ETFs Americanos pagam Dividendos?

etfs americanos pagam dividendos

Descubra tudo sobre os ETFs americanos de dividendos! Como funcionam, quais os tipos de pagamento, datas importantes e muito mais.

Não perca a oportunidade de aprender sobre essa importante estratégia de investimento que atrai cada vez mais investidores! Leia mais artigos a respeito dos ETFs aqui.

IMPORTANTE: nada daqui é recomendação de investimentos. Sou apenas uma pessoa aprendendo a investir e compartilhando minhas experiências. Na dúvida, contrate um profissional qualificado e certificado.

ETFs Americanos pagam Dividendos?

Existem muitos tipos de ETFs que investem em ações de dividendos, mas os ETFs pagam dividendos?

Se você está se perguntando se os ETFs pagam dividendos, a resposta curta é sim. Os ETFs pagam dividendos se tiverem ações que pagam dividendos. No entanto, nem todos os ETFs pagam dividendos. Por exemplo, ETFs de renda fixa pagam juros, não dividendos.

Saiba como funcionam os ETFs de dividendos, como são tributados e como os investidores os utilizam para diversas estratégias de investimento.

E claro, para saber mais sobre os melhores ETFs americanos de dividendos, leia nossa lista completa clicando aqui.

Quais os tipos de pagamento de Dividendos nos ETFs?

Os tipos de ETFs que pagam dividendos são:

1. ETFs de valorização de dividendos

Acompanhe um índice de ações com histórico de aumento de dividendos ao longo do tempo.

2. ETFs de alto rendimento de dividendos

Acompanhe um índice de ações que tendem a pagar dividendos mais altos do que o estoque médio de dividendos.

3. ETFs aristocratas de dividendos

Invista em ações de empresas que aumentaram seus dividendos em cada um dos últimos 25 anos.

4. ETFs rei de dividendos

Invista em ações de empresas que aumentaram seus dividendos em cada um dos últimos 50 anos.

5. ETFs de REITs

REITs são Real Estate Investment Trusts, empresas do setor imobiliário. Os REITs possuem imóveis geradores de renda e são obrigados a pagar pelo menos 90% da receita na forma de dividendos aos acionistas a cada ano.

6. ETFs setoriais

Certos setores industriais, como serviços de telecomunicações, finanças, serviços públicos e energia, tendem a incluir ações de empresas conhecidas por pagar dividendos.

Um tipo de ETF setorial que tem despertado muito interesse nos últimos anos é o de ETFs de Urânio. Veja uma lista com os 3 melhores ETFs de Urânio clicando aqui.

Como funcionam os dividendos dos ETFs Americanos?

Tal como acontece com uma ação de dividendos, um ETF de pagamento de dividendos estrutura os pagamentos dos acionistas em torno de uma data ex-dividendo ou ex-data, uma data de registro e uma data de pagamento.

  • A Data-ex é um prazo para receber dividendos. Se você deseja receber um dividendo de um ETF que ainda não possui, deve comprá-lo antes da data-ex. Transacione a partir da ex-data e você não entrará na lista de acionistas registrados a tempo de se qualificar para o dividendo.
  • A data do registro geralmente é um dia útil após o data-ex. Apenas os acionistas registrados na data de registro têm direito ao dividendo.
  • A data de pagamento é quando o fundo distribui seus dividendos.

Essas datas não estão necessariamente alinhadas com quando o ETF coleta dividendos das ações em seu portfólio.

Considere um ETF de dividendos que possui 50 ações de dividendos. Cada uma dessas ações tem seu próprio ciclo de dividendos e calendário de datas de dividendos.

Seria ineficiente distribuir esses fundos aos acionistas do ETF imediatamente. Portanto, o ETF define seu próprio cronograma de dividendos.

Isso pode significar que o ETF está coletando dividendos mensalmente, reinvestindo-os no fundo temporariamente e, em seguida, enviando pagamentos agregados aos acionistas do ETF trimestralmente.

O prospecto do ETF especificará em quais meses ele paga dividendos. Você também pode consultar o histórico de dividendos de um fundo em vários sites financeiros.

Para datas de dividendos futuras específicas, siga os comunicados à imprensa do fundo e as comunicações aos acionistas, que normalmente podem ser encontradas no site do ETF.

Por fim, para saber mais sobre os melhores ETFs americanos, leia a lista completa aqui.

Quais os melhores ETFs americanos de dividendos?

Existem, de fato, vários ETFs que buscam entregar altos dividendos para seus investidores.

Os principais ETFs americanos que pagam dividendos são os seguintes: SCHD, IDV, VYM, VIG, NOBL, WDIV e SDIV. Cada um tem suas particularidades e critérios próprios para sua seleção de ativos.

É possível, inclusive, investir em mais de um deles em um portfólio diversificado. Se você tem interesse em saber mais sobre os melhores ETFs americanos de dividendos, confira a lista detalhada clicando aqui.

Principais Perguntas sobre dividendos de ETFs americanos

Veja abaixo algumas respostas para perguntas que fazem sobre pagamento de dividendos em ETFs:

Como os ETFs Americanos pagam dividendos?

A forma como os ETFs de dividendos funcionam é que o ETF coleta dividendos pagos das ações que possui e distribui os dividendos aos acionistas do ETF.

Com que frequência ETFs Americanos pagam dividendos?

Os dividendos do ETF podem ser pagos trimestralmente ou em alguma outra frequência, dependendo do ETF.

Como os ETFs americanos pagam dividendos?

Um ETF possui e gerencia uma carteira de ativos. Se esses ativos pagarem dividendos ou juros, o ETF distribui esses pagamentos aos acionistas do ETF. Essas distribuições podem assumir a forma de reinvestimentos ou dinheiro.

Por que os ETFs Americanos pagam dividendos?

ETFs que se posicionam como fundos de dividendos geralmente optam por distribuições em dinheiro ao invés de reinvestimentos. Isso se alinha com sua missão de fornecer receita em dinheiro para seus acionistas.

O que são ETFs Americanos de dividendos?

ETFs de dividendos são fundos baseados em renda que normalmente investem em ações de empresas que pagam dividendos altos ou estáveis ​​e crescentes.

Como funcionam os ETFs Americanos de dividendos?

A maioria dos ETFs de dividendos procura acompanhar o desempenho de um índice de dividendos composto por ações que pagam dividendos.

Vale a pena investir em ETFs Americanos de dividendos?

Do ponto de vista do investidor, os dividendos podem ser recebidos como receita, ou o investidor pode optar por fazer com que os dividendos comprem automaticamente mais ações do ETF de dividendos. Mas a decisão de investir depende de cada investidor.

ETFs americanos pagam dividendos mensais?

Alguns ETFs americanos pagam dividendos mensais, mas a periodicidade depende de cada ETF. Alguns pagam bimestralmente, outros trimestralmente e alguns até mesmo quadrimestralmente.

O artigo foi escrito com base nos seguintes materiais:

Kent Thune. “Do ETFs Pay Dividends?”. Link aqui.

Katherine Brock. “Do ETFs Pay Dividends? Yes, And Here’s What You Need To Know”. Link aqui.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam