Cristianismo Puro e Simples: Resumo do Livro, 11 Principais Lições e Resenha

cristianismo puro e simples

Título

Cristianismo Puro e Simples

Autor

C. S. Lewis

Editora

Thomas Nelson Brasil

Ano

2017

Páginas

288

Nota

★★★★★ (5 estrelas)

Link de Compra

Compre clicando aqui

Cristianismo Puro e Simples é o livro de não-ficção mais famoso de C. S. Lewis, no qual ele apresenta as bases da fé cristã com uma linguagem 100% atual. Você pode comprá-lo clicando aqui.

Quem é o autor de Cristianismo Puro e Simples?

O autor de Cristianismo Puro e Simples é C. S. Lewis, escritor, professor universitário e teólogo. Lewis é famoso por escrever diversas obras cristãs, bem como o clássico literário “As Crônicas de Nárnia”.

O autor possui vários outros trabalhos, e os principais deles foram compilados em um volume único aqui no Brasil (confira um resumo de todas as obras clicando aqui!)

Qual é o resumo de Cristianismo Puro e Simples?

No livro, C. S. Lewis nos explica o básico da fé cristã: a de que os cristãos creem em Jesus como Deus, e não como um profeta, e que ser cristão é buscar a melhoria continua, sendo algo bem mais difícil do que parece.

Além disso, ele ensina valores importantes dos cristãos, como o fato da verdade ser objetiva, e não uma mera questão de opinião.

Lewis também fala da nossa visão deturpada do amor e do sexo: a paixão é algo que passa e dá origem a algo muito mais profundo, o amor de caridade, que vai além da satisfação sexual e do sentimento.

Por fim, o autor ensina pontos importantes sobre a vivência prática da fé, como a dificuldade de superar períodos em que sua fé está abalada e sobre a necessidade de moderar seus hábitos.

Quais são as principais lições de Cristianismo Puro e Simples?

As principais lições de Cristianismo Puro e Simples são:

1.  Não estimule a divisão entre os cristãos

No livro, Lewis  diz que só está escrevendo para defender o cristianismo, ou seja: apenas o núcleo do religião as crenças comuns a todos denominações.

Além disso,  também ele diz que as divisões dentro do cristianismo nunca devem ser discutido para não-cristãos, devendo ficar apenas nos círculos cristãos.

De fato: segundo ele, isso vai apenas afastar os incrédulos da fé.

Assim, discussões como vestimentas, álcool ou doutrinas devem ser mantidas apenas entre cristãos.

2. A verdade objetiva existe

Lewis argumenta que existe no ser humano uma concepção sobre o certo e o errado. Ou seja: de que temos um senso de justiça embutido.

Assim, C. S. Lewis afirma que só Deus poderia ter inserido esse senso moral em todos nós. Um livro que explica isso muito bem é “A Presença Ignorada de Deus”, de Viktor Frankl (leia um resumo do livro clicando aqui).

3. A expiação é necessária

O autor faz referência à expiação do cristão: todo fiel precisa expiar os seus pecados.

Apesar de possuir diversas teorias nas mais variadas denominações cristãs, sempre há o conceito de expiação presente.

4. Todo cristão precisa de temperança

O autor traz o conceito da temperança. Embora muitas vezes as pessoas tendam a limiar à temperança ao controle de bebida e sexo, ela deve estar presente em todas as áreas de nossa vida.

Ou seja: precisamos pensar no uso moderado de todas as coisas. Assim, há um propósito para o álcool, o tabaco e outras substâncias.

Dessa forma, elas estão organizadas na existência e, para viver a vida cristã publicamente, nós mesmos devemos seguir os ensinamentos de Cristo em nossas vidas pessoais. Você pode aprender mais sobre essa lição comprando o livro clicando aqui.

5. O livre-arbítrio existe

Lewis pensa que é a sucessão de escolhas livres que nos fazem criaturas do céu ou do inferno, e não a eleição de Deus.

6. Precisamos colocar a sexualidade no seu devido lugar

Ao discutir a imoralidade sexual, o autor diz também que o casamento é a fidelidade completa.

Assim, isso é oposto ao nosso instinto sexual, que está totalmente depravado hoje e quer o prazer a todo custo.

As pessoas agem com desejo sexual em excesso – tanto que muitos só pensam misso, especialmente na nossa época atual.

7. Amor e paixão são coisas diferentes

Lewis nos diz que a justificativa de que o sexo não é tão ruim não deve ser desculpa para as pessoas dizerem que não estão mais apaixonadas, pois o amor não é apenas uma emoção.

De fato: a promessa do casamento envolve muito mais coisas, e é através dele que o amor persevera após a emoção da paixão apagar, de forma que a paixão é apenas o empurrão inicial.

Em seguida, a paixão esfriará e dará origem a algo melhor e mais maduro: o  tipo de amor dentro do casamento cristão. Lewis também tem um outro livro muito bom que fala sobre o amor: se chama Os 4 Amores (leia um resumo do livro clicando aqui).

8. O orgulho é o pior pecado

O autor diz que o grande pecado da humanidade é o orgulho. O orgulho é o pior vício, uma vez que é inerentemente anti Deus.

De fato: por causa do orgulho, o homem deseja ascender e poder acima de qualquer outro.

Assim, Deus odeia orgulho – não porque isso fere seu próprio orgulho, mas fere o

verdade que afirma que Deus está acima do homem.

9. A fé é a arma do Cristão

Lewis fala muito sobre a fé: não é preciso ser elogiado por aceitar evidências, mas é preciso força para lutar contra os momentos em que nos sentimos tentados a abandonar a nossa fé.  Essa fé é desenvolvida pela vida de oração.

Para saber mais de uma forma aprofundada, vale a pena ler Cristianismo Puro e Simples. Clique aqui e compre o livro através da Amazon.

10. O cristianismo é difícil

De fato: o objetivo do Cristianismo é a transformação de nosso ser.  É verdade que Cristo pede que carreguemos nossa cruz, mas ele promete que o jugo será leve.

Assim, a igreja, com atividades e missões sociais, são muitas vezes vistos como um fim em si mesmo, mas na verdade é o único meio para o objetivo principal: a transformação da natureza humana.

Outra obra que, ainda que seja menos conhecida, fala muito bem disso é o livro de Schumacher chamado “Um Guia para os Perplexos” (leia uma resenha do livro clicando aqui).

11. Cristo é Deus, não um filósofo

Por fim, Lewis nos diz que muitos aceitam Cristo como um grande pensador ou filósofo, mas ele afirma diversas vezes nos Evangelhos que é o Filho de Deus.

Sendo assim, se ele não o for, ou ele seria um lunático ou o diabo. Por isso, a visão de Cristo como um pensador não é nem um pouco realista.

Qual é a resenha de Cristianismo Puro e Simples?

O livro possui linguagem totalmente atual e consegue apresentar conceitos complexos mesmos para aqueles sem nenhuma formação teológica.

Além disso, os ensinamentos do livro são válidos para toda denominação cristã, pois ele foi feito pra ser a obra mais abrangente possível (sem que perca os princípios da fé).

Portanto, a leitura do livro é obrigatória para todos os cristãos e para todos aqueles que têm interesse nesse tema.

Quais são os pontos negativos de Cristianismo Puro e Simples?

Em alguns momentos, pode ser necessário reler algumas partes mais teológicas. Mas não é nada que deixe a leitura impossível.

Quais são os pontos positivos de Cristianismo Puro e Simples?

O livro tem uma linguagem atual e muito prática, sendo acessível para leitores de todos os tipos.

Além disso, é um livro abrangente, voltado para todos os cristãos. O livro mostra muitos argumentos que podem interessar leitores ateus ou agnósticos.

Sendo assim, é uma excelente obra introdutória sobre a fé cristã.

Vale a pena ler Cristianismo Puro e Simples?

Sim, vale a pena. O livro é direto ao ponto e possui ensinamentos valiosos para cristãos e para não-cristãos.

Se você tem interesse em ler Cristianismo Puro e Simples, confira o preço do livro na Amazon clicando aqui.

E se você comprar o livro através desse link, você ajuda a manter o meu trabalho de pé.

Obrigado pela preferência.

Vítor Costa

Doutor em Química pela UFRJ. Copywriter e redator de conteúdo especializado em finanças e negócios. Dono da Casa do Estudo e do Podcast do Vítor. Amante de filosofia, literatura e psicologia.

Leitores também gostam