Como Chutar Questões? 7 Dicas Infalíveis | ENEM, Concursos e Provas

como chutar questões

Como chutar questões da forma correta para conseguir uma pontuação melhor na sua prova? Será que é possível? Hoje vou te mostrar que sim!

De fato, chutar bem não adianta nada se você não souber nada do conteúdo… Mas pode te ajudar a conquistar uns pontinhos melhores e se dar bem. Vamos lá?

Qual é a melhor forma de chutar em prova?

Cada tipo de questão possui técnicas importantes pra conseguir chutar da forma correta, mas eu vou colocar aqui os pontos principais.

Algumas dicas essenciais pra chutar em nas provas: evite respostas que usam termos como “sempre” ou “nunca”, pois dificilmente uma regra não possui exceção. Além disso, se duas respostas são muito parecidas, provavelmente uma delas é a certa. Outra dica importante é ver se algum termo se repete em várias opções. Provavelmente uma das opções com esse termo estará correta.

Assim, tenho certeza que você fará uma prova com muito mais acertos e conseguirá sua aprovação.

Para aprender melhor, a minha sugestão é sempre estudar por livros e materiais escritos, e não focar tanto em aulas online. Se você quer saber porque ler é a melhor forma de aprender, leia nosso artigo completo clicando aqui.

Veja uma explicação de cada técnica:

1. Não marque opções com os termos “sempre” ou “nunca”

Você já ouviu falar que para toda regra, há uma exceção? Essa técnica faz uso dessa regra.

De forma geral, toda regra possui exceções (seja no português, na matemática, nas leis ou em diversos outros assuntos). Portanto, se alguma opção usa termos absolutos como “sempre”, “nunca”, “sem exceção”, “em todos os casos”, provavelmente ela estará errada.

Ou seja: você já vai poder tirar uma opção para chutar, aumentando assim as suas chances de acerto.

Afinal, é melhor chutar entre três opções do que entre quatro, não é mesmo?

Essa é uma ótima dica pra quem está começando a estudar pra concurso. Se você quer saber como começar a estudar pra concursos do jeito certo, leia o meu artigo clicando aqui.

2. Marque uma das opções parecidas

Essa dica aqui pode aumentar muito o seu número de pontos e garantir a aprovação que você tanto deseja.

É comum que examinadores coloquem duas respostas que são parecidas e que parecem corretas. Assim, as pessoas se confundem. Mas para quem vai chutar, questões assim são muito boas: há 50% de chances de acerto.

Ou seja, esse tipo de questão acaba privilegiando quem vai chutar. Você pode se aproveitar disso e descolar mais um pontinho.

Essa é uma dica muito valiosa pra quem estuda pra ENEM e vestibulares, então preste atenção! Se você quer saber como começar a estudar pro ENEM e vestibulares, leia o meu artigo completo clicando aqui.

3. Busque os termos que mais se repetem nas opções

Você sabe aquelas questões que precisa ver quais termos representam da melhor forma uma definição? Essa técnica é pra questões assim.

Existem questões quem que você deve responder dois ou três termos corretos para completar uma frase, ou acertar sobre o que o examinador está perguntando. Nesses casos, busque a opção com mais termos repetidos: essa opção provavelmente você estará certa.

Por exemplo, se uma questão coloca o termo “lápis” em 3 opções e o termo “borracha” em 2, provavelmente uma opção com esses dois termos estará correta.

Isso é ainda mais legal caso você saiba uma das respostas. Se for assim, você já pode excluir algumas opções e chutar baseando no outro termo que aparece.

Isso é muito comum em questões de direito, então preste atenção. Pra saber quais os melhores concursos pra quem fez direito, leia o meu artigo completo sobre o tema clicando aqui.

4. Cuidado com as pegadinhas

Pegadinhas são muito comuns especialmente em provas de vestibular e concurso. Portanto, fique atento!

Cada banca examinadora possui pegadinhas próprias, e muitas vezes essas pegadinhas estão no formato da pergunta. Por exemplo: “qual dessas opções está correta” e “qual dessas opções não está correta”. Muitas vezes os examinadores trocam palavras nas definições e perguntam se está certo. Fique atento a tudo que o enunciado te diz!

Sabendo as regras de cada banca, você vai entender como dominá-la e vai conseguir uma aprovação muito mais rápido.

Isso acontece na maioria das questões de concurso: seja questões de direito, de português, de matemática, etc. Para saber quais as principais matérias pra estudar pra concurso, leia o meu artigo sobre o tema clicando aqui.

5. Elimine opções numéricas muito diferentes

Em questões envolvendo matemática e ciências, existe uma técnica bem legal que pode te ajudar e que muitos desconhecem.

Se existem algumas opções parecidas e uma ou duas opções numéricas que são muito distantes, provavelmente essas opções distantes estão erradas. Os examinadores costumam colocar opções parecidas pra gerar confusão.

Ou seja: agora você poderá chutar entre duas ou três opções, ao invés de ter que chutar entre três ou quatro.

Isso já te dá uma boa folga e já te aumenta as chances de levar uns pontinhos nessa questão. Ótima notícia, não é?

Você sabia que dá pra aprender qualquer coisa de graça na internet? Inclusive matérias de exatas. Pra saber como aprender qualquer coisa de graça, leia meu artigo completo clicando aqui.

6. Conheça a banca avaliadora

De fato: se sua prova for de concurso ou vestibular, conhecer a banca avaliadora vai ajudar muito a chutar melhor.

Cada banca avaliadora tem seu estilo de cobrança e suas pegadinhas próprias. Entender como ela faz a cobrança das questões vai te ajudar muito a chutar, caso você passe por alguma questão que desconhece.

Dessa forma, você tem chances de ir bem não só no conteúdo que domina, mas também no conteúdo que ainda possui dúvidas.

Ou seja: é excelente pra te dar um bom resultado e, quem sabe, aumentar suas chances de aprovação!

Sabe qual é a parte melhor? A maioria das provas de concursos está disponível de graça na internet, então você pode aprender sobre a banca avaliadora de forma rápida e prática. Por isso que eu digo que dá pra aprender muita coisa de graça ou pagando quase nada pela internet. Pra saber como aprender qualquer coisa de graça, leia o meu artigo sobre o tema clicando aqui.

7. Escolha a letra com menos respostas

Essa é a última técnica. Você só deve usá-la depois de usar as anteriores.

No fim da prova, após ter respondido todas as questões que você sabe (e depois de ter chutado nas outras de forma inteligente), avalie qual letra foi menos marcada e marque as questões faltantes nessa letra. Essa técnica funciona porque as provas costumam ter respostas equilibradas.

Por exemplo: numa prova com 40 questões de múltipla escolha, é possível que 10 questões tenham a letra A como resposta, 10 com a letra B e assim sucessivamente.

Isso acontece porque os examinadores não querem que nenhuma pessoa que chute tudo consiga uma pontuação máxima.

Mas é claro que isso não tira a possibilidade dessa técnica não dar certo 100% das vezes. Por isso, é preciso ler com atenção, e só dá pra fazer isso lendo melhor, pegando a prática da leitura. Se você quer saber como ler de uma forma melhor e mais eficiente, leia o meu artigo sobre o tema clicando aqui.

Como acertar questões de múltipla escolha?

Existe uma série de passos que você pode cumprir pra arrebentar nas provas de múltipla escolha.

Primeiramente, elimine opções absurdas (toda questão pelo menos tem uma). Depois, elimine opções que usam termos como “sempre “ e “nunca”, pois quase toda regra tem exceções. Depois, busque opções que sejam parecidas. Dessa forma, suas chances de acertar são muito maiores.

Você deve pensar nas respostas de múltipla escolha como uma questão eliminatória: você vai eliminando as coisas mais absurdas até que sobram apenas as respostas mais realistas.

Dessa forma, sua performance em qualquer tipo de avaliação vai melhorar muito – e suas notas ficarão maiores do que nunca.

Uma forma que eu acho bastante de ir praticando questões é através do método de estudos Animedoro. Para saber como estudar melhor com o método Animedoro, leia o meu artigo clicando aqui.

Como acertar questões de verdadeiro ou falso?

Questões de verdadeiro ou falso, como as que existem nas provas de concurso da banca CESPE, possuem um desafio próprio.

Questões que usam termos absolutos como “sempre” ou “nunca” quase sempre estão erradas. Assim, você já mata uma das opções. Fique atento para pegadinhas, como “os pássaros quase nunca não voam”, que assim você saberá que a opção é falsa. A maioria das provas tem pegadinhas desse tipo.

De fato, sabendo bem sobre português as suas chances de responder melhor na prova aumentam muito mais.

Isso porque você consegue interpretar melhor os seus textos e, com isso, vê as opções absurdas que certamente estão erradas.

Algumas áreas de concursos cobram muitas questões de verdadeiro ou falso. Pra ficar de olho, é preciso saber quais as áreas de concursos e quais as principais bancas em cada um. Se você quer saber sobre todas as áreas de concursos públicos, leia o meu artigo completo clicando aqui.

Como acertar questões de somatória?

Questões de somatória podem causar muitas confusões, ainda mais porque muita gente tem problemas com matemática.

Evite questões com valores muito maiores ou menores do que a média das opções. Provavelmente, o resultado vai estar entre os valores do meio. Preste atenção caso o somatório faça uso de vírgula, porque isso pode mudar drasticamente o resultado.Veja se você somou todos os elementos que a questão te passou.

Dificilmente um examinador vai colocar uma resposta muito diferente para ser a correta, pois ele quer gerar desconfiança nas pessoas.

Além disso, algumas informações do enunciado podem ficar meio escondidas no início ou no fim, e isso faz muita gente errar. Eu mesmo já errei muito assim.

>> ARTIGO: Por que Ler Livros é a Melhor Forma de Aprender

Como chutar questões discursivas?

Muitas pessoas falam só sobre questões objetivas na hora do chute, mas também dá pra chutar nas questões discursivas.

Se você não souber a resposta de uma questão discursiva, não saia colocando um monte de informação. Você pode acabar perdendo pontos na questão se essas informações tiverem erros. Ao contrário, coloque apenas conteúdos pertinentes à questão e que podem te descolar alguns pontinhos, mesmo que não seja a pontuação máxima.

Por exemplo: se você está respondendo sobre Revolução Industrial e não souber nada, falar sobre a filosofia de Platão pode não ajudar. Mas falar sobre tecnologia e a mudança dela na sociedade pode te descolar uns pontinhos.

Só não encha linguiça. Seu professor e examinador vai notar e provavelmente não vai considerar o que você falou.

Qual letra chutar na prova?

Essa técnica de chutar baseando-se na letra pode funcionar, mas só se for feita por último.

Primeiro, responda todas as questões que você sabe. Em segundo lugar, veja qual letra você menos marcou nas opções e coloque todas as questões que faltam na letra menos escolhida. Assim, você consegue distribuir melhor os seus chutes.

Ou seja: se você marcou menos opções B durante a prova, chute tudo o que você não sabe na letra B. A maioria das provas tem as opções bem distribuídas.

De fato, isso é bem melhor do que chutar em D de Deus e C de Cristo, né? Há muito mais chances fazendo a técnica que mencionei.

Como chutar questões em concurso público?

Um concurso é aquele tipo de prova que pode mudar a vida de alguém. Nessas provas, saber chutar é fundamental.

Entenda quais pegadinhas a banca que vai aplicar sua prova costuma fazer e se prepare adiantado. Fuja de opções muito diferentes e que são absolutas (que usam termos como “nunca” ou “toda vez”). Verifique se há duas opções muito parecidas: provavelmente uma delas é a certa.

Assim, você vai conseguir mais alguns pontinhos e pode até mesmo conseguir sua tão sonhada aprovação.

Já vi muitos concurseiros que ficaram de fora do seu concurso dos sonhos por causa de questões mal chutadas. Não cometa esse erro!

>> GUIA COMPLETO: Como Começar a Estudar Sozinho para Concursos Públicos: 8 Passos

Como chutar questões no ENEM?

O ENEM pode enrolar muito nas questões, e isso confunde muitos alunos. Veja como evitar isso e chutar de maneira certeira.

Se for chutar, leia todo o enunciado. Muitas vezes, eles são desnecessários, mas nesse caso eles podem dar informações relevantes. Elimine opções absurdas (o ENEM sempre coloca 1 ou 2 opções absurdas) e veja se há muitas opções parecidas. Provavelmente a resposta é uma dessas opções parecidas.

O ENEM é a prova que define a carreira profissional de muitas pessoas, e fico surpreso de muita gente não saber chutar nessa prova.

Isso é mais surpreendente se você pensar que é uma prova gigantesca e que ela pode definir o futuro da sua carreira.

>> GUIA COMPLETO: Como Começar a Estudar para o ENEM Sozinho: 9 passos.

Como chutar questões em vestibular?

Existem muitos vestibulares por todo o Brasil e cada um tem suas regras. Mas veja abaixo algumas dicas que podem funcionar pra todos.

Entenda como funciona a banca do seu vestibular, porque cada prova tem suas especificidades e suas pegadinhas. Elimine as opções absurdas de sua questão e preste atenção se há duas ou três opções parecidas. Uma dessas opções parecidas provavelmente é a correta.

Cada vez mais, os vestibulares têm sido trocados pelo ENEM, mas ainda existem muitos que são diferentes e que devem ser entendidos.

Dessa forma, você pode conseguir passar bem para a sua faculdade e conquistar sua carreira dos sonhos.

Como chutar na prova de matemática?

Questões de matemática podem trazer muita confusão à prova, pois muitos têm problema com essa matéria.

Evite questões com valores muito menores ou maiores do que as outras opções. Possivelmente o resultado estará em um valor intermediário. Cuidado com questões com casas decimais, pois elas podem causar confusão. E veja se você usou todos os dados disponíveis na questão.

Valores muito diferentes são suspeitos, pois geralmente o examinador coloca 2 ou 3 opções parecidas pra te deixar confuso.

Por fim, algumas informações que estão no enunciado podem ser esquecidas pelos leitores. Por isso, fique atento!

Como chutar na prova de português?

De fato, uma prova de português tem muitas pegadinhas e pode te fazer perder pontos. Veja como evitar isso com as dicas que vou te dar aqui.

Sabendo interpretar bem o texto, você conseguirá entender bem as opções e conseguirá tirar as mais erradas. Depois, preste atenção nos detalhes das questões parecidas e provavelmente você verá a que está mais certa. E cuidado com pegadinhas, pois elas são muito comuns em provas de português.

Você não precisa ser um gênio da gramática, mas saber interpretar bem e escrever de uma forma razoável te ajudarão nessas provas.

Além disso, saber português ajuda em todas as outras áreas da sua vida, seja profissional ou não.

Como chutar questões com leis?

Questões com lei, em geral, são questões de concurso ou da prova da OAB. Nesses casos, cada pontinho vale muito!

Saiba as particularidades da banca que está aplicando a prova, assim você vai saber quais as pegadinhas que ela coloca. Fique atento pra trechos da lei que foram modificados no enunciado, pois assim você pode acabar chutando em outra questão.

Questões com leis podem ser muito confusas, pois possuem muitos detalhes e são muitas. Mas essas dicas já podem te ajudar.

O mais importante, é claro, estudar as leis. Assim você chuta da melhor forma possível.

Como se concentrar numa prova?

Pode ser difícil se concentrar numa prova, especialmente se for uma prova de vestibular ou da OAB, que são muito importantes.

Evite alimentos que te fazem sentir mal: faça um café da manhã ou almoço leve antes da prova, e leve comidas leves (água, frutas, etc.). Faça pausas periódicas durante a prova e saia para se alongar ou ir no banheiro. Não fique se comparando com outras pessoas que acabaram a prova antes ou que parecem seguras: elas também têm dificuldades.

Essas são dicas que muitas pessoas deixam de lado e que impedem que elas se deem bem nas avaliações.

Lembre-se: provas não são só sobre dominar o conteúdo. Você também precisa ter um preparo psicológico pra lidar com elas.

Meditação antes de uma prova

Meditar antes da prova pode ser bom pra te deixar mais calmo e em paz consigo mesmo nesse período tão difícil.

Existem várias técnicas de meditação, mas, em geral, elas consistem no controle da sua respiração, na concentração da sua mente no momento presente e na capacidade de te fazer se sentir bem. Busque a que é melhor pra você.

Separei uma técnica de meditação muito legal que eu vi no YouTube da Fernanda Yoga. Dá uma olhada:

Como ir bem em uma prova de última hora?

Descobriu que tem uma prova em 1 ou 2 dias, mas nem lembrava? Existem algumas dicas que podem te ajudar, mas elas não fazem milagre.

Procure com algum colega nerd seu um resumo sobre o conteúdo. Ou então procure algum vídeo que saiba resumir o conteúdo. Assim, você aprende algo sobre a matéria e não chega na prova zerado. Saiba chutar de forma inteligente, marcando opções que não sejam absurdas e que façam sentido pra prova.

Isso vai garantir uma nota boa? Não. Mas é melhor do que dar um tiro no escuro e tirar 0. É uma boa forma para aprender a como chutar questões.

Assim, você pode se preparar de verdade pra próxima prova e ir bem, de fato.

Como ir bem numa prova que você não sabe nada?

Então você não estudou e quer saber como pode, mesmo assim, descolar uns pontinhos? Vamos lá.

Primeiramente, saiba chutar corretamente: evite respostas absurdas e respostas que usam palavras como “sempre” ou “nunca”. Se tiver alguma questão discursiva, evite enrolar muito e coloque alguma informação relevante pra questão, mesmo se você não souber a resposta.

Não dá pra fazer milagre, mas pelo menos você vai conseguir uns pontinhos e vai estar mais bem preparado pra próxima prova.

Espero que eu tenha te ajudado com esse guia completa sobre chute em provas! Salve pra poder consultar sempre que quiser 😉

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam