7 Melhores ETFs da China para o Longo Prazo

etf china

Os Exchange Traded Funds (ETFs) são uma forma popular de investimento para os investidores que desejam obter exposição a um determinado mercado ou setor sem a necessidade de comprar ações individuais.

Com a economia chinesa em crescimento constante, a China se tornou um mercado atraente para investidores em busca de retornos de longo prazo.

Neste artigo, vamos explorar os oito melhores ETFs da China para o longo prazo, levando em consideração sua diversificação, liquidez, desempenho histórico e outras características importantes.

Vale notar que há outras formas de se expor à economia estrangeira, como por exemplo os ETFs de dólar (confira os melhores aqui).

Artigo feito com base na metodologia descrita aqui.

IMPORTANTE: nada daqui é recomendação de investimentos. Sou apenas uma pessoa aprendendo a investir e compartilhando minhas experiências. Na dúvida, contrate um profissional qualificado e certificado.

1. FLCH (Franklin FTSE China ETF)

O Franklin FTSE China ETF é um fundo que acompanha o desempenho de empresas chinesas de grande e média capitalização.

O fundo é projetado para fornecer aos investidores exposição ao mercado chinês por meio do FTSE China Index, que é um índice ponderado pela capitalização de mercado de empresas chinesas listadas na Bolsa de Valores de Hong Kong, Bolsa de Valores de Xangai e Bolsa de Valores de Shenzhen.

Este ETF permite que os investidores participem da história de crescimento econômico da China, investindo em um portfólio diversificado de empresas chinesas em vários setores, incluindo tecnologia, bens de consumo discricionários, finanças e saúde.

As principais participações do fundo incluem empresas chinesas conhecidas como Tencent Holdings, Alibaba Group e China Mobile.

O Franklin FTSE China ETF tem um índice de despesas de 0,19%, tornando-o uma opção acessível para investidores que procuram exposição ao mercado chinês.

O fundo tem um forte histórico de desempenho e apresentou retornos sólidos nos últimos anos.

Outro tipo de ETF que muitas pessoas podem gostar são os ETFs de Bitcoin (confira os melhores aqui).

2. FLTW (Franklin FTSE Taiwan ETF)

O Franklin FTSE Taiwan ETF é um fundo que acompanha o desempenho de empresas taiwanesas de grande e média capitalização.

O fundo é projetado para fornecer aos investidores exposição ao mercado de ações de Taiwan por meio do FTSE Taiwan Index, que é um índice ponderado pela capitalização de mercado de empresas taiwanesas listadas na Bolsa de Valores de Taiwan.

Este ETF permite que os investidores participem da economia de Taiwan, conhecida por seu forte setor de tecnologia, incluindo empresas como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company e a Hon Hai Precision Industry (Foxconn).

As principais participações do fundo incluem empresas como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, a Hon Hai Precision Industry e a MediaTek.

O Franklin FTSE Taiwan ETF tem um índice de despesas de 0,19%, tornando-o uma opção acessível para investidores que procuram exposição ao mercado taiwanês.

O fundo tem um forte histórico de desempenho e apresentou retornos sólidos nos últimos anos.

Confira também os melhores ETFs de renda fixa americana clicando aqui.

3. CXSE (WisdomTree China ex-State-Owd Entpr ETF)

O ETF WisdomTree China ex-State-Owd Entpr é um fundo que acompanha o desempenho de empresas chinesas que não pertencem ou são controladas pelo Estado.

O fundo foi concebido para fornecer aos investidores exposição ao mercado chinês por meio de um portfólio diversificado de empresas em vários setores.

Este ETF permite que os investidores participem do crescimento do setor privado chinês, conhecido por sua inovação e empreendedorismo.

As principais participações do fundo incluem empresas chinesas conhecidas como Tencent Holdings, Alibaba Group e Meituan.

O ETF WisdomTree China ex-State-Owd Entpr tem um índice de despesas de 0,32%, tornando-o uma opção um pouco mais cara em comparação com outros ETFs chineses.

No entanto, o fundo oferece uma exposição única ao mercado chinês ao focar no setor privado.

Confira também os melhores ETFs de REITs clicando aqui e veja sobre essa possibilidade de investir no setor imobiliário norte americano.

4. GXC (SPDR® S&P China ETF)

O SPDR® S&P China ETF é um fundo que acompanha o desempenho de empresas chinesas listadas na Bolsa de Valores de Hong Kong, Bolsa de Valores de Xangai e Bolsa de Valores de Shenzhen.

O fundo é projetado para fornecer aos investidores exposição ao mercado de ações chinês por meio de um portfólio diversificado de empresas de grande e médio porte em vários setores.

Este ETF permite que os investidores participem da história de crescimento econômico da China, impulsionada por sua crescente classe média e sua posição como um centro industrial global.

As principais participações do fundo incluem empresas chinesas conhecidas como Tencent Holdings, Alibaba Group e China Construction Bank.

O SPDR® S&P China ETF tem um índice de despesas de 0,60%, o que é maior em comparação com outros ETFs chineses.

No entanto, o fundo oferece exposição a uma ampla gama de empresas chinesas, tornando-se uma boa opção para investidores que buscam uma exposição diversificada ao mercado chinês.

Também há outras formas de investir em ETFs, como a estratégia de factor investing, por exemplo. Veja como investir em ETFs através do factor investing aqui.

5. CHIQ (Global X MSCI China Consumer Disc ETF)

O Global X MSCI China Consumer Disc ETF é um fundo que acompanha o desempenho de empresas chinesas no setor de bens de consumo discricionário.

O fundo é projetado para fornecer aos investidores exposição ao crescente mercado consumidor chinês, que é impulsionado pela grande e cada vez mais rica classe média do país.

As principais participações do fundo incluem empresas como Alibaba Group, Tencent Holdings e JD.com.

Este ETF oferece aos investidores a oportunidade de investir em empresas posicionadas para se beneficiar do crescimento do mercado consumidor chinês, que deverá continuar crescendo nos próximos anos.

O fundo tem um índice de despesas de 0,65%, um pouco mais alto em comparação com outros ETFs chineses, mas oferece uma exposição única ao setor de consumo chinês.

Saiba um pouco mais das vantagens de investir em ETFs clicando aqui.

6. PGJ (Invesco Golden Dragon China ETF)

O Invesco Golden Dragon China ETF é um fundo que acompanha o desempenho de empresas chinesas nos setores de tecnologia e consumo.

O fundo é projetado para fornecer aos investidores exposição a empresas chinesas listadas na NASDAQ ou na Bolsa de Valores de Nova York. As principais participações do fundo incluem empresas chinesas conhecidas como Alibaba Group, Baidu e JD.com.

Este ETF oferece aos investidores a oportunidade de investir em empresas chinesas com forte presença nos Estados Unidos e em outros mercados globais.

O fundo tem um índice de despesas de 0,70%, um pouco mais alto em comparação com outros ETFs chineses, mas oferece exposição a um conjunto exclusivo de empresas chinesas.

Os ETFs americanos pagam dividendos, você sabia? Clique aqui para saber mais sobre o pagamento de dividendos nos ETFs americanos.

7. CNYA (iShares MSCI China A ETF)

O iShares MSCI China A ETF é um fundo que acompanha o desempenho de empresas chinesas listadas nas bolsas de valores de Xangai e Shenzhen.

O fundo é projetado para fornecer aos investidores exposição ao mercado chinês de ações A, que é o mercado doméstico para empresas chinesas.

As principais participações do fundo incluem empresas como Ping An Insurance, China Construction Bank e Midea Group.

Este ETF permite que os investidores participem do crescimento da economia chinesa, investindo em empresas com foco no mercado doméstico.

O fundo tem um índice de despesas de 0,65%, um pouco mais alto em comparação com outros ETFs chineses, mas oferece exposição a um conjunto exclusivo de empresas chinesas que não estão disponíveis em outros mercados.

Você também pode investir em commodities por meio dos ETFs, como os ETFs de Urânio (confira uma lista aqui).

Taiwan: Melhores ETFs

Os Chineses consideram Taiwan como parte de seu território, apesar dos habitantes da ilha se considerarem autônomos.

Veja abaixo os melhores ETFs de Taiwan:

1. HMTW (HSBC MSCI Taiwan Capped UCITS ETF USD)

O HSBC MSCI Taiwan Capped UCITS ETF USD busca replicar o desempenho do índice MSCI Taiwan Capped Index, que inclui empresas de grande e médio porte com sede em Taiwan.

No entanto, o índice é limitado por um limite de capitalização de mercado individual de 15%. Isso significa que nenhuma empresa pode representar mais de 15% do índice.

Se você tem interesse em outros ETFs de países asiáticos, clique aqui e confira os melhores ETFs da Índia.

2. EWT (iShares MSCI Taiwan UCITS ETF)

O iShares MSCI Taiwan UCITS ETF é projetado para seguir o desempenho do índice MSCI Taiwan Index, que inclui uma ampla gama de empresas de Taiwan, incluindo as maiores empresas de capitalização de mercado.

Se você quer investir em outras regiões do mundo, clique aqui e confira os melhores ETFs da Europa.

3. DBXT (Xtrackers MSCI Taiwan UCITS ETF 1C)

O Xtrackers MSCI Taiwan UCITS ETF 1C tem como objetivo replicar o desempenho do índice MSCI Taiwan Index, que inclui empresas de Taiwan com um grande valor de mercado.

O índice é ponderado por capitalização de mercado, o que significa que as empresas com maior valor de mercado têm maior peso na carteira.

Se você busca investir em commodities, clique aqui e confira os melhores ETFs de ouro.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam