Concursos Bancários: Os 8 Melhores

concursos bancários

Navegando pelo universo dos concursos públicos, encontramos uma gama diversificada de oportunidades, especialmente no setor bancário.

Este artigo irá apresentar os 10 melhores concursos bancários, considerando fatores como remuneração, benefícios, crescimento profissional e estabilidade.

Prepare-se para descobrir qual é a melhor opção para você!

O que são concursos bancários?

Os concursos bancários são uma das principais áreas de concursos, possuindo diversas opções para concurseiros.

Concursos bancários são processos seletivos realizados por instituições financeiras, principalmente bancos públicos, para preencher vagas em diversas funções. Eles são uma excelente opção para quem busca estabilidade e boas condições de trabalho, pois normalmente oferecem salários competitivos e benefícios.

Por exemplo: planos de saúde, auxílio-alimentação e previdência complementar.

Os cargos disponíveis variam de acordo com o nível de escolaridade exigido. Para os cargos que exigem ensino médio, como o de escriturário, as funções podem abranger atividades administrativas e de atendimento ao cliente.

Já para cargos que exigem ensino superior, como analista e especialista, as atividades podem ser mais especializadas, envolvendo análise financeira, gestão de projetos, entre outros.

Os concursos bancários costumam ser bastante disputados, envolvendo provas de conhecimentos gerais, como língua portuguesa e matemática, e conhecimentos específicos da área bancária, como mercado financeiro e legislação bancária.

Existem outras áreas de concursos, como os concursos administrativos. Para saber os 11 Melhores Concursos Administrativos, clique aqui.

Quais são os Concursos Bancários?

Os concursos bancários são provas seletivas realizadas por diversas instituições públicas com o objetivo de preencher vagas em diversas funções.

Os concursos bancários recrutam profissionais para várias funções em instituições como Bancos Regionais, Secretaria do Tesouro Nacional, Banco Central, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ministério da Fazenda, Comissão de Valores Mobiliários e BNDES.

Entre os principais concursos da área bancária estão os Bancos Regionais, que incluem bancos de desenvolvimento e agências de fomento existentes em diversos estados brasileiros.

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão central do Sistema Financeiro Nacional, também realiza concursos para contratação de profissionais especializados na gestão de políticas econômicas e fiscais.

O Banco Central (Bacen) é outra instituição de grande importância que realiza concursos, procurando profissionais para atuar na implementação de políticas monetárias e na supervisão do sistema financeiro.

Concursos também são realizados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, dois dos maiores bancos públicos do país, além do Ministério da Fazenda, órgão que coordena a política econômica nacional.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também realizam concursos, com foco em profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e regulatório do país.

Uma forma de ser mais produtivo no dia a dia é com um diário pessoal. Confira aqui como escrever um diário pessoal.

8. Bancos Regionais

Os concursos de bancos regionais são opções atrativas para quem busca segurança e estabilidade financeira.

Instituições como o Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e o Banco de Brasília realizam periodicamente concursos para cargos que variam de nível médio a superior.

O cargo de Técnico Bancário, que requer nível médio, é comum nesses concursos e oferece uma remuneração competitiva, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-creche e plano de saúde.

Para quem possui nível superior, há cargos como Analista Bancário e Especialista, que oferecem salários ainda mais atrativos.

Os processos seletivos geralmente envolvem provas objetivas e discursivas, abordando conhecimentos gerais e específicos, como Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades e conhecimentos bancários. A preparação, portanto, exige estudo e dedicação.

Esses são concursos mais regionais, mas vale a pena ficar de olho nas instituições bancárias públicas próximas de você.

Ou então, se você tiver disponibilidade de se mudar, vale a pena ficar de olho também!

Se você é formado em direito, existem concursos específicos pra você. Confira os 8 Melhores Concursos para Direito clicando aqui.

7. Secretaria do Tesouro Nacional (STN)

O concurso da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é uma ótima oportunidade para quem busca uma carreira sólida e bem remunerada no serviço público.

A STN desempenha um papel fundamental na gestão das finanças públicas do país, sendo responsável pelo controle da dívida pública, execução financeira do governo federal, entre outras funções.

O cargo mais comum ofertado é o de analista de finanças e controle, que exige ensino superior em qualquer área de formação.

O processo seletivo é rigoroso e normalmente envolve provas objetivas e discursivas, abordando temas como direito constitucional, direito administrativo, economia, finanças públicas, entre outros.

Além da estabilidade, a STN oferece uma remuneração bastante atrativa, que se encontra entre as mais altas do serviço público federal

Os servidores também têm direito a benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e assistência à saúde.

Eu só deixei o concurso em último lugar porque ele costuma não ser frequente e porque geralmente não abrem muitas vagas. Mas é um ótimo concurso.

Para ajudar nos seus estudos, pode valer a pena excluir as redes sociais. Saiba aqui os benefícios de excluir as redes sociais.

6. Banco Central (Bacen)

O concurso do Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen ou BC, é uma opção altamente atrativa para quem busca uma carreira sólida e com bom retorno financeiro no setor público.

Como autoridade monetária do país, o BC desempenha um papel fundamental na economia brasileira, sendo responsável pela estabilidade do poder de compra da moeda e pelo sistema financeiro saudável.

Os cargos mais comuns disponíveis são analista, técnico e procurador, sendo exigido nível superior para os dois primeiros e formação em Direito com inscrição na OAB para o último.

O processo seletivo é bastante rigoroso e, geralmente, inclui provas objetivas e discursivas, além de avaliação de títulos para o cargo de procurador.

A remuneração do Banco Central é uma das mais altas entre os órgãos públicos, além de oferecer benefícios como plano de saúde, auxílio-alimentação e auxílio-creche.

Esse concurso também não abre sempre, mas vale a pena ficar de olho! Sem dúvida, são excelentes opções.

Quer estudar mais? Você pode através do Animedoro: conheça essa técnica de estudos aqui.

5. Caixa Econômica Federal

O concurso da Caixa Econômica Federal é uma excelente escolha para aqueles que buscam uma carreira sólida e segura no setor bancário.

A Caixa, enquanto uma instituição financeira de grande relevância e com forte presença em todo território nacional, oferece diversas oportunidades de trabalho.

Os cargos mais comuns oferecidos em concurso são os de técnico bancário, engenheiro e médico do trabalho.

O cargo de técnico bancário, que exige ensino médio, é o mais acessível e possui um amplo espectro de atuação, indo desde o atendimento ao cliente até o suporte técnico interno.

A seleção geralmente envolve provas objetivas e discursivas, abordando conteúdos como língua portuguesa, matemática, atualidades, ética, legislação específica, conhecimentos bancários, informática, entre outros, de acordo com o cargo pretendido.

Esse é um concurso que, apesar de estabilidade, exige uma certa competitividade. Você trabalha em um regime que envolve metas, comissões, etc. Mas é uma ótima opção!

Alguns concursos têm várias matérias em comum. Confira as matérias mais comuns de concursos clicando aqui.

4. Banco do Brasil

O concurso do Banco do Brasil é uma das oportunidades mais procuradas por aqueles que buscam uma carreira estável no setor bancário.

Tradicionalmente, os cargos mais comuns são o de Escriturário, que pode ter foco tanto em atividades mais comerciais quanto em tecnologia da informação.

O processo seletivo geralmente consiste em provas objetivas e redação. As questões objetivas abrangem áreas como língua portuguesa, matemática, atualidades do mercado financeiro, cultura organizacional, técnicas de vendas e conhecimentos bancários.

Além de oferecer estabilidade relativa, se comparada à iniciativa privada, o Banco do Brasil possui uma remuneração atraente, composta por salário-base e uma série de benefícios.

Por exemplo: possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica e previdência privada.

Assim como na Caixa, esse concurso exige certa competitividade, apesar de conferir a estabilidade. Seu trabalho vai exigir bater metas, ganhar comissões, etc.

Quer ser mais produtivo? É possível com um jejum de dopamina. Saiba como fazer um jejum de dopamina clicando aqui.

Quer ganhar uns pontinhos extra na prova? Clique aqui e aprenda como chutar questões em concursos e vestibulares.

3. Ministério da Fazenda

O concurso do Ministério da Fazenda é um concurso bastante visado entre os candidatos a uma carreira no serviço público federal, tanto por sua remuneração atrativa quanto pela estabilidade que oferece.

O cargo de Assistente Técnico Administrativo, que exige apenas nível médio, é uma excelente porta de entrada para quem deseja iniciar uma carreira no serviço público.

Oferece uma remuneração inicial interessante, além de benefícios como auxílio-alimentação, plano de saúde e auxílio pré-escolar.

O cargo envolve funções de suporte técnico e administrativo, proporcionando ao servidor uma ampla experiência no funcionamento da máquina pública.

Já o cargo de Analista Técnico Administrativo, que exige formação superior em qualquer área, proporciona uma remuneração mais alta e a possibilidade de exercer funções mais complexas.

Por exemplo: planejamento, supervisão, coordenação, controle, execução e avaliação de atividades técnicas. Assim como o cargo de Assistente, também oferece benefícios atrativos.

Esses concursos são bastante versáteis por causa da possibilidade de se candidatar com qualquer ensino superior (ou apenas com ensino médio).

Quer saber como progredir nos estudos? Confira aqui um resumo de “A Vida Intelectual” e estude melhor!

2. Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

O concurso da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma excelente opção para quem busca uma carreira no serviço público voltada para o setor financeiro.

A CVM tem a importante missão de fiscalizar, regular e desenvolver o mercado de valores mobiliários brasileiro, garantindo seu funcionamento eficiente e a proteção dos investidores.

Os cargos comumente oferecidos são os de analista e inspetor, ambos exigindo nível superior em áreas específicas, como Administração, Economia, Direito e Contabilidade.

O processo seletivo costuma ser rigoroso, com provas objetivas e discursivas abordando tanto conhecimentos gerais, como língua portuguesa e inglês, quanto conhecimentos específicos da área de atuação.

Além da estabilidade empregatícia, a CVM oferece remuneração atrativa e benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-educação para dependentes, assistência à saúde, entre outros.

A CVM é um órgão muito importante e ajuda a cuidar do ambiente de investimentos. Vale a pena ficar de olho nos concursos, pois possuem vagas interessantes!

Quer saber como progredir nos estudos? Confira aqui um resumo de “O Trabalho Intelectual” e estude melhor!

1. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma opção bastante atraente para quem busca uma carreira estável e bem remunerada no setor público.

O BNDES é uma das principais instituições de fomento à economia do país, com grande impacto em áreas como infraestrutura, indústria e desenvolvimento social.

Os cargos mais comuns ofertados são os de técnico administrativo, que exige ensino médio, e o de analista de planejamento, que requer ensino superior.

O processo seletivo é rigoroso, com provas objetivas e discursivas abordando diversos temas, como língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos relacionados à função desejada.

Além da estabilidade, o BNDES oferece uma remuneração bastante competitiva, com salários que estão entre os mais altos do setor público. Os servidores também têm direito a uma série de benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, plano de saúde, entre outros.

Outro ponto positivo é o ambiente de trabalho estimulante e a possibilidade de contribuir para projetos de grande importância para o desenvolvimento do Brasil.

Dessa forma, o concurso do BNDES é uma ótima opção para quem busca uma carreira desafiadora e gratificante.

Qual é o perfil do candidato a concursos bancários?

Os candidatos variam em termos de formação educacional, dependendo do cargo ao qual se candidatam.

Os candidatos aos concursos bancários tendem a ter um interesse na área financeira e em contribuir para o desenvolvimento econômico do país. Muitos são formados em áreas como administração ou economia, mas isso não é um requisito. Muitas pessoas buscam uma estabilidade financeira e espaço para crescer.

Para cargos que exigem ensino médio, como escriturário, os candidatos costumam ser indivíduos que buscam entrar no mercado de trabalho ou fazer uma transição de carreira.

Já para cargos que exigem ensino superior, como analista, os candidatos tendem a ter formação em áreas como Administração, Economia, Direito, Contabilidade, entre outras.

Além disso, habilidades como atendimento ao cliente, capacidade analítica e conhecimento em tecnologia da informação também são muito valorizadas.

Os candidatos aos concursos bancários são geralmente indivíduos que buscam estabilidade financeira, oportunidade de crescimento profissional e segurança no emprego, características marcantes de carreiras no setor bancário público.

Perguntas sobre Concursos Bancários

Veja algumas das principais perguntas a respeito dos Concursos Bancários.

Quais concursos para trabalhar em banco?

Concursos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Central e Bancos Regionais, como BANRISUL e BANESTES.

Qual é o concurso mais fácil de passar?

Depende de vários fatores, mas os concursos municipais costumam ter menos concorrência.

Qual o valor do salário de um bancário?

Varia bastante, mas geralmente está entre R$ 3.000 a R$ 6.000 para cargos iniciais.

Qual é o valor do salário de um gerente de Banco?

Varia bastante, geralmente entre R$ 6.000 a R$ 12.000.

Quanto é o salário de um técnico bancário da Caixa?

Iniciais costumam ser em torno de R$ 3.000.

Qual salário de um concursado da Caixa?

Varia de acordo com o cargo, mas gira em torno de R$ 3.000 a R$ 12.000.

Qual a idade máxima para o concurso da Caixa Econômica Federal?

Não há limite de idade para concursos da Caixa, salvo em cargos específicos.

Qual o cargo público mais bem remunerado?

Geralmente, são os cargos de alta gestão e magistratura, como juiz e desembargador.

Qual o concurso mais difícil?

Os concursos de tribunais superiores e cargos diplomáticos são notoriamente difíceis.

Qual área tem mais concursos?

A área de educação, segurança e administração costumam ter mais concursos.

Quais concursos abrem todos os anos?

INSS, IBGE e Banco do Brasil são exemplos de concursos frequentes.

O que faz o cargo de Escriturário no banco?

Realiza serviços de atendimento ao cliente, transações financeiras e suporte administrativo.

O que cai na prova de técnico Bancário?

Geralmente, Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Informática e Conhecimentos Bancários.

O que é preciso para ser um técnico Bancário?

Ensino médio completo é o requisito básico, além de aprovação em concurso público.

Quanto ganha um Gerente da Caixa Econômica Federal?

O salário varia, mas costuma ser entre R$ 6.000 e R$ 12.000.

Quais concursos para pessoas acima de 30 anos?

A maioria dos concursos públicos não tem limite de idade, salvo algumas exceções.

Quem tem o nome sujo não pode fazer concurso público?

Sim, pode. A restrição ao crédito não impede a participação em concursos.

Quem não pode participar de concurso público?

Pessoas com direitos políticos suspensos ou condenações criminais, dependendo do caso.

Qual o melhor concurso para iniciantes?

Os de nível médio, como técnico administrativo ou escriturário de bancos.

Qual é o concurso mais difícil do Brasil?

Os concursos para diplomata do Itamaraty e juiz federal estão entre os mais difíceis.

Qual o salário de um dono de cartório?

Depende da movimentação do cartório, mas pode ultrapassar R$ 20.000.

Qual é a banca mais difícil?

Muitos consideram a FCC e o Cespe/CEBRASPE como as mais desafiadoras.

Qual a banca mais difícil do Brasil?

A mesma resposta anterior, FCC e Cespe/CEBRASPE.

É fácil passar no concurso do Banco do Brasil?

Depende do preparo e dedicação do candidato, mas é um concurso de média-alta concorrência.

Qual a melhor faculdade para prestar concurso público?

Não há uma específica. O importante é ter uma formação sólida na área do concurso desejado.

Qual o melhor órgão público para se trabalhar?

Depende da área de interesse do profissional. Alguns preferem tribunais, outros órgãos executivos ou legislativos.

Quanto é o salário de um concursado?

Varia muito conforme o cargo e o órgão, pode ir de R$ 1.000 até R$ 30.000 ou mais.

Tem idade máxima para concursos?

Depende do concurso. Alguns, como os militares, têm, mas a maioria não.

É fácil passar em concurso público?

Depende da dedicação e preparação do candidato. Geralmente, exige estudo e esforço.

Qual é a idade máxima para concursos públicos?

A maioria dos concursos não tem idade máxima, salvo algumas exceções.

Qual o salário de um escriturário de Banco?

Geralmente, entre R$ 2.500 a R$ 4.000.

Qual salário de um escriturário de Banco?

A mesma resposta da anterior.

Qual o valor do salário de um escriturário?

A mesma resposta da pergunta anterior.

Qual é o concurso mais fácil de passar nível médio?

Depende, mas concursos municipais costumam ter menor concorrência.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam