suas finanças para ninguém

Por fim, Bazin fala da importância de você mesmo estudar e não depender de ninguém: nem do governo, nem do seu influenciador favorito, nem do seu assessor, nem de ninguém.

Essa é a melhor forma de alcançar a verdadeira independência financeira: entendendo completamente o que se passa com o seu dinheiro. Você pode comprar o livro clicando aqui.

Quais são os critérios de Décio Bazin para investir em ações?

Os critérios para se investir numa ação, segundo Décio Bazin, são:

1. No mínimo 6% ao ano de dividendos

Ainda que a inflação tenha mudado da época do livro pra hoje em dia, ainda é possível achar boas companhias elétricas, financeiras e de commodities com essa característica. Além disso, há fundos imobiliários que conseguem entregar esses dividendos.

2. Dividendos crescentes nos últimos cinco anos

Em segundo lugar, a empresa precisa ter aumentado sua distribuição de dividendos. Isso significa que ela teve mais lucros, o que significa que está crescendo e otimizando suas operações.

3. Não investir em empresas muito endividadas

De fato: uma dívida pode ser ótima, mas basta ela estar muito endividada para qualquer contratempo levá-la ao prejuízo ou até mesmo à falência. Portanto, procure por empresas com dívida saudável.

Vale notar que existe endividamento saudável no caso das empresas, pois muitas vezes as taxas de juros são mais interessantes do que para pessoas físicas.

4. Fugir de empresas envolvidas com notícias ruins

Por fim, Décio Bazin recomenda que o investidor fique fora de notícias envolvidas em escândalos e notícias ruins.

Ainda que seja bom fugir de empresas com problemas na justiça e na imprensa, hoje em dia existem muitas notícias mentirosas que podem prejudicar a imagem de uma empresa. Portanto, é preciso ficar atento para não vender tudo com medo.

Qual é a resenha de Faça Fortuna com Ações?

O livro mostra muitos dos princípios que os grandes investidores nos dizem a muito tempo – e mesmo assim nos esquecemos deles.

O livro mostra como você, investidor, verá muitas altas e quedas ao longo do tempo. No entanto, se você continuar pensando na empresa como um sólido negócio, deixará de pensar tanto em especulação. O livro mostra exemplos de diversos especuladores que, durante momentos de crise e de desvalorização, perderam muito dinheiro (alguns, perdendo tudo o que tinham). Entretanto, o verdadeiro investidor sabe que, depois que o tempo passar, ele estará pronto.

Assim, o verdadeiro investidor não deve abraçar a mentalidade de estar num jogo, de tentar fazer adivinhações.

Além disso, o livro mostra uma série de personagens interessantes que fazem dinheiro ou se prejudicam com a especulação dos ativos na bolsa, o que ajuda ainda mais a compreender o funcionamento do mercado de ações.

A parte mais legal do livro é verificar como Décio Bazin conseguiu se manter consistente ao longo dos anos, mesmo com todas as histórias de especulação que só quem esteve dentro do mercado financeiro compreende.

Portanto, o livro é recomendação obrigatória tanto para investidores pessoas física quanto para aqueles que trabalham no mercado financeiro.

O livro Faça Fortuna em Ações ainda é atual?

Atualmente, as empresas pagam menos e menos dividendos, pois eles passaram a ser tributados na maior parte do mundo.

De fato, eu entendo que usar a métrica dos dividendos fosse importante na época, mas hoje vivemos num período em que muitas empresas (sobretudo as de tecnologia) reinvestem seus lucros para crescer mais ainda. Claro que isso varia de investidor pra investir, mas penso que vale a pena pensar em empresas com ambas as estratégias: a de pagamento de dividendos e a de crescimento.

Isso foi o que ocorreu com a Apple, que manteve seu lucro retido para crescer cada vez mais. Hoje, ela se tornou uma grande pagadora de dividendos.

Por fim, vale notar que as métricas de dividendos acima de 6% ao ano ainda podem ser encontradas no mercado, especialmente nos setores elétricos, financeiro e em fundos imobiliários.

Quais são os pontos negativos de Faça Fortuna com Ações?

Existem algumas críticas que eu gostaria de fazer sobre o livro, pois ele não é perfeito (ainda que valha a pena ser lido).

Primeiramente, um ponto negativo é o de que muitas recomendações aqui não são 100% válidas hoje em dia. Por exemplo: hoje, na época da internet, muitas notícias falsas aparecem. Se vendêssemos as ações por causa disso, poderíamos deixar de lado grandes empresas. Além disso, existem companhias que preferem não pagar dividendos para reinvestir nas suas operações.

Eu entendo que, na época, a contabilidade das empresas era menos transparente, então investir com foco em dividendos era uma forma de investir de forma mais segura.

No entanto, hoje em dia é possível olhar para outros indicadores através das demonstrações financeiras, como lucro, receita, margens e outros.

Além disso, também é possível investir através de ETFs sem precisar se preocupar em avaliar empresas individualmente.

Claro que isso não impede que o livro seja bom. Ele é ótimo, só é preciso entender que algumas coisas precisam ser contextualizadas na hora de ler.

Por fim, eu sei que nem todos gostam das histórias contadas no livro. Eu adorei, mas fica o aviso para quem quer algo mais objetivo.

Quais são os pontos positivos de Faça Fortuna com Ações?

Agora eu vou explicar por que acho que, mesmo possuindo alguns pontos que não são mais aplicáveis, vale a pena ler o livro.

Primeiramente, vale a pena dizer que o livro é muito bem escrito. Como Decio Bazin era um jornalista, ele sabia bem como chamar a atenção dos leitores. Assim, ele consegue passar um conteúdo simples de uma forma que desperta a nossa curiosidade e nos faz querer ler mais e mais. Vale notar também que, por mais que eu tenha dito nesse artigo que alguns dos critérios não são totalmente válidos hoje, eu ainda acho que investir com foco em dividendos é uma ótima atividade.

De fato: eu vejo que muitos livros de finanças são frios demais, quase que escritos por robôs. Bazin sabe que as pessoas também são levadas pelas emoções, então escreve de um jeito que nos atrai.

Além disso, ele era uma das poucas vozes na época, junto com Barsi e outros, que falava sobre a necessidade de pensar na qualidade das empresas, e não na especulação.

De fato: existem estudos que indicam que aquelas empresas menos voláteis e que pagam dividendos de forma recorrente acabam tendo mais valorização do que as companhias tidas como promissoras.

Outro ponto importante é que, por mais que a taxa de juros tenha diminuído ao longo do tempo, ainda é possível encontrar ótimas empresas pagando mais de 6% ao ano de dividendos.

Por exemplo: muitas empresas do setor elétrico pagam mais do que isso, além de muitos fundos imobiliários pagarem por volta desse valor. Muitas empresas do setor financeiro também oferecem oportunidades nesse sentido.

Por isso que eu digo: apesar de não ser perfeito, eu não conseguiria escrever algo melhor. Leitura obrigatória! Você pode comprar o livro clicando aqui.

Vale a pena ler Faça Fortuna com Ações?

Com tudo isso que eu falei, chegamos ao veredito: afinal, você deve ler o livro ou não?

Vale a pena ler Faça Fortuna com Ações. O livro possui várias lições que ainda são atuais e valem a pena colocar em prática. Além disso, o livro é perfeito tanto para os iniciantes no mercado de ações quanto para aqueles que já têm experiência. Pelo fato do livro ser bem escrito, é uma leitura leve e que te prende. É uma ótima experiência de leitura.

Se você quer adquirir esse livro, confira o preço na Amazon clicando aqui para apoiar o meu trabalho. Assim, você faz com que eu consiga manter o meu blog de pé.

Você pode comprar o livro clicando aqui.

Perguntas sobre Faça Fortuna com Ações

Veja algumas perguntas comuns que as pessoas fazem sobre o livro

Qual é o nome do livro de Decio Bazin?

O nome do livro de Decio Bazin é “Faça Fortuna com Ações”.

O que é o método Bazin?

O método Bazin é uma técnica de análise fundamentalista para selecionar ações com potencial de geração de renda. Ele se baseia em avaliar indicadores financeiros e econômicos das empresas.

Como calcular método Bazin?

Para calcular o método Bazin, é necessário avaliar o lucro líquido da empresa, o número de ações em circulação e o dividend yield, entre outros indicadores financeiros.

Como calcular preço justo?

O preço justo de uma ação pode ser calculado a partir da avaliação do fluxo de caixa futuro esperado pela empresa e sua taxa de desconto. Também é importante levar em conta as condições do mercado financeiro e da economia.

Como fazer fortuna com ações?

Fazer fortuna com ações requer planejamento, paciência e conhecimento sobre o mercado financeiro e as empresas selecionadas. É importante diversificar a carteira de investimentos e manter-se informado sobre as tendências do mercado.

Como escolher empresas boas pagadoras de dividendos?

Escolher empresas boas pagadoras de dividendos envolve avaliar o histórico de pagamento de dividendos da empresa, sua situação financeira e seu potencial de crescimento. Além disso, é importante levar em conta a taxa de retorno esperada comparada a outras opções de investimento.

Tem como viver de dividendos?

É possível viver de dividendos, mas é importante ter uma carteira diversificada e planejada, além de manter-se atualizado sobre as condições do mercado financeiro e dos ativos escolhidos.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam