Concursos de Direito: os 8 Melhores

concursos de direito

Concursos de direito podem ajudar o bacharel em direito recém formado a se estabelecer na carreira sem precisar trabalhar na iniciativa privada.

Entretanto, pode ser difícil escolher em qual área atuar. Separamos, portanto, uma lista com os 10 melhores concursos para advogados.

12. Advogado de Prefeitura

Um ótimo concurso para advogados recém formados é o de advogado de prefeitura. Em geral, ele é menos concorrido do que outros concursos para advogados.

No entanto, isso não quer dizer que seu trabalho vai ser fácil: ele vai exigir um esforço profissional que vai te fazer aprender muito com o tempo.

O lado ruim é que esse concurso não paga tanto quanto outros concursos nessa listagem. Mas vale a pena ficar de olho nessa possibilidade.

Porém, a melhor parte é que você vai ter a possibilidade de ganhar experiência jurídica e ir estudando pra concursos maiores. É ótimo para quem está começando a estudar pra concurso.

Dessa forma, você não deveria descartar essa possibilidade. Se a prefeitura da sua cidade ou de uma cidade vizinha abrir concurso, pode valer a pena fazer!

11. Advogado de Estatal

Esse é outro concurso de advogado bem interessante que vale a pena ficar de olho! Várias estatais abrem concursos com vagas para advogados – e uma delas pode ser sua!

No entanto, a estabilidade do trabalho nas estatais não é tão grande quanto a de concursos municipais, estaduais e, principalmente, federais.

Porém, ainda assim a estabilidade é muito grande (com certeza, bem maior do que em qualquer emprego na iniciativa privada).

O lado ruim é quem nem sempre as estatais abrem concurso. Mas fique de olho nos concursos para estatais grandes que pode aparecer uma vaga com a sua cara!

10. Técnico do Ministério Público

O técnico do ministério público é um cargo de nível médio, é verdade. Mas os seus conhecimentos em direito vão te ajudar muito nessas provas.

Sendo assim, ainda que seja de nível médio, você já vai colocar seus conhecimentos de direito em prática no dia a dia de trabalho.

Além disso, com seu conhecimento prévio, você vai ter um pouco de vantagem frente aos outros concorrentes.

Vale notar que existem os ministérios públicos estaduais e o ministério público federal (MPU), e a remuneração entre os dois varia bastante.

Primeiramente, os ministérios públicos estaduais pagam menos, apesar de conferirem estabilidade também.

Por outro lado, se você quiser trabalhar nesse cargo, preste atenção pra quando abrir vaga pro MPU. Lá eles ganham mais por ser um cargo federal.

Além disso, vale a pena também aprender a chutar da maneira correta, porque isso pode te garantir uns pontinhos e te ajudar na aprovação.

9. Técnico de Tribunais

De fato, esse é outro concurso de de nível médio (ou seja, não exige faculdade de direito). Mas ele não deve sair do seu radar.

Muitos advogados em início de carreira começam por essa etapa, pois é um concurso que já começa pagando muito bem!

Além disso, a área de tribunais é muito interessante para muitos concurseiros, pois tem muitas vagas.

Assim, esse é o concurso inicial que vai te dar o dinheiro o suficiente para se estabilizar e continuar estudando para concursos que paguem mais.

Além disso, muitas pessoas podem querer ficar nesse concurso para sempre, pois saberão que tem a sua estabilidade e um vencimento justo todo mês.

O melhor de tudo é que, caso você queira ser juiz, você já vai se adaptar com o dia a dia do trabalho no poder judiciário.

8. Consultor Legislativo

O consultor legislativo não é um cargo exclusivo para formados em direito, mas a sua formação nessa faculdade vai ajudar muito no dia a dia.

Esse profissional dá suporte legislativo nas duas casas do poder legislativo em Brasília: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

De fato, o lado ruim desse concurso é que ele exige que você more no Distrito Federal para que você trabalhe nesses locais.

No entanto, o salário é bem alto e o trabalho é muito satisfatório, o que pode chamar a atenção para esse concurso.

Porém o concurso é bem difícil, então não deixe de estudar sempre! Os concursos do legislativo não são tão frequentes, então você precisa estar preparado.

7. Analista Judiciário

A partir daqui, os vencimentos começam a ficar ainda maiores e podem dar um conforto muito maior para os aprovados.

Esse concurso exige a formação em direito, sendo portanto de nível superior. Isso faz com que menos pessoas possam concorrer à vaga.

Entretanto, os seus concorrentes já estarão mais bem preparados, pois a faculdade já os deu conhecimentos prévios. Por isso, você precisa se preparar bem.

Além disso, esse é o concurso ideal pra pessoa que quer ganhar experiência como assessor de juiz e, com isso, entender como é o dia a dia desse profissional.

Por isso, pode ser muito bom passar nesse concurso caso você almeje ser juiz ou promotor algum dia.

6. Delegado de Polícia Civil

O salário de delegado da polícia civil é muito interessante, além de ser um trabalho que muitas pessoas respeitam.

No entanto, o seu salário vai variar muito dependendo do estado em que você vive. Por isso, fique de olho pra quando abrir o edital.

Além disso, a prova de delegado já é bem mais difícil, com etapa de prova oral e conhecimentos muito aprofundados de direito. Por isso, busque as melhores técnicas de estudos para se preparar.

Por isso, se esse é o seu objetivo, foque muito e se prepare, porque os outros candidatos são muito bem preparados!

5. Delegado de Polícia Federal

De fato, esse é o maior concurso dentre as carreiras policiais, com salários altíssimos, pois a polícia federal é um órgão que paga mais do que as polícias estaduais.

Além disso, você via contar com um grande respeito com a população, que sabe da importância do delegado na segurança.

Entretanto, as provas de delegado estão entre as mais difíceis do país. Por isso, você precisa se dedicar bastante e persistir no objetivo mesmo que tenha dificuldades.

Por outro lado, existe a preocupação de muitas pessoas em relação ao perigo desse trabalho.

No entanto, você tem diversos meios de aumentar sua segurança e pode, inclusive, ter uma viatura de polícia para fazer a sua segurança.

4. Defensor Público

Esse é um concurso excelente para quem é advogado. O dia a dia do defensor público consiste em atuar como advogado para aquelas pessoas que não têm condições de pagar.

Sendo assim, é um tipo de trabalho que ajuda muito aos menos favorecidos. Ou seja, você está contribuindo com uma sociedade mais justa.

Por isso, é um cargo que pode gerar muita satisfação se você trabalhar nele. Não deixe de ficar de olho!

Por mais que o salário seja um pouco menor do que os próximos concursos, esse é um concurso que você pode fazer para se aposentar tranquilamente com altos vencimentos.

3. Procurador de Justiça

O procurador de justiça também tem ganhos bem interessantes e pode ser um concurso para passar se aposentar com tranquilidade.

É interessante que existem várias carreiras de procurador: procurador-geral, procurador-geral de justiça, procurador do trabalho, procurador da república e, também, procurador estadual e municipal também.

Esse é, de fato, um dos melhores concursos que você poderia fazer. Fique atento para os editais.

Fique esperto porque a prova não é moleza: você precisa passar por prova objetiva, discursiva, avaliação prática, oral e, por fim, somatório de títulos.

2. Juiz de Direito

Esse é, talvez, um dos concursos de direito mais conhecido para quem é advogado. Todo mundo (mesmo quem não é do direito) sabe o que é um juiz e o que ele faz.

E a melhor parte é que ele possui um salário bem alto e um alto prestígio social com as pessoas, dois fatores muito interessantes.

O dia a dia desse trabalho é julgando casos de diversos tipos. Seu objetivo vai ser trazer justiça para a população.

Além disso, você pode contar com assessores para te auxiliar nas suas demandas, tornando o fluxo de trabalho muito mais organizado.

Por fim, você terá muitos benefícios interessantes que te darão uma situação muito confortável financeiramente.

1. Promotor de Justiça

Por fim, o cargo de promotor de justiça é sim o melhor dos concursos de direito, pois tem alguns aspectos muito interessantes no seu trabalho.

Primeiramente, ele também tem salários muito altos e muitos benefícios que os juízes também têm, o que é bastante interessante.

Além disso, o promotor tem mais autonomia na sua profissão, apresentando acusações sõ quando julgar que é preciso.

Por isso, esse é o melhor concurso para advogados. Mas justamente por esse motivo é um cargo bem concorrido.

O concurso é difícil, com várias etapas e exige conhecimentos muito profundos sobre os assuntos do direito. Por isso, estude bastante!

Benefícios de Concurso de Direito

Existem muitos benefícios para fazer um concurso de direito. Por exemplo:

1. Ideal para recém formados

Concursos para advogados são uma ótima oportunidade para aqueles estudantes de direito que saíram da faculdade sem nenhum tipo de perspectiva na iniciativa privada.

Claro que alguns cargos exigem um preparo maior e precisam de experiência, como os de juiz e promotor, mas alguns são mais simples de entrar.

2. Não precisa de networking

Isso é bom especialmente para os formados que não possuem uma rede de contatos e não possuem ninguém que possa indicar uma vaga.

De fato, alguns advogados vêm de famílias com gerações de tradição e que encontram boas oportunidades. Mas, para quem não tem essa oportunidade, o concurso é interessante.

3. Não importa qual universidade você fez

Muitos estudantes de direito têm medo de não achar trabalho por causa da concorrência com alunos de universidades federais, por exemplo.

Nesse caso, não faz diferença em qual faculdade você estudou: basta passar na prova e você conseguirá trabalhar.

4. Faz você ganhar experiência

Alguns concursos menos concorridos e mais simples podem ajudar a ganhar uma boa experiência profissional para te ajudar a buscar concursos maiores depois (ou se aventurar na iniciativa privada).

Por outro lado, pode ser que você queira ficar no mesmo concurso que passou pelo resto da vida – e não tem problema nenhum nisso.

5. É estável

Sem dúvidas, o que faz muitas pessoas buscarem o concurso público é a estabilidade que o cargo confere a quem é aprovado.

Entretanto, isso não quer dizer que o trabalho é fácil. Pelo contrário, são diversas responsabilidades que o bacharel em direito vai ter.

Principais Dúvidas

Separamos algumas dúvidas de nossos leitores que podem te ajudar na sua carreira de concurseiro.

Concursos de direito são concorridos?

Muitos concurseiros iniciantes se preocupam com a concorrência em seus concursos e querem saber se vale a pena.

Os concursos de direito são, em sua maioria, muito concorridos. Mas não pense tanto na concorrência: a maioria das pessoas se inscreve e não estuda direito. Foque em acertar o máximo de questões e em saber o máximo de conteúdo para o momento da sua prova.

Por isso, prepare-se com bastante afinco e faça muitas questões. O ideal é estudar mesmo sem ter o edital aberto!

Preciso ter OAB para fazer concursos de direito?

Alguns concursos precisam da carteirinha da OAB e outros não.

Se o concurso for para advogado, como advogado de prefeitura ou de alguma estatal e procurador, você precisa da carteirinha da OAB. No entanto, você não precisa para os cargos de juiz, promotor, delegado, defensor público nem analista judiciário.

Além disso, os concursos de nível médio ou que não sejam de direito obviamente não precisam desse tipo de carteirinha porque não são exclusivos de quem fez direito.

Por isso, você precisa se preparar caso queira o cargo de advogado especificamente. Não deixe pra depois e já faça a prova da OAB pra ter tudo pronto caso seja aprovado!

Na dúvida, você deve consultar o edital, porque ele tem todas essas informações sobre os requisitos para cada cargo.

Preciso ter OAB para fazer concursos de advogado?

De fato, será que o concurso de advogado exige carteirinha da OAB?

 Concursos para advogados que precisam da OAB são: procurador e advogado de prefeitura ou de alguma estatal. Por outro lado, cargos de juiz, promotor, delegado, analista judiciário e defensor público não exigem essa carteirinha.

E, é claro, se você for advogado e for prestar cursos de nível médio ou cursos para qualquer ensino superior, é óbvio que você não vai precisar da carteirinha da OAB.

Por isso, o ideal é já ter a carteirinha pra quando for fazer a prova pra um dos cargos que exigem ela.

É melhor ter a OAB antes do que ter que correr e passar de primeira caso seja aprovado no concurso.

Na dúvida, o melhor a fazer é dar uma olhadinha no edital pra ter certeza.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam